Quinta-feira, 12 de março de 2009 - 05h53
ESTÁ NA HORA DO POVO BRASILEIRO
REAGIR CONTRA TANTOS ABSURDOS
O crime organizado toma conta de tudo. Até trens de passageiros, lotados, já não podem trafegar no Rio de Janeiro sem serem alvos de tiros de armas de grosso calibre, usadas pelos traficantes. E o Congresso discute se vai ou não agregar aos salários a verba indenizatória dos parlamentares. Policiais corruptos formam quadrilhas pelo país afora, exterminando quem entra no seu caminho. E o Congresso discute se algum dia vai começar a votar reformas realmente de interesse do país. Chacinas se tornaram comuns no dia a dia da vida de brasileiros de todos os costados. E o Congresso analisa se o diretor do Senado deveria ou não ser afastado por ter burlado o imposto de renda. Todos os dias juízes de todas as instâncias, no Brasil, homenageiam a impunidade, mandando soltar bandidos perigosos, assassinos confessos, criminosos sanguinários, já que todos são protegidos por leis criadas no Congresso, contra a população do bem. E os senadores e deputados estão sempre preocupados mesmo, mas só com a eleição de 2010. Que país é esse, em que aceitamos passivamente esses absurdos? Onde estamos, como povo, em não protestar contra essas tragédias diárias? Até quando vamos aceitar, sem abrir a boca, que o Congresso que elegemos viva muito mais para ele mesmo do que para nós? Ou contra nós? Que povo brasileiro é esse que se cala ante tantos absurdos e não exige dos seus representantes que tomem medidas já, de urgência urgentíssima, para acabar com essa bandalheira da violência que nos assola? Até quando?
LULA AQUI
O presidente Lula passa boa parte do dia hoje em Porto Velho. Sua presença mexeu com o mundo político de todo o Estado. Lula vem para visitar obras do PAC, das hidrelétricas e reunir-se com beneficiários do Bolsa Família. Também entrega escritas de propriedades a famílias dos bairros.
SÓ CRESCE
Lula será recebido pelo governador Ivo Cassol, pelo prefeito Roberto Sobrinho, pelo presidente da Assembléia Legislativa, por representantes do Judiciário e certamente por milhares de pessoas do povo. A popularidade do Presidente continua em ascendência.
OUTRO TESTE
Também por aqui a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, passará por mais um teste. Candidata à sucessão presidencial por exigência do próprio Lula, ela virá como mãe do PAC mas também como o principal nome do governo petista para 2010. Pelo menos a população de Porto Velho poderá vê-la de perto.
TURMAS SEPARADAS
Há outra curiosidade. Como ficarão, próximos, adversários na política local e que, ao mesmo tempo são aliados do governo Lula? As turmas do governador Cassol e a do PT vão se misturar? Também esta questão complexa poderá ser vista hoje, nos palanques onde Lula vai discursar.
NA FOTO
A senadora Fátima Cleide, do PT, acabou saindo numa foto na imprensa nacional – inclusive nas revistas Veja e Isto é. O motivo: estava consolando sua companheira de partido, Ideli Salvatti, derrotada em votação para presidir a Comissão de Infra Estrutura do Senado. Ideli foi cumprimentar Fernando Collor, que ganhou. E Fátima apareceu ao lado. Ambas visivelmente constrangidas.
BOCA NO TROMBONE
Sempre atento a questões que envolvam o consumidor, o deputado estadual Ribamar Araújo está fazendo um levantamento sobre graves problemas constatados num setor vital para milhares de rondonienses. Nos próximos dias, ele vai botar a boca no trombone e exigir fiscalização rigorosa.
ELE DE NOVO!
O maluco-beleza Hugo Chávez está de volta. Agora, fez um alerta à Colômbia, porque soldados colombianos entraram em território do Equador para destruir um acampamento das FARC. Escolhendo as palavras, Chávez avisou que não aceitaria isso na Venezuela. Uma ameaça velada contra o vizinho. Perigo no ar, porque de Chávez pode se esperar tudo.
LYA LUFT
Não há, uma recente história brasileira, um texto que melhor retrate a triste realidade nacional do que o produzido pela escritora Lya Luft, na última edição da revista Veja. Um primor, escrito com emoção e lamento sobre o que está acontecendo com as pessoas de bem deste país, dominadas pelo poder da corrupção e pela violência sem fim. Imperdível.
SEM PALAVRAS
Diferente do consórcio responsável pelas obras de Santo Antonio, sempre próximo à comunidade rondoniense, a turma que constrói Jirau continua ignorando a opinião pública. Nessa semana, por exemplo, em pleno furacão da decisão da Sedam em cancelar a autorização para a obra, não havia uma só pessoa do consórcio de Jirau para falar sobre o assunto. Distância total.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanzpvh@yahoo.com.br
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor