Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/03/10



Primeira Mão - 11/03/10 - Gente de Opinião
UM EXEMPLO TÍPICO: TRÊS DÉCADAS DEPOIS, UM
ASSASSINO AINDA NÃO PAGOU PELO SEU CRIME

É só pesquisar na internet. O número de casos com uma décadas, duas e até três emperrados na Justiça brasileira não são tão exceções como se possa imaginar. Um deles, por exemplo, ainda está por ter desfecho e é considerado o mais antigo em termos de processo criminal ainda aberto no país.  Na noite de 17 de setembro de 1977, Otacílio César Branco, de 57 anos, foi acusado de ter matado a  tiros  Ubaldo Dacol, na cidade catarinense de Lages. Só 32 anos depois  - no ano passado - o caso foi à júri e assim mesmo ainda há recursos para o réu, antes que ele cumpra a sua pena. E mesmo se cumprir, em breve estará solto, porque hoje tem vários benefícios que a legislação não concedia na época do assassinato.  Três décadas depois, a morosidade do Judiciário, o verdadeiro labirinto de leis brasileiros, as jogadas de advogados e a inércia de juízes deixaram que o caso – e dezenas e dezenas  como este, usado apenas como exemplo – não só praticamente apodrecesse nos corredores da Justiça como, pior que tudo, jamais permitiu que o culpado fosse definitivamente punido.
Histórias iguais se repetem por todo o país, todos os dias. Mesmo quando o juiz quer aplicar a dureza da lei, ele é obrigado a seguir um emaranhado sem fim de vantagens que dá aos criminosos a benção para continuar no crime, enquanto suas vítimas foram para outro mundo, quem sabe mais justo, para quem acredita nisso. Na lei dos homens, o que se vê no Judiciário brasileiro e nas leis que regem nosso país, é inércia, morosidade, falta de estrutura, muitas vezes de vontade e, mais que tudo, uma torcida imensa para que o criminoso seja tratado como vítima. Pode-se dizer o que quiser, mas nossas leis foram feitas para proteger o crime.
 
 
O MESMO FILME
Ano eleitoral não muda: lá vem o Sintero anunciando mais uma greve. O prazo final dado pelo sindicato dos professores ao governo termina nesta quinta. Se não aparecer algum acordo, a categoria promete greve geral. Onde o governo não é do PT, o sindicato dos professores sempre arruma uma grevezinha em ano eleitoral. Não mudou nada. 

ANO ATÍPICO
Esta quinta também marca um evento importante para o Estado. Todos os governadores da região amazônica estarão em Porto Velho, para discutir questões regionais. Os governadores, com Ivo Cassol se anfitrião, vão debater temas sobre o presente e o futuro da região. Vamos ver se todos falam a mesma linguagem, neste ano atípico de eleições. 

EM PÂNICO
O deputado federal Lindomar Garçon, do PV de Rondônia, não escapou das brincadeiras (algumas, diga-se de passagem, de mau gosto mas, no geral, muito boas), da turma do programa humorístico Pânico. No último domingo, Garçon apareceu na atração nacional. Acabou levando também as coisas na brincadeira. 

VELHOS ARGUMENTOS
O presidente Lula aproveitou uma visita ao Rio, esta semana, para sentar o cacete na imprensa, que, segundo ele, só noticia desgraças e não valoriza as coisas positivas. Sensacional o Lula de hoje. Bem diferente daquele líder que defendia a ampla, geral e irrestrita liberdade da mídia quando era oposição. E, pior: usando os mesmos velhos argumentos dos poderosos de plantão. 

MESMA LADAINHA
Para o presidente, a imprensa privilegia fatos menos relevantes. "É um desvio de comportamento. Quase nenhuma obra de inauguração merece matéria. O que merece é uma gafe, um erro que a gente comete ou alguma coisa que não aconteceu", desabafou Lula.

O OUTRO LADO
Mas não se pode apenas criticar. O Presidente tem dado duro, inaugurado obras em todos os recantos do país, valorizado as classes menos favorecidas e chegando a um patamar de aprovação raríssimo na história brasileira. O problema, no geral, não é Lula. Pelo contrário. Ele tem sido a solução. Os problemas têm vindo é da “cumpanheirada”...

QUER ENTREGAR?
Até quando o PSDB vai deixar seus pré-candidatos nos Estados pendurados no pincel (como Expedito Júnior em Rondônia), sem lançar seu candidato ao comando do país? José Serra não se decide, os tucanos não saem do muro e a campanha eleitoral clara que está andando em todo o país, por enquanto, é só da dona Dilma e seus aliados. O PSDB parece que está se esforçando  para perder ( e feio) a eleição presidencial. 

SONHO DE 2014
Há sonhos e sonhos. O do deputado estadual Valter Araújo, por exemplo, é o de reeleger-se para a Assembléia e começar uma batalha para ser o futuro Prefeito de Porto Velho. Valter já foi vereador, deputado e agora sonha com o Palácio Tancredo Neves. É nome certo na disputa em 2014.  

ELA É QUEM MANDA
Quando mais se fala, ouve, lê e vê as tragédias do trânsito, mais desesperançada fica a população brasileira. O número de assassinos nas ruas só aumenta, a irresponsabilidade aumenta, os bêbados continuam matando famílias inteiras e...nada. Não há Justiça que coloque esses criminosos na cadeia e os faça pagar pelas mortes. É a trágica impunidade, a grande governante desse país.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)