Sexta-feira, 10 de abril de 2009 - 07h57
ESSE PODE SER O ÚLTIMO ANO DOS
FERIADÕES DE UMA SEMANA INTEIRA
Estamos entrando em mais um feriadão. De hoje até segunda de manhã, o país pára de novo. Mas um pouco dessa moleza pode estar acabando. Na Câmara Federal, foi aprovado projeto – que tende a passar também no Senado – acabando com os feriadões de meio de semana. Aqueles em que se pára na quarta e só se volta na segunda-feira seguinte e que, dependendo do ano, se repetem várias vezes. Pela primeira vez em muito tempo a Câmara dá uma dentro, começando a acabar com a terrível sina dos feriados sem fim, que inundam o calendário de um país pobre e que, ao invés de tanto festejar, deveria mesmo era trabalhar mais. Se a nova lei entrar em vigor já em 2010, todos os feriados nacionais, estaduais e municipais – excluindo obviamente o Natal, o Ano Novo e o Sete de Setembro – passarão para a sexta-feira seguinte. Ainda dá para emendar três dias mas pelo menos se acaba com a vergonheira de paralisar o país quase durante uma semana, dependendo da comemoração. O único setor que poderá ter algum problema é o de turismo. Mas isso será compensado, certamente, por todos os demais setores produtivos do país, que sairá da letargia dos feriados sem fim para se tornar uma terra que cresce pelo trabalho do seu povo. Chega de tantos feriados! Estamos, enfim, começando a fornar um país perto do sério. Pelo menos nesse quesito.
CARTA BRANCA
Já há indícios claros que um novo grupo político assumirá o comando do PSDB rondoniense ainda na segunda quinzena de abril. O grupo, ligado ao governo Cassol, já teria carta branca para a missão, dada pelo comando nacional tucano. Faltaria só o anúncio oficial.
CONTANDO OS DIAS
O prefeito Roberto Sobrinho, de Porto Velho, conta os dias para o final do inverno amazônico. Garante que, tão logo o verão chegue, põe o bloco, quer dizer, suas equipes nas ruas, para fazer centenas de obras na Capital. A população também espera, ansiosa.
UM POR CENTO
Por falar em tucanos e obras, o PSDB nacional denuncia que, no primeiro trimestre deste ano, apenas 1% dos recursos anunciados para as famosas obras do PAC do governo federal foi liberado. A previsão era de 20 bilhões em investimentos. Só saíram 168 milhões dos cofres.
MAIS UM
Nomes para disputar cadeiras à Assembléia em 2010 não faltam. Todos os dias surgem candidatos a candidato. No lista infindável, aparece também o nome do diretor geral do Detran, Joarez Jardim, que estaria pronto para entrar na disputa. Ele não confirma. Nem desmente.
ATÉ QUE ENFIM!
Finalmente, 18 anos e meio depois do crime, a polícia rondoniense indiciou dois criminosos pelo assassinato do senador Olavo Pires. Com isso, o caso que prescreveria em outubro de 2010 continuará aberto e não há mais risco de que a morte do senador entre para o rol de casos em que os matadores ficam impunes.
FALTA UM
Foram denunciados pelo delegado Márcio Moraes, responsável pelo inquérito atual, dois pesos-pesados do crime. Um deles é João Ferreira Lima, o João da Metralhadora, que confessou publicamente o crime após ser preso recentemente em Minas Gerais. O outro é Carlos Macedo, o Perneta. Só falta agora pegar o mandante.
POLÍCIA?
Três PMS, que envergonham a farda, estupraram uma mulher depois que ela foi parada no trânsito. Todos foram presos e certamente receberão a punição devida. Não pode ser diferente, até para demonstrar à sociedade que nossa Polícia Militar não admite gente dessa laia em seus quadros.
COMEÇOU
Já começou! Nessa semana, ocorreu um grave acidente na BR 364 envolvendo um mototaxista (Clique e veja vídeo). Tanto o dono da moto quanto seu passageiros saíram feridos. Os mototáxis são ilegais mas circulam pela cidade como se nada houvesse de irregular. Lei existe para que, exatamente?
SOCORRO
Prefeitos de todo o país – incluindo vários rondonienses – foram a Brasília pedir socorro ao governo federal. A grande maioria dos municípios brasileiros está prestes a quebrar, caso não consigam apoio financeiro federal. A coisa está preta!
INVESTINDO
Comentário bem humorado de um tucano, essa semana: “Bolsa Família, casa própria, refrigerador e fogão quase de graça: se com todos esses programas sociais o governo Lula não conseguir emplacar a candidatura de Dilma Roussef para 2010, é porque ele não tem jeito mesmo”!
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe