Sexta-feira, 14 de novembro de 2008 - 06h52
A MUDANÇA REAL SERÁ SÓ PELA EDUCAÇÃO E NÃO PELO DISCURSO
Quando o Brasil foi descoberto, já havia várias universidades na Europa, algumas fundadas muito tempo antes de sermos encontrados pelos portugueses. A educação e a cultura dominaram o mundo, mesmo quando a irracionalidade e a violência das guerras tentassem acabar com ele. Passaram gerações mas para quem tem um mínimo de conhecimento – e de esperança na humanidade – está claro que só o domínio da cultura, do ensino, da preparação, pode fazer com que as coisas realmente mudem.
O Brasil é especialista em discurso sobre a importância da educação. Todos os governos, sem exceção, desde tempos que se perdem na memória, falam que a educação deve ser priorizada. Há milhões e milhões de reais, há 25% dos orçamentos da União, Estados e Municípios disponíveis mas, infelizmente, esse dinheiro se perde pelos caminhos da burocracia, da corrupção, do desleixo, da irresponsabilidade. E a educação fica assim, pelo caminho, nos discursos inflamados, nos projetos. E o brasileiro comum continua saindo da sala de aula dizendo “a gente podemos”, escrevendo errado, pensando errado, sendo fácil de conduzir. Infelizmente, lamentavelmente, esse é um quadro real. Tomara que mude, um dia!
DÁ PENA!
Dá pena! A gente ri mas na verdade teria que chorar. Ao ler algumas frases em provas de redação do último exame do ENEM, é uma tristeza só. Estudantes que não conseguem concatenar um pensamento; que não conseguem escrever corretamente; que impressionam pelas besteiras da escrita e do pensamento, retratam bem a quanto anda a qualidade do ensino brasileiro.
BOLA DA VEZ
Na prova de redação deste ano, infelizmente, o tema foi a Amazônia, que aliás é a bola da vez. Leu-se tanto besteirol, tanta idiotice, tanta cretinice que a gente que vive aqui lamenta que nossa região tenha sido escolhida. Triste. Tragicômico.
ABSURDOS
Abaixo, algumas frases retiradas de textos das redações, algumas absurdas, outras tantas sem nexo, todas clara demonstração de que muitos dos estudantes que freqüentem os bancos escolares estão indo à escola a passeio, pois nada aprendem. Ao lado das frases incríveis, alguns comentários entre parênteses...
* “A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.” (Não é de chorar?)
* “O problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta.” (Percussão, estalaram? Trágico.)
* “A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu.” (Merece comentário?)
* “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta.”. (Síndrome da idiotice múltipla)
* “Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia.” (fezes? Dá para acreditar num absurdo desses?)
* “O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório.” (O que será um BOTE expiatório?)
* “Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia.” (Lamentável!)
* “A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas.” (Um raciocínio doentio e uma homenagem à burrice)
* “O que vamos deixar para nossos antecedentes?” (E aos nossos descendentes?)
* “Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.” (Dá para respirar estando morto?).
* “A amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.”. (Deu para captar a profundidade do raciocínio?)
*“A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.” (Enchedor de lingüiça e enrolão, deve se achar um gênio)
EXTINÇÃO
Com salários de miséria pagos a professores, – categoria aliás que está desaparecendo para dar lugar aos “trabalhadores em educação”, que vivem mais para o sindicato do que para a escola - e deixando as escolas ao deus dará; priorizando a educação só nos discursos, é isso que dá. Não se pode esperar muito mais.
PROVA REAL
Os exames e testes escolares conhecidos nos últimos anos não mostram evolução na qualidade do ensino. O governo tenta com números, percentuais, estatísticas, provar o contrário. Mas é só sair uma prova como essa do ENEM para toda a conversalhada cair por terra. A realidade é muito pior do que se imagina.
Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor