Sexta-feira, 13 de março de 2009 - 06h36
NINHO TUCANO TROCA DE MÃOS NO
ESTADO DENTRO DE ALGUNS DIAS
A situação do PSDB no Estado está prestes a se definir, pelo menos em relação ao grupo político que vai dominar o ninho tucano. Como se sabia há muito tempo, o partido vai passar para a mão do grupo do governador Ivo Cassol. Ouve-se que o vice-governador João Cahulla iria para o ninho como presidente. Outras fontes dizem que a presidência, em caso de realmente ocorrer a troca de comando, irá para o deputado estadual Tiziu Jidalias (foto), com apoio do ex-vice-governador Aparício Carvalho, que ficaria como vice também nesta composição. Há uma corrente, contudo, que analisa outra opção: que o comando tucano possa passar para o líder no partido na Assembléia, Euclides Maciel. O outro deputado do PSDB, Maurinho Silva, topa qualquer parada, desde que o atual presidente Hamilton Casara e seus aliados sejam defenestrados da sigla. Esta semana já houve reuniões em São Paulo e prevê-se que no decorrer da próxima tudo estará resolvido. Parece que o comando nacional enfim se decidiu por trocar de mão a turma que manda no PSDB rondoniense, abrindo as portas para os “com-voto” e de olho em 2010.
HISTÓRIA
A visita do Presidente Lula, ontem, entra na história de Porto Velho. Mesmo com um ou outro problema menor, Lula veio, viu e certamente gostou do que viu. Rondônia é um estado diferenciado, crescendo muito acima da média nacional. Nesses momentos de crise e queda do PIB nacional, a vinda à nossa terra certamente foi um lenitivo para nosso Presidente.
PIOROU
Nas relações entre o governador Cassol e seus adversários do PT no Estado pioram cada vez mais. Cassol bate duro quando é atacado e os petistas o transformaram no alvo predileto. Mesmo levando o troco com dureza e ao estilo Cassol. A briga vai até depois da disputa nas urnas, em 2010.
VIDA REAL
Em todo o país, embora muitos políticos se digam preocupados com a legislação eleitoral, na prática não é o que se vê. Tanto em nível federal quanto nos estados as campanhas para 2010 já estão nas ruas e muitas candidaturas postas. Na vida real, ninguém está dando bola para normas que proíbem a antecipação de campanha.
NOS ESTADOS
A mesma coisa está acontecendo nos estados. Não há unidade da federação onde as campanhas já estejam nas ruas. Alguns menos, outros mais mas na verdade todos os possíveis candidatos já estão trabalhando em busca de votos para 2010. E isso que falta mais de um ano para as convenções.
GASODUTO
Durante a visita do presidente Lula, ontem, estava programada uma explanação de 10 minutos do presidente da Rongás, Paulo de Andrade, sobre ao gasoduto Urucu-Porto Velho. Paulo resumiria a Lula os motivos pelos quais o gasoduto é viável em todos os sentidos.
XORADIN
Talentoso, radialista que tem um grande públio cativo, Jaelson Vicente, o Xoradin, vive momentos de angústia. Estava morando e trabalhando em Manaus, onde continuava seu sucesso no rádio, quando sofreu um derrame. Ainda está internado na UTI de um hospital da capital amazonense. Suas familiares, (muitos) amigos e fãs de seus programas de rádio torcem por ele.
OUTRA CONQUISTA
Quem anda comemorando apenas coisas boas e novas conquistas é o presidente do Idaron, Augustinho Pastore. Todas as iniciativas do órgão têm sido altamente positivas, a começar pela vacinação de praticamente todo o rebanho do gado rondoniense contra a aftosa.
SÓ SORRISOS
Agora, Pastore e sua equipe comemoram a liberação da carne suína produzida no Estado, também pronta para exportação e sem o risco da peste suína. O comandante do Idaron, que conhece a fundo o setor produtivo, anda que é só alegria. E com razão.
RECOMEÇANDO BEM
No reinício das atividades parlamentares, Jesualdo Pires voltou a se destacar, com suas ações ligadas ao setor produtivo e principalmente ao setor leiteiro. Ribamar Araújo também começa o ano dando duro, inclusive com denúncias sobre a qualidade do combustível vendido no Estado. Os dois repetem 2008.
OUTRA VERGONHA
O Senado Federal nos faz passar mais uma grande vergonha. Essa de pagar mais de 5 milhões e meio de reais em horas extras para servidores que não as cumpriram é demais! Fosse numa terra de gente séria, muita gente iria cair. Mas como é no Brasil, fica por isso mesmo.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor