Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/03/09



Primeira Mão - 08/03/09 - Gente de Opinião

UMA NOVA LETRA PARA O
SAMBA DO CRIOULO DOIDO

Fernando Collor de Mello (foto) volta ao poder e se torna figura de proa no Senado pelas mãos de José Sarney e do presidente Lula. O MST avisa que não aceita a decisão do TSE de cassar o governador Jackson Lago, do Maranhão e vai resistir até na força das armas, caso queiram tirá-lo do Palácio. O STF decidiu que os bandidões foragidos têm todo o direito (como se fossem cidadãos de bem) mesmo que foragidos, de recorrer de decisões judiciais que mandaram prendê-los. O ex-subsecretário de segurança de São Paulo recebia dinheiro grosso para determinar à volta à corporação, de policiais que haviam sido expulsos por corrupção e crimes. A Igreja Católica excomunga médicos que salvaram a vida de uma menina de nove anos, grávida porque foi estuprada. O presidente Lula (quem diria?) finalmente vem a Porto Velho. Enquanto todos os países do mundo capitalista baixam suas taxas de juros para enfrentar a crise, o Brasil mantêm os juros mais altos do mundo, mesmo contra a vontade de seu Presidente da República, do Vice-Presidente, dos congressistas, empresários e da população. E isso são apenas alguns exemplos. Não está aí uma nova letra para a famosa música do “Samba do Crioulo Doido?”. Nada disso. Isso aí é o Brasil !

 

PRIMEIRA VEZ

Se não houver mudança de última hora, Porto Velho vai finalmente receber a visita do Presidente Lula. Será a primeira vez que ele virá à Capital rondoniense desde que assumiu o poder. O próprio Lula confirmou ao prefeito Roberto Sobrinho sua visita, que incluirá vistoria às obras das duas hidrelétricas do rio Madeira e da duplicação da BR 364.

 

OBAMA NO CAMINHO

Há ainda um detalhe importante que pode mexer na agenda presidencial, embora toda a sua programação em Porto Velho já esteja quase pronta. A antecipação do encontro com o presidente americano Barak Obama para este sábado, em Washington, pode ser tornar um empecilho à vinda de Lula. Afora isso, tudo está certo.

 

ÚLTIMOS DETALHES

O próprio presidente Lula convocou o prefeito Roberto Sobrinho para estar nesta segunda-feira em Brasília. Sobrinho se encontrará com Lula e com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para ajustar os últimos detalhes da viagem presidencial e da agenda a ser cumprida.

 

DENTRO E FORA

Na comitiva que acompanhará Lula a Porto Velho, por enquanto o único convidado local que divulgou o convite foi o senador Valdir Raupp, líder da maioria no Senado. A petista Fátima Cleide, pelo menos até ontem, havia sido deixada fora da comitiva oficial.

 

VAI ATENDER?

O coordenador da bancada federal, deputado Eduardo Valverde, tenta organizar um encontro do Presidente com deputados e senadores rondonienses. O deputado federal Lindomar Garçon também quer a reunião. O principal tema que seria tratado relaciona-se com a PEC da Transposição dos servidores do ex-Território Federal.

 

PODE MUDAR

Pelo menos até agora, não está previsto espaço na agenda presidencial para esse encontro com a classe política rondoniense. Mas tudo pode mudar já nessa segunda, quando será fechada definitivamente a relação de compromissos de Lula em Porto Velho.

 

FOTO PARA 2010

Praticamente todos são candidatos à reeleição e, com exceção de dois – Moreira Mendes e Amorim, na oposição do governo, os demais parlamentares rondonienses fazem parte da base aliada ao governo. E vão querer tirar sua “casquinha” na alta popularidade de Lula. Fotos com o Presidente poderão ajudar na eleição de 2010.

 

AMIGO DE ANOS

Em Porto Velho, entre tantos amigos antigos, Lula certamente vai dar uma atenção especial a um deles, que há mais de três décadas é ligado ao PT e ao hoje Presidente da República. Trata-se de Odair Cordeiro, um dos mais antigos companheiros de Lula.

 

PERTO E LONGE

Como ficarão governistas e opositores nos encontros com o Presidente? O governador Cassol, por exemplo, elogia o Presidente e (muito) a ministra Dilma Roussef. Mas não quer nem ficar perto de Fátima Cleide, sua grande adversária. Certamente Cassol e todos os demais políticos terão que ter muito jogo de cintura durante a visita presidencial.

 

NO COMANDO

A agenda de Lula em Porto Velho estará sendo fechada hoje em Brasília, junto com o prefeito Sobrinho. Mas aqui na Capital, a responsabilidade maior de coordenar tudo durante a visita presidencial será de uma mulher. Trata-se da chefe de Gabinete da Prefeitura, Miriam Saldaña.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yhaoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)