Terça-feira, 12 de maio de 2009 - 06h25
NO DEBATE SOBRE SEGURANÇA, SÓ
DESTAQUES A TEMAS ENVIESADOS
A intenção é boa mas as propostas, como sempre, são enviesadas. Na Conferência sobre segurança pública, realizada em Porto Velho – elas serão feitas em todo o país – vários temas importantes foram abordados. Mas o essencial, a dura, duríssima e exemplar punição ao crime ficou de fora. Os participantes preferiram destacar temas como a valorização dos profissionais da área (mais que necessária) e a busca de recuperação de presos para reintegra-los à sociedade (também importante) mas passaram ao largo do verdadeiro motivo pelo qual a segurança pública do país está caótica e só vai piorar.
Ao não bater na tecla da impunidade, da necessidade de mudar as leis, tornando-as mais duras e fazendo com que os criminosos paguem pelo menos uma parte considerável da pena a que são condenados, a conferência passou ao largo da essência. Sem essa mudança radical nas ações, na legislação e na punição, só restará o discurso para combater a criminalidade.
FECHOU TODA
Não existe mais dúvida: Confúcio Moura é o nome do PMDB como pré-candidato ao Governo em 2010. Sueli Aragão bem que tenta se colocar ainda como pretendente ao posto mas o encontro de Ariquemes deixou claro que o nome é Confúcio. VEJA VÍDEO NO OPINIÃOTV.
CAIU FORA
O deputado Natan Donadon já avisou que abre mão da sua indicação. Ele seria a terceira opção peemedebista na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Já saiu da briga. Sueli ainda tenta lutar para não ficar sem espaço. Mas a decisão do PMDB já está tomada. VEJA VÍDEO NO OPINIÃOTV.
PARCEIROS
Enquanto isso, o governador Ivo Cassol continua percorrendo o Estado, levando obras e anunciando melhorias. Está cada vez mais popular. Tem levado consigo o deputado estadual Tiziu Jidalias, que será seu companheiro de chapa na disputa pelas vagas do Senado.
PROBLEMÃO
Tiziu tem bom eleitorado na região de Ariquemes, bem fazendo um trabalho positivo na Assembléia e é uma liderança nova. O problema dele será disputar a vaga com Valdir Raupp. A outra vaga, é só o que se ouve, já seria do próprio Cassol.
VAI BEM
João Cahulla continua trabalhando e arregimentando lideranças em torno da sua indicação como o nome do grupo governista para 2010. Ele começou com a preferência de Cassol e se animou a percorrer o Estado para testar a popularidade. Está satisfeito com os resultados até agora.
ALTERNATIVA
No lado cassolista, há também outro nome de ponta. O do presidente da Assembléia, Neodi Carlos. Ele tem evitado falar no assunto mas ouve-se nas entranhas do legislativo estadual que, caso Cahulla não decole como o grupo espera, Neodi poderá ser a alternativa.
DONO DA VERDADE
“Amigos da Madeira Mamoré, um pequeno grupo liderado pelo arquiteto Luis Leite, continua falando como se fosse proprietário da história rondoniense. Leite, essa semana, disse a um jornalista que não aceita nem sentar com o prefeito Roberto Sobrinho para discutir nada sobre a preservação do patrimônio histórico. Se acha acima de tudo e de todos.
MAU HUMOR
Ao ser questionado sobre sua posição, Leite ainda xingou o jornalista e disse que não aceitaria se misturar com a Prefeitura. E também, do alto da sua sapiência, afirmou que o projeto de recuperação que está sendo executado na área teria sido “roubado” dele. Dá pra acreditar?
EM BURITIS
A Comissão de Conflitos Agrários da Câmara Federal vem a Rondônia, dia 18, para fazer uma reunião. No encontro agendado para Buritis, tomara que decida alguma coisa e exija o cumprimento da lei, principalmente em relação a invasões. Porque se depender do Incra, só os famosos sem terra é quem tem direitos.
DIFERENÇAS
Há grandes diferenças entre o consórcio que constrói a hidrelétrica de Santo Antonio, sempre agindo em parceria com o Estado e a comunidade e o de Jirau, que vive em conflitos de toda a ordem. A começar pela equipe de Santo Antonio, que tem gente do nível de José Bonifácio e Valdemar Camata Júnior. Por aí já se sente a diferença...
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno