Quarta-feira, 8 de abril de 2009 - 06h10
A CRISE ECONÔMICA E AS
ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM
Os ânimos vão começar a se exaltar, a partir de agora. Num contexto de crise, a eleição de 2010 pode ser um momento de cisão exatamente na hora em que as forças políticas, empresariais e as lideranças de todos os naipes deveriam estar mais unidas que nunca para enfrentar o que vem por aí. Tanto em nível nacional como em Rondônia, a campanha já começa a tomar espaços e a concorrência político-partidária tende a se acirrar. O PT e seus aliados já definiram Dilma Roussef como a candidata governista e o principal partido de oposição, o PSDB, virá de José Serra. No Estado, o grupo e os aliados do governador Ivo Cassol vão enfrentar o do PT, com seus agregados. O rastilho da pólvora começa a se espalhar, porque em 2010 teremos uma campanha duríssima, com ataques e contra-ataques, enquanto a questão econômica, que deveria ser prioridade total para o país, dará lugar ao embate nas urnas. Uma eleição, quase sempre saudável para a democracia, pode ser muito negativa para o Brasil como um todo, porque dividirá as suas forças na hora em que elas precisariam estar mais unidas que nunca. O futuro é obviamente imprevisível mas a tendência é que a crise internacional que atinge o Brasil pode piorar com o racha que as disputas eleitorais trarão. Esse é o quadro que se pode antever.
GRANA PRETA
Procuradores da Prefeitura de Porto Velho ganham até 24 mil por mês. É uma grana preta e cerca de 12 mil a mais do que ganha o prefeito, que, pela Constituição, segundo o presidente da Câmara, José Hermínio, deve ser o maior salário do município.
SE A MODA PEGA...
Por enquanto, uma liminar conseguida na Justiça dá direito a essa grana toda aos Procuradores. Mas se a moda pega – e todos os procuradores municipais exigirem e ganharem equiparação com os procuradores federais – vai haver um quebra-quebra total nas pobres prefeituras brasileiras.
TUCANOS
Ainda nesse mês, pode haver uma reviravolta total no caso do PSDB. Aliados do governador Ivo Cassol estão com um pé para assumir o controle do partido. O próprio Cassol, contudo, vai mesmo para o PP de Agnaldo Muniz.
PIOROU
Chegaram a ser divulgadas informações de que o PSDB rondoniense estaria caminhando para um acordo interno. Mas não é verdade. O grupo de Hamilton Casara está mesmo com um pé fora do partido.
CRISE
A confusão se ampliou no ninho tucano e o clima ficou insuportável para o atual comando. O próprio diretório nacional, que mandou enviados para Porto Velho com a missão de contornar a crise,tem influência decisiva nos novos rumos que PSDB rondoniense tomará.
VIDA PREGRESSA
Os dois envolvidos na morte do delegado Cezar Pizzano já tinham várias passagens pela polícia. Mesmo assim, andavam soltos pelas ruas, planejando e executando novos crimes. As informações fazem parte de nota oficial da Sesdec sobre a prisão da dupla.
À SOLTA
É essa a tristeza maior que o cidadão de bem tem que suportar. Mesmo tendo cometido outros delitos, os marginais são soltos, andam pelas ruas como se nada tivessem feito e prontos para atacar de novo. Protegidos pelas leis que incentivam o crime, eles sabem que, mesmo presos, mais cedo ou mais tarde voltarão às ruas. Até quando?
SEM LEI
A Justiça negou – outra vez – liminar para o funcionamento da cooperativa dos mototaxistas em Porto Velho. E daí? Daí que nada aconteceu. Eles continuam atuando em grupos uniformizados pela cidade. Decisão judicial serve exatamente para que, então?
MAIS UMA
Mas há decisões que são cumpridas. Por exemplo, a que permite que os procuradores da Prefeitura ganhem mais de 24 mil reais, três vezes o salário do prefeito. Aí, ninguém pensa em descumprir a lei, não é?
CPI ANUNCIADA
O anúncio de que o Senado estaria preparando uma CPI para investigar a fundo as doações de campanha da empreiteira Camargo Corrêa causou arrepios em muitos políticos, inclusive um deles de Rondônia. Se a CPI sair mesmo, a coisa pode ficar preta!
VERMELHO
Parte da gauchada que vive em Rondônia só faz festa. A outra parte – incluindo o governador Ivo Cassol – anda cabisbaixa. A festa é dos torcedores do Internacional, que completou cem anos e ganha tudo no Rio Grande. A triste é de Cassol e de todos os gremistas, que vivem um inferno astral.
PERGUNTINHA
Quanto tempo os assassinos do delegado Cézar Pizzano precisarão para estar livres de novo, planejando e executando outros assaltos e até matando policiais? Uma dica: se depender das leis brasileiras, certamente será em muito menos tempo que você aí imaginou...
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe