Terça-feira, 14 de abril de 2009 - 05h46
UM PACTO FEITO PARA PROTEGER
EM PRIMEIRO LUGAR OS “GRAÚDOS”
Governo, Congresso e Judiciário começam a tratar esta semana do chamado “Pacto Republicano”. Nada mais é que um acórdão que vai mexer em algumas questões importantes que envolvem, primeiro altas autoridades e depois, por conseqüência, o cidadão comum, que poderá beneficiado. Mas só o será porque o sapato está apertando no pé de autoridades de todos os poderes e grandes empresários. Na essência, o pacto quer acabar com as ações cinematográficas da Polícia Federal, sempre acompanhada de holofotes da imprensa. E quem são os presos nestas operações da PF? Os pés de chinelo? Claro que não. As prisões, quase sempre, envolvem políticos famosos por agir fora da lei, empresários ladrões, banqueiros safados. Então, a eles o “Pacto Republicano” protegerá, inclusive proibindo o uso de algemas e exposição do preso à mídia. O cidadão comum será beneficiado por extensão, porque o “pacto” permitirá que ele denuncie à Justiça, diretamente, quando se achar ofendido. Então, que fique claro. O “acordão” que envolve autoridades dos três poderes não tem como princípio básico a defesa da população comum. Primeiro, será em defesa própria. Depois, se beneficiar o brasileiro comum, melhor. É assim, desse jeito, que as elites brasileiras continuam comandando o Brasil. Mateus, Mateus, primeiro os meus!
TUDO ILEGAL
A questão dos mototaxistas em Porto Velho ainda vai dar muito pano para manga. A atividade é ilegal e só uma lei federal pode mudar a situação. Até que a lei relatada pelo senador rondoniense Expedito Júnior seja votada, aprovada e sancionada pelo presidente da República, o mototaxi é ilegal em cidades com mais de 25 mil habitantes. (CLIQUE E VEJA VÍDEO DO OPINIÃO TV)
INCÊNDIO
Os grupos de mototaxistas, reunidos em várias cooperativas que não falam entre si e todas ilegais – segundo decisão judicial já anunciada – estão anunciando que vão enfrentar a lei e a polícia. Vão partir para o confronto. Já incendiaram um ônibus e ameaçam autoridades. A coisa está ficando feia.
TENSÃO
Em São Francisco do Guaporé, o clima é de tensão. Representantes da Igreja Católica, como o padre Zezinho e a Irmã Teresa Canossa distribuem à imprensa informação que são ameaçados por defender as terras dos índios Miquelén.
“POVOS”?
A verdade é que nessas questões, só se sabe da versão de religiosos, muitos deles estrangeiros, que dão suas versões sobre o assunto e condenam todos os que não concordam com eles. Esse negócio de chamar de “povos indígenas” pequenos grupos que vivem na Amazônia também é suspeito. E o clima de guerra continua na região.
CALENDÁRIO
É bom começar a ficar de olho no calendário, porque a partir de agora nosso tempo – de todos – será muito tomado apenas por política e eleições. Faltam pouco menos de 18 meses para a dura disputa nas urnas em 2010. O tempo voa...
INOVANDO
O presidente da Bolívia, Evo Morales, sempre inovando, inventou agora uma greve de fome para ampliar a república sindicalista que implantou no país e exigir que a pequena oposição reze por sua cartilha. Isso é que é democracia!
FESTA E FESTA
Professores estão programando greve nacional para o próximo dia 24. Exigem o pagamento do piso de 950 reais. Param na sexta, dia 24, criando mais um feriadão nas escolas brasileiras. Reivindicação e festa! Festa e festa!
SUPERLATIVO
Para se ter idéia da grandeza da coisa: só nas obras da usina de Santo Antonio já estão trabalhando 2.500 pessoas. A folha de pagamento já supera os 2 milhões e 300 mil reais. Em dois anos, só essa obra vai representar 10% do PIB do Estado. É tudo superlativo na construção da hidrelétrica.
GUERRA SINDICAL
Uma guerra entre sindicatos está ocorrendo no Estado. O presidente da Força Sindical, Antonio do Amaral, está sob fogo cerrado de outras organizações, como a CUT. Para responder aos ataques, ele foi a um programa de rádio e desancou em meio mundo, fazendo denúncias a torto e a direito.
VAI FERVER
Na entrevista para o radialista Arimar de Sá, Amaral não só atacou como deu nomes, envolvendo importantes autoridades, inclusive do Ministério do Trabalho, em corrupção, segundo suas palavras. O retruque está sendo preparado, via judicial. Vai sair faísca para todos os lados.
DIA DAS MÃES
Comerciantes que estão vendendo menos com a crise agora apostam todas as fichas no segundo maior evento do ano, o Dia das Mães. A comemoração será dia 8 de maio e eles esperam dar um salto nas vendas.
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe