Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/01/09


Primeira Mão - 09/01/09 - Gente de Opinião
E AINDA DIZEM QUE A QUALIDADE DO
NOSSO ENSINO ESTÁ MELHORANDO...

 Rir ou chorar? Ver com bom humor ou ficar vermelho de raiva? Cada um tem a sua forma de ver essa pequena tragicomédia da nossa educação. Vamos pegar apenas mais algumas besteiras escritas sobre a Amazônia no exame do Enem. Que cada um tire sua conclusão:

» “A amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.”

»  “Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc.”

»  "Já está muito de difícil de achar os pandas na Amazônia."

» "Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom benefício para o Brasil."

» "Os homens brasileiros, estão acabando com tudo, as árvores para desmartar para fazer tauba e outra coisa."

» "O seringueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derubam as seringas."

» “O ser humano não vai comer outro ser humano porque eles não gosta, ao menos que seja indio canibau”

» "A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destróem a Mata Atlântica da região."

» "O sero mano tem uma missão de cuidar da natureza..."

» “Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuls que ficavam sob voando as matas."

 

CAHULA E 2010

O vice-governador João Cahulla, que normalmente fala pouco e concede poucas entrevistas, nesse final de ano já anda aparecendo mais. Cahula, que se não concorrer ao governo vai comandar o Estado por pelo menos seis meses, quando Cassol sair para disputar o Senado, ainda não decidiu o que fará em 2010.

 

HARMONIA

Nesse quesito, a atual administração estadual vive em paz total. Depois de enfrentar turbulências de relacionamento com sua então vice no primeiro mandato, Odaísa Fernandes, Cassol tem um vice com quem convive com uma harmonia incomum entre o titular do cargo e seu substituto eventual.

 

APOIO DO PARCEIRO

Cahulla, aliás, é um dos nomes preferidos por Cassol para sucedê-lo no governo do Estado. Junto com Expedito Júnior, Jesualdo Pires e um ou outro nome eventualmente citado, o vice-governador é muito próximo a Cassol e teria seu aval na disputa de 2010.

 

QUALQUER GOVERNO

O PMDB, que há muitos anos se tornou um partido governista – seja quem for o governo – mantém sua aliança com o PT mas pode começar a analisar outros quadros se José Serra continuar sendo o preferido para a Presidência e nenhum nome petista decolar até meados do ano que vem.

 

ANO QUENTE

Pelos lados da Assembléia, o recesso de janeiro colocou praticamente todos os deputados em férias e fora do contexto político. Depois de um ano produtivo, os parlamentares se preparam para um 2009 mais quente, até porque é ano pré-eleitoral. 

 

INCÓGNITA

Uma das grandes dúvidas a partir de agora, no legislativo estadual, se relaciona com o presidente Neodi. Quais os planos dele para o ano que vem? Vai voltar a ser um dos nomes cotados na área governista para a disputa do governo ou preferirá concorrer à reeleição? Como não fala sobre o assunto, os próximos passos de Neodi ainda são uma incógnita.

 

AH É, É?

A Polícia Federal descobriu o sexo dos anjos. Depois de muitas investigações e estudos, anunciou que Guajará Mirim é uma das rotas de entrada de armas ilegais no Brasil, vindas da Bolívia. Ué, há alguém não sabia disso há anos?

 

SEM NOVIDADES

É pela fronteira da Bolívia com Rondônia e Acre que entram armas pesadas, drogas pesadas, contrabando de todos os tipos. Isso é público e notório há muito tempo. Portanto, o “estudo” da PF não trouxe qualquer novidade. Novidade seria se anunciasse o que vai fazer para acabar com essa esculhambação na fronteira.

 

MAIS OBRAS

Tão logo março chegue, a Prefeitura da Capital promete dar início às obras dos sete viadutos que serão construídos sobre a BR 364. O dinheiro já estaria disponível. A concorrência pública para as obras será aberta ainda no final deste mês.

 

NANICOS

Nessa confusão toda em que está a política, os partidos nanicos ainda não sabem para que lado vão. A maioria deles vai esperar a decisão do governador Ivo Cassol sobre seu novo partido para só daí começarem a falar em 2010. Entre os nanicos, apenas um ou outro – como PSOL – são de oposição ao atual governo. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)