Sexta-feira, 8 de maio de 2009 - 06h19
NÃO É ASSUNTO REQUENTADO:
O TERCEIRO MANDATO VEM AÍ
O assunto voltou à baila, depois que parecia estar morto e sepultado. Com o problema de saúde ocorrido com a ministra Dilma Roussef, que fará um longo tratamento contra o câncer, alguns políticos de grosso calibre andam sondando o presidente Lula para saber se ele não toparia enfrentar um terceiro mandato. Seus aliados dariam um jeito de mexer na Constituição – que já foi mexida por José Sarney e por Fernando Henrique Cardoso, em benefício próprio, é claro – permitindo legalmente que Lula pudesse disputar mais um mandato. Dizem que a idéia, antes vista com ojeriza pelo Presidente, já não seria tão difícil dele engolir, obviamente se o PT e seus aliados entendessem que, sem Lula na parada e com o risco de Dilma não poder disputar a Presidência, o comando do país cairia novamente nas mãos dos tucanos. Uma das questões que envolvem a reeleição é que ela teria que ser estendida aos governadores, que também teriam o mesmo direito. Por enquanto, o assunto, embora pareça requentado, na verdade ressurge com nova força nas entranhas do poder em Brasília. Em breve vamos ouvir falar mais dele, sem dúvida.
COBERTO DE RAZÃO
Está coberto de razão o governador Cassol. Pressionado pelo governo federal para liberar as obras da usina de Jirau, mesmo com o fato do consórcio não ter apresentado qualquer estudo de impacto ambiental, o governador rondoniense compara duas situações para explicar porque há dois pesos e duas medidas. CLIQUE E OUÇA O GOVERNADOR CASSOL
PERGUNTAR NÃO OFENDE
“Nós não somos contra a obra de Jirau” – afirmou Cassol – e fez questão de deixar bem claro. Mas tem toda a razão em questionar. Ele diz que o Estado não pode legalizar a Flona do Bom Futuro e conceder títulos de propriedade aos moradores do Rio Pardo, onde estão assentadas mais de 5 mil famílias há 15 anos produzindo. “Se lá é ilegal, por que é legal construir uma usina num parque estadual?” questionou. Não está totalmente certo?
É HOJE!
Sai hoje o resultado dos exames da menina de um ano e sete meses que está internada no Cemetron, ainda com suspeita de febre suína. As chances de que ela tenha pego a doença na Espanha, de onde veio com a mãe no final de semana são muito pequenas. Mas só os exames podem descartar o risco.
APAVORADOS
Enquanto isso, 153 pessoas que estavam no vôo em que a criança e a mãe dela vieram de Brasília, na madrugada de terça, estão apavoradas. Elas viajaram na aeronave onde havia pessoas com suspeita de uma doença que está se espalhando pelo mundo. E sequer foram avisados sobre o problema.
QUASE APANHOU
Aliás, o caso no aeroporto Jorge Teixeira, na madrugada de terça só não foi mais grave porque apareceu a turma do deixa-disso. Alguns passageiros, revoltados por terem viajado com pessoas sob risco da gripe suína sem sequer saberem de nada, chegaram a ameaçar agredir o comandante do vôo da TAM.
CHOVE CHUVA
Os números são anunciados pela Prefeitura de Porto Velho como oficiais, do Sipam. Nos últimos 181 dias, choveu em 167. Só 14 dias de sol, em seis meses. Daí fica mesmo difícil fazer obras e recuperar ruas esburacadas. Esse foi um dos piores invernos das últimas décadas na região.
RIGOROSO
Aliás, o problema não é só em Porto Velho. Em praticamente todas as cidades rondonienses, os prefeitos estão comendo o pão que o diabo amassou por causa de tanta chuva. Não está fácil trabalhar com um inverno amazônico tão rigoroso como o que se registrou esse ano.
COM JUSTIÇA
Por demais merecida a homenagem (uma delas póstuma) a 36 rondonienses que receberam essa semana a Medalha Marechal Rondon. A honraria, concedida pelo governo do Estado, destacou um grupo de pessoas que, cada uma em sua atividade, muito fizeram e ainda fazem por esta terra.
ALGUNS NOMES
Entre os inúmeros homenageados, o vice-governador João Cahulla, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, o empresário e ex-deputado Everton Leoni, diretor da TV Candelária e várias outras personalidades. Todos orgulhosos com a comenda recebida.
JÁ É 2010!
E a campanha já está na rua. Não se fala com um só político, em Rondônia ou em Brasília, em que se consiga fugir do assunto. Para a classe política brasileira, outubro de 2010 é agora!
Fontes: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno