Quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 07h57
ESTAMOS MUITO LONGE DO FIM
DAS TRAGÉDIAS NO TRÂNSITO
E a carnificina do trânsito brasileiro continuou nestes feriadões de Natal e fim de ano. Nada menos que 455 brasileiros morreram em colisões, capotagens, atropelamentos. Nove vítimas são de Rondônia, quatro delas que perderam a vida na Capital ou distritos e outras cinco – todas da mesma família de Vilhena - numa violenta colisão no Mato Grosso. Não adiantam as campanhas, a fiscalização mais rígida contra quem bebe e dirige, os pedidos de socorro das autoridades e os de clemência das centenas de famílias que perdem seus entes queridos. Nada faz efeito. As péssimas condições das estradas, aliadas aos péssimos motoristas e ainda a uma horda de irresponsáveis que sai às ruas para matar ou morrer, deixam claro que estamos a anos-luz de uma melhoria nos números de acidentes mortes nas ruas das nossas cidades e nas nossas rodovias estaduais e federais. E nos últimos tempos temos ainda outro agravante: impressiona o número de motos nas ruas e estradas, algumas delas pilotadas por kamikazes que as usam como armas mortais. Contra eles e contra os outros.
Quase 50 mil testes do bafômetro foram feitos nas festas de final de ano, país afora. Mesmo assim, o número de motoristas circulando no trânsito depois de enchera cara não diminui como deveria. E há os que – como um taxista flagrado no Ano Novo, em Guajará-Mirim, por um grupo de visitantes de Porto Velho – circulam com seus carros ainda com latinhas e garrafas de cerveja na boca. Ou seja: as tragédias estão muito longe de acabar.
RECORDE
Abriram ontem as inscrições para as 50 vagas de auditor fiscal do Estado. Salário de até 15 mil reais. Uma pequena multidão já se habilitou para participar do concurso público, que terá provas só em março. Espera-se um recorde de inscritos por vaga. A grana é das melhores e tem gente que não acaba mais sonhando com o posto.
OTIMISMO
Tácito Pereira, o presidente do PT de Porto Velho, anda serelepe. Diz que a pré-candidatura de Eduardo Valverde ao governo já está de um tamanho acima do esperado, porque recém lançada. Há otimismo entre os petistas sobre a disputa pelo Palácio Presidente Vargas.
MAIS TORÓS
Já o prefeito Roberto Sobrinho, que deixou a candidatura para o governo para cumprir todo o seu mandato à frente da administração da Capital, começou o ano com muitos desafios pela frente. Só as chuvaradas que vieram com o ano novo e que inundaram vários pontos da Capital já deixou Sobrinho e sua equipe em alerta. E o pior é que a previsão é de mais chuvas pesadas.
TUDO COMO DANTES...
Dinheiro na meia e na cueca, corruptos que continuam no poder e ainda dão as cartas, safadezas sem fim com dinheiro público sem punição; ONGs fajutas mamando nas tetas dos cofres federais sem qualquer contrapartida, bandidos que são soltos, leis que só valem para alguns: o ano mudou mas, infelizmente, essas coisas não.
VERDADE ATUAL
Por tudo isso, a frase é antiguíssima mas parece que foi escrita hoje de manhã: “de tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." É de Ruy Barbosa.
NADA DE VIAGEM
Ano eleitoral é assim: não se ouve falar que os políticos programaram viagens de férias, que vão sair do Estado, que ficam fora do ar durante algumas semanas. Todos querem ficar por aqui e correr atrás do eleitor desde agora. Ninguém imagina sair e deixar o caminho livre para o adversário...
SEM CARTEIRAÇO
Paciente, sem mostrar irritação, o deputado Euclides Maciel sofreu longo tempo na imensa fila que se formou logo após o final de semana de ano novo na agência Esplanada do Banco do Brasil. Maciel agüentou firme mas certamente viu o sofrimento dos que precisam usar caixas eletrônicos que às vezes funcionam, às vezes não. E levará, sem dúvida, o problema para ser discutido na Assembléia.
A OUTRA VAGA
Quem será o companheiro de Cassol, o segundo nome para a disputa das duas vagas ao Senado? Por enquanto, pelo que se ouve, o mais cotado é ainda o líder do governo na Assembléia, deputado Tiuziu Jidalias. Mas nem ele nem o governador confirmam. Falam que é muito cedo para definições.
OS 10% DE CHANCE
O prefeito José Bianco teria afirmado em entrevista a uma emissora de rádio que as chances de ficar até o final do mandato na Prefeitura de Ji-Paraná, hoje, são de 90%. E que ele só deixaria a administração municipal para disputar o governo. Então, que fique claro: Bianco ainda não se decidiu.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do
USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?
Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do
Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol
Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita