Quinta-feira, 7 de maio de 2009 - 05h28
É A CHANCE DE DAR UM BASTA
ÀS LEIS QUE PROTEGEM O CRIME
Durante dois dias – hoje e amanhã – a sociedade porto-velhense e de comunidades próximas poderá participar ativamente de discussões sobre um dos mais graves problemas que assola nosso país: a segurança pública. A Conferência Estadual, que começa em Porto Velho, na Ulbra, e depois será realizada em Ji-Paraná e Vilhena, será uma oportunidade rara para que a sociedade diga não ao atual sistema legal que protege, incentiva e abriga os criminosos e que coloca as pessoas de bem trancadas dentro de suas casas, cercadas de grades. As conferências estaduais pretendem ouvir as comunidades sobre soluções para as questões da segurança pública. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de informação e que esteja sofrendo por todos os brasileiros reféns do crime sabe, hoje, que não adiantará nenhum projeto de segurança que não passe por uma profunda e radical mudança nas leis, transformando-as na base e as invertendo, colocando os bandidos na condição de bandidos e as pessoas de bem como gente de bem. A atual inversão de valores, onde o criminoso é protegido, se mantida, continuará sendo um pesadelo sem fim para os brasileiros que lutam, trabalham, sofrem e que ainda vivem nas mãos do crime. Se a população não aproveitar essa rica oportunidade, certamente não terá outra.
DESISTIRAM?
São mais de 6.800 rondonienses que não se habilitaram a votar e perderam seus títulos eleitorais, segundo o TRE. Simplesmente não compareceram à Justiça Eleitoral e estão fora da relação dos eleitores. O que será que aconteceu? Será que essa gente toda desistiu de votar e não acredita mais em ninguém? Tomara que não.
BAIXO ASTRAL
Enquanto as obras da hidrelétrica de Santo Antonio vão de vento em popa, as de Jirau estão cada vez mais problemáticas. Andando sempre envolvida com problemas judiciais, agora é o Ministério Público – tanto o federal quanto o de Rondônia – que querem que Jirau pare de novo. É muito problema para uma obra só.
NA MÍDIA
Normalmente refratário a entrevistas individuais, já que sempre procura que o parlamento como um todo seja valorizado, o deputado Neodi Carlos, presidente da ALE, começa a conversar mais de perto com jornalistas. Ele é um dos nomes que têm sido cotados com mais freqüência para concorrer ao governo em 2010.
NA TRILHA
Enquanto isso, o vice-governador João Cahulla continua na trilha. Nos finais de semana, tem percorrido o Estado levando obras, benefícios, sementes para produtores e ouvido a população. É o nome preferido de Cassol para sucedê-lo no ano que vem.
PARAÍBA
Todos que aqui estão adotaram e foram adotados por Rondônia. Mas poucos se esquecem de suas raízes. Neste final de semana, por exemplo, o deputado estadual Ribamar Araújo esteve em Rio Crespo. Foi tratar do seu trabalho de parlamentar mas teve uma missão especial: reunir-se com seus conterrâneos da Paraíba que vivem naquela cidade e proximidades.
PEDIDO
Ribamar também tratou de ouvir reivindicações da prefeita Ediane Moreira, de vereadores e lideranças da cidade. Um dos principais pedidos de todos foi a conclusão dos banheiros e iluminação da quadra da Escola Francisco Mignoni. Ribamar já está em contato com a Seduc para tentar ajudar na solução do problema.
AMADORISMO
O caso da mulher e da filha que vieram da Espanha com suspeita de febre suína foi tratado com amadorismo pelas autoridades sanitárias de Brasília. Mesmo que a criança não tenha contraído a doença, faltou avisar não só a equipe de bordo do vôo que as trouxe a Porto Velho como os demais passageiros. Quase dá um rolo dos grandes. Só por falta de informação. Ou competência, como queiram.
JULIANA PAES
Um petista ficou impressionado não só com os muitos elogios recebidos pelas obras do Parque da Cidade e do Teatro Banzeiros, recém inaugurados como com algumas poucas críticas. Bem humorado, disse que as críticas “vêm de gente que é capaz de achar defeito até na Juliana Paes”...
ULTIMATO
As mulheres de policiais militares e bombeiros, que fizeram uma assembléia com pequena presença, deram ultimado ao governo até esta quinta-feira, caso contrário ameaçam partir para o confronto de novo. A tática não vai funcionar. Quem conhece o governador Cassol sabe que ele não aceita pressão. E muito menos ultimato. Vai dar xabú...
MÁ VONTADE
A questão da reserva ambiental do Bom Futuro, onde mais de cinco mil famílias estão ameaçadas de serem jogadas na rua por decisão do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, continua perigosa. Há uma clara má vontade do governo federal de resolver o problema com negociação e bom senso. Minc está aplicando a ditadura das ONGs para impor suas vontades.
Fonte: Sergi Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno