Domingo, 11 de janeiro de 2009 - 11h27
AQUI NÃO, VIOLÃO! OS MALANDROS
NÃO VÃO NOS LEVAR NA CONVERSA
Há números que são incontestáveis. Rondônia tem hoje um rebanho de 11,1 milhões de cabeças de gado; 85 mil pequenas propriedades; cerca de 32% de sua área de floresta derrubada. Resume-se: mesmo com o estágio de crescimento do agronegócio, mesmo com a posição de oitavo rebanho do país e quarto estado maior exportador de carne do Brasil, a tal devastação que alguns ecologistas dizem haver no Estado está longe da realidade. Podemos, a partir de agora, por exemplo, aumentar a produção sem derrubar uma só árvore a mais. Aliás, o empresário João do Vale liderou um estudo e o apresentou ao governo federal exatamente propondo um programa de desmatamento zero em troca de algumas parcerias. Nem sequer recebeu resposta de Brasília, até agora. Porque, na verdade, parece que tem muita gente que não quer ver os problemas ambientais solucionados em cima da realidade. Querem é que a população abandone a região, deixe tudo o que tem e permita que eles – esses salvadores do Planeta (risos), possam, aí sim, fazerem o que quiser e usufruir sozinhos da nossa riqueza, como já estão fazendo em algumas áreas da Amazônia. Nos tratam como se só tivesse idiotas por aqui. Esses malandros acham que vão nos ganhar na conversa. Aqui não, violão!
CONFIRMANDO
A coluna comentou que o PMDB está sempre de olho no poder, seja quem for que esteja nele. Houve quem não gostasse do comentário. Mas as informações vindas de Brasília de que líderes peemedebistas já andam conversando com José Serra só confirmam o que aqui foi escrito. Não se muda uma linha.
NA TORCIDA
Há um político com mandato que está quietinho mas numa torcida muito grande. Ele espera que o comando do PSDB troque de mãos nas próximas semanas, porque com o atual comando tucano, ele só se deu mal.
SEM ESPAÇO
Trata-se, é claro, do deputado estadual Maurinho Rodrigues. Ele quase foi expulso do ninho dos tucanos por discordar do atual presidente Hamilton Casara e ficou completamente sem espaço na sigla.
CONVERSAS
Se Euclides Maciel, seu companheiro de Assembléia realmente for o novo presidente, Maurinho espera voltar a ter alguma voz dentro do partido. Muitas negociações políticas estão sendo feitas, tanto em Rondônia como em Brasília e São Paulo, para decidir o futuro do PSDB rondoniense.
OLHO NELE!
Silas Borges, prefeito da pequena mas linda Nova Brasilândia chegou ao segundo mandato jogando sozinho contra um poderoso time de pesos-pesados. Já fez um governo bom e quer fazê-lo melhor ainda, no segundo mandato. Olho no Silas!
OUTROS DESAFIOS
O jovem prefeito de Nova Brasilândia sonha com trunfos mais altos. Tem planos ousados e que ninguém se surpreenda quando ele anunciá-los. Poderá parecer um desafio insuperável mas, saltar obstáculos impossíveis já faz parte da biografia do prefeito.
ALTERNÂNCIA
Pelo menos na área eleitoral, o governador Ivo Cassol deixa de ter um inimigo de peso. O procurador Reginaldo Trindade se despede do cargo do comando da área no TRE e passa o bastão para o procurador federal Heitor Soares. Na área do TRE, a alternância no poder é levada a sério.
NÃO LIGAM
Cada vez mais caros e com serviços sempre de qualidade inferior, as empresas áreas parecem que não dão bola mesmo para seus clientes. Nem sequer se preocuparam, por exemplo, em facilitar o acesso de deficientes às aeronaves, como manda a lei. O Ministério Público está exigindo respeito ao cidadão e as empresas, pelo menos até agora, não estão nem aí.
OUTRO RECORDE
Há quem faça questão de esquecer. Mas não se pode ignorar o quanto cresceu a arrecadação de Rondônia depois que o atual governo assumiu o poder. No mês de dezembro passado, a grana arrecadada para os cofres rondonienses superou os 244 milhões de reais. Quase três vezes o que era antes de Cassol chegar ao governo.
AUDITORES
Os auditores fiscais não querem deixar a população esquecer que eles têm participação importante no crescimento da arrecadação. Tão logo teve os números de dezembro em mãos, o presidente do sindicato da categoria, Mauro Roberto Silva, tratou de distribuir nota à imprensa destacando o trabalho do Sindafisco.
CRISE?
Crise? Que crise? Para o sortudo mineiro que ganhou sozinho os 44,5 milhões de reais da Mega Sena na semana passada, que se lixe a crise internacional. Ele começou 2009 não só como um ano novo. Mas também como uma vida nova. Sem crise alguma.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr