Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 13/05/09


 
Primeira Mão - 13/05/09 - Gente de Opinião
LULA E GOVERNADORES DE OLHO
NA CHANDE DE OUTRO MANDATO


A situação hoje está assim: petistas de todos os tamanhos já andam querendo transformar em realidade uma proposta até há pouco distante. A intenção, ainda e embrionária, seria de criar condições legais, morais e políticas para que o Presidente Lula possa disputar um terceiro mandato. Deputados da base aliada – não só do PT como de outros partidos – estudam colocar no projeto de reforma política, que se aprovado já valeria para 2010, artigos que abram a possibilidade de reeleição para mais um mandato lulista. O projeto seria também do agrado dos governadores atuais, que da mesma forma estariam aptos a disputar novamente a própria cadeira e ainda ampliaria para cinco anos os mandatos dos atuais prefeitos, coincidindo todas as eleições para cargos executivos na mesma data. Se o país vai aceitar essa manobra – e parece que a opinião pública vai sim, porque avaliza tudo o que envolve Lula – ou se a manobra será derrubada no Congresso ou no Supremo, é outra história. Mas que a tese de mais quatro anos para o atual Presidente da República começa a ser costurada com mais força a partir de agora, não se pode duvidar. Em algumas semanas saberemos se tudo isso é fogo de palha ou se vai se concretizar mesmo.

TETOS DIFERENTES

Não há mais como contemporizar. O senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB e o deputado Tiziu Jidalias, que aparecia como uma nova liderança no partido, já não conseguem conviver mais sob o mesmo teto partidário. Clique e veja vídeo no Opinião TV

FARPAS

De novo os dois andaram trocando farpas nos últimos dias. Tiziu já decidiu seu caminho ao lado do governador Ivo Cassol e anuncia que vai saltar fora do PMDB. A divergência entre Tiziu e Raupp vem de longe. É irreconciliável.

PALIATIVO

Todos os dias ouve-se novas idéias sobre como combater a violência. A última – e boa – é do deputado petista professor Dantas, que quer câmeras de segurança nas escolas estaduais para combater a violência que cerca os educandários. Mas o próprio deputado sabe que será apenas mais um paliativo.

E DAÍ?

Supondo que traficantes, aliciadores de jovens para a prostituição e até alunos violentos sejam flagrados e presos. E daí? Em poucos dias eles estarão nas ruas – se algum for menor estará em horas livres – para continuar cometendo os mesmos crimes.

SEM CORAGEM

Será que a classe política, responsável pela produção de leis está cega ao problema real? Quando algum político com coragem vai lançar um projeto que mude a legislação e trate de punir o crime exemplarmente os responsáveis por tanta violência? Afora essa decisão, tudo o mais será apenas maquiagem na questão da segurança pública.

PACOTAÇO

Lançar um pacotaço de obras em plena crise não é para qualquer um. Por isso o governador Cassol e sua equipe comemoraram muito o anúncio de que entre R$ 800 milhões e 1 bilhão de reais serão investidos nos próximos dois anos em obras em Rondônia. É uma realização histórica, sem dúvida.

AVANÇAM

Os caminhos da política avançam em direção a outubro de 2010. Todos os partidos e grupos estão se movimentando. Já há alguns acordos – que como sempre não se sabe se serão cumpridos lá na frente – e algumas candidaturas postas. A disputa pelo Governo será das mais acirradas dos últimos tempos.

DENUNCIADOS

Quatro PMs acusados de envolvimento num caso de estupro contra uma mulher a quem teriam parado no trânsito e depois atacado, foram denunciados em inquérito da Delegacia da Mulher. Todos os envolvidos foram denunciados a tiveram pedido de prisão preventiva pedidos. O caso não ficará impune.

DESTAQUE NACIONAL

Rondônia foi destaque nacional, e de forma positiva, na Rede Record de Televisão, esta semana. No programa Hoje em Dia, da Record nacional (transmitido para a Capital e Estado pela TV Candelária) foi escolhida a jovem Jéssica Paganotti de Oliveira, de 16 anos, como a representante rondoniense no concurso “Beleza na Comunidade”. Clique e veja vídeo no Opinião TV

EM DEZEMBRO

O programa é uma inovação que levou para a TV beldades jovens das favelas e periferia de todo o Brasil. Jéssica vai representar o bairro Conceição, de Porto Velho, na disputa pelo título nacional que será promovida pela Record em dezembro.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)