Sábado, 9 de maio de 2009 - 06h41
O QUE LULA DEU FOI UM “CHEGA
PRÁ CÁ” NO GOVERNADOR CASSOL
Há, aquele pessoal que adora uma conversa fiada, os mal intencionados, os malandros! Se deram mal de novo. Houve quem anunciasse que o Presidente Lula daria até um “chega pra lá” no governador Ivo Cassol, durante visita do chefe do governo rondoniense a Brasília, nessa semana. Não foi o que se viu. Lula recebeu Cassol com toda a atenção, ouviu respeitosamente todos os pleitos, posou para fotos, como a que ilustra essa coluna e ainda determinou que as questões debatidas no encontro – como da falta de licenciamento da obra de Jirau, da troca de área para manter as famílias na Flona Bom Futuro, da dívida do Beron e da transposição dos servidores do ex-Território – fossem analisadas e resolvidas dentro das possibilidades. O mesmo clima de cordialidade foi demonstrado pela ministra Dilma Roussef em relação a Cassol e a Rondônia. Aliás, sobre Dilma, Lula e Cassol têm algo importante em comum: ambas consideram a ministra Chefe da Casa Civil como o melhor nome para a Presidência em 2010.
SÓ A DONA IVONE
Ainda sobre o assunto. No encontro desta semana, ao sair da reunião com Lula, Cassol foi questionado se teria levado um “chega pra lá” do Presidente. E respondeu com bom humor: “só quem me dá chega prá lá é a dona Ivone”, referindo-se, em tom de brincadeira, à sua esposa, dona Ivone Cassol.
BOM FUTURO
Sobre a reunião de Brasília, o governador rondoniense deixou bem claro: o Estado aceita conversações de bom senso e está aberto a soluções que atendam tanto os interesses federais quanto os nossos. Mas não abre mão de uma solução negociada para a questão das cinco mil famílias ameaçadas de serem defenestradas da Flona Bom Futuro.
SÃO DOIS
Enquanto isso, a corrida em direção a 2010 prossegue. No PT, com a momentânea (não se sabe o que ocorrerá mais à frente), do prefeito Roberto Sobrinho, restaram Fátima Cleide e Eduardo Valverde como postulantes à candidatura ao Governo, pelo PT.
“AMIGUINHOS”
Por enquanto os dois estão “amiguinhos”. Mas quando começa a corrida atrás dos correligionários nos diretórios que decidirão pelo nome petista para o ano que vem, já se sabe que será cada um por si. Tanto Fátima quanto Valverde querem encabeçar uma chapa na disputa pelo Palácio Presidente Vargas.
NA CABEÇA
Além de questões internas, os dois ainda terão desafios enormes pela frente. O PMDB ameaça cair fora da aliança com o PT e já anuncia candidatura própria. O principal nome peemedebista, Confúcio Moura, só aceita disputar se encabeçar a chapa.
JÁ A SUELI...
A ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, também quer porque quer ser candidata ao Governo. Mas pode até negociar uma candidatura a vice. Confúcio e o outro nome do PMDB, o deputado Natan Donadon não querem nem ouvir falar em vice.
EXAGEROU
O deputado Alexandre Brito, do PTC, não baixou o tom das críticas ao prefeito Roberto Sobrinho. Continua falando como o fez no palanque, quando disputou a Prefeitura. Nessa semana, o parlamentar usou a tribuna para ofender Sobrinho. Será que esse tom de discurso ajuda em alguma coisa a vida política do Estado?
VALE PARA TODOS
Isso vale para todos os políticos. Manter o discurso, mesmo que duro e eivado de críticas num tom ao menos respeitoso e sem ofensas pessoais é saudável para a democracia. Ofensas pessoais tendem a ter retorno, porque o ofendido obviamente dá o troco. Não é o que todos queremos, certamente.
E A BR?
O deputado Jesualdo Pires, uma das vozes mais respeitadas da Assembléia, não se conforma com a falta de cuidados do Dnit para com a BR 364. O parlamentar abriu o verbo novamente, exigindo obras de recuperação e manutenção da principal rodovia rondoniense.
DE OLHO
E a gripe A, H1N1, ou suína ou coisa que o valha? Já atingiu perto de duas mil pessoas em 23 países e matou 44, com 42 das vítimas fatais no México. A doença se espalha pelo mundo mas, pelo menos por enquanto, não é tão letal quanto parecia. Mas sempre é bom ficar de olho. Novos vírus apavoram a humanidade.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno