Domingo, 8 de março de 2009 - 07h50
UMA NOVA LETRA PARA O
SAMBA DO CRIOULO DOIDO
Fernando Collor de Mello (foto) volta ao poder e se torna figura de proa no Senado pelas mãos de José Sarney e do presidente Lula. O MST avisa que não aceita a decisão do TSE de cassar o governador Jackson Lago, do Maranhão e vai resistir até na força das armas, caso queiram tirá-lo do Palácio. O STF decidiu que os bandidões foragidos têm todo o direito (como se fossem cidadãos de bem) mesmo que foragidos, de recorrer de decisões judiciais que mandaram prendê-los. O ex-subsecretário de segurança de São Paulo recebia dinheiro grosso para determinar à volta à corporação, de policiais que haviam sido expulsos por corrupção e crimes. A Igreja Católica excomunga médicos que salvaram a vida de uma menina de nove anos, grávida porque foi estuprada. O presidente Lula (quem diria?) finalmente vem a Porto Velho. Enquanto todos os países do mundo capitalista baixam suas taxas de juros para enfrentar a crise, o Brasil mantêm os juros mais altos do mundo, mesmo contra a vontade de seu Presidente da República, do Vice-Presidente, dos congressistas, empresários e da população. E isso são apenas alguns exemplos. Não está aí uma nova letra para a famosa música do “Samba do Crioulo Doido?”. Nada disso. Isso aí é o Brasil !
PRIMEIRA VEZ
Se não houver mudança de última hora, Porto Velho vai finalmente receber a visita do Presidente Lula. Será a primeira vez que ele virá à Capital rondoniense desde que assumiu o poder. O próprio Lula confirmou ao prefeito Roberto Sobrinho sua visita, que incluirá vistoria às obras das duas hidrelétricas do rio Madeira e da duplicação da BR 364.
OBAMA NO CAMINHO
Há ainda um detalhe importante que pode mexer na agenda presidencial, embora toda a sua programação em Porto Velho já esteja quase pronta. A antecipação do encontro com o presidente americano Barak Obama para este sábado, em Washington, pode ser tornar um empecilho à vinda de Lula. Afora isso, tudo está certo.
ÚLTIMOS DETALHES
O próprio presidente Lula convocou o prefeito Roberto Sobrinho para estar nesta segunda-feira em Brasília. Sobrinho se encontrará com Lula e com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para ajustar os últimos detalhes da viagem presidencial e da agenda a ser cumprida.
DENTRO E FORA
Na comitiva que acompanhará Lula a Porto Velho, por enquanto o único convidado local que divulgou o convite foi o senador Valdir Raupp, líder da maioria no Senado. A petista Fátima Cleide, pelo menos até ontem, havia sido deixada fora da comitiva oficial.
VAI ATENDER?
O coordenador da bancada federal, deputado Eduardo Valverde, tenta organizar um encontro do Presidente com deputados e senadores rondonienses. O deputado federal Lindomar Garçon também quer a reunião. O principal tema que seria tratado relaciona-se com a PEC da Transposição dos servidores do ex-Território Federal.
PODE MUDAR
Pelo menos até agora, não está previsto espaço na agenda presidencial para esse encontro com a classe política rondoniense. Mas tudo pode mudar já nessa segunda, quando será fechada definitivamente a relação de compromissos de Lula em Porto Velho.
FOTO PARA 2010
Praticamente todos são candidatos à reeleição e, com exceção de dois – Moreira Mendes e Amorim, na oposição do governo, os demais parlamentares rondonienses fazem parte da base aliada ao governo. E vão querer tirar sua “casquinha” na alta popularidade de Lula. Fotos com o Presidente poderão ajudar na eleição de 2010.
AMIGO DE ANOS
Em Porto Velho, entre tantos amigos antigos, Lula certamente vai dar uma atenção especial a um deles, que há mais de três décadas é ligado ao PT e ao hoje Presidente da República. Trata-se de Odair Cordeiro, um dos mais antigos companheiros de Lula.
PERTO E LONGE
Como ficarão governistas e opositores nos encontros com o Presidente? O governador Cassol, por exemplo, elogia o Presidente e (muito) a ministra Dilma Roussef. Mas não quer nem ficar perto de Fátima Cleide, sua grande adversária. Certamente Cassol e todos os demais políticos terão que ter muito jogo de cintura durante a visita presidencial.
NO COMANDO
A agenda de Lula em Porto Velho estará sendo fechada hoje em Brasília, junto com o prefeito Sobrinho. Mas aqui na Capital, a responsabilidade maior de coordenar tudo durante a visita presidencial será de uma mulher. Trata-se da chefe de Gabinete da Prefeitura, Miriam Saldaña.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yhaoo.com.br
Elias Rezende, parceiro de primeira hora, é nomeado por Marcos Rocha seu novo chefe da Casa Civil
Ele foi motorista. Lutava até para conseguir até gasolina, porque não havia recursos para os deslocamentos. Foi animador de palanque. Arriscou-se at
A história ocorreu há mais de dez anos, mas emociona cada vez que ela é contada. Uma mulher de Ji-Paraná, desenganada pelos médicos (um d
Finalmente os rondonienses terão oportunidade real de serem ouvidos sobre o projeto de duplicação de apenas 113 quilômetros da BRF 364; ob
Era bom demais pra ser verdade! Toda a verborragia fantasiada de coragem, trazida pelo novo presidente da Câmara Federal, o deputado feder