Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 15/01/10



Primeira Mão - 15/01/10  - Gente de Opinião
O HOMEM DA VOLKS: ESTÁ SURGINDO UMA
CARA NOVA NA POLÍTICA RONDONIENSE

É bom olhar bem o homem da foto. Por enquanto, ele é muito conhecido num círculo mais restrito, mas, em breve, se tornará um personagem famoso em todo o Estado. Ele é o empresário Ivan Rocha, diretor da empresa SAGA, revenda Volkswagen de Porto Velho. E pelo que se descobriu nos meandros da política regional, tem tudo para ser o companheiro de chapa do governador Ivo Cassol na disputa pelas duas vagas para o Senado. Ivan ficou conhecido nos comerciais de rádio e TV da sua empresa. E acabou sendo convencido de que a política pode ser o seu caminho. Ele ainda não quer falar abertamente sobre o assunto, que está sendo tratado em círculos mais próximos, mas Ivan Rocha estará mesmo na chapa que Cassol está formando na corrida pelo Senado. Mas não pára por aí. O nome do empresário começará também a ser trabalhado pelo grupo liderado por Cassol para o futuro. Ele poderá ser “o cara” dos atuais governistas para, em 2012, disputar a Prefeitura de Porto Velho.

Ivan tem semelhanças com Cassol. É arrojado, um empresário de sucesso, empreendedor e não teme desafios. Os dois se acharam. Obviamente que podem até haver desmentidos aqui e ali mas a coluna garante: Ivan Rocha é uma das caras novas que a política rondoniense vai mostrar em 2010.

SURPRESAS

Que ninguém se engane: em breve, teremos profundas mudanças tanto no Executivo como no Legislativo do Estado. Os planos já estão traçados e quando abril chegar, poderão ser anunciadas profundas transformações, até agora pouco comentadas. Mas que virão, virão! 


COMEÇOU MAL


E 2010 começou recheado de tristezas e tragédias. Depois do Ano Novo de Parati, com pelo menos 52 mortos, veio de um país pobre e cheio de problemas a pior notícia deste janeiro. O terremoto que arrasou o Haiti fez vítimas como pouco se viu em tragédias semelhantes. Uma tristeza geral. 


DENGUE

Nesta semana, mais duas crianças morreram no Estado, vítimas da dengue hemorrágica. A doença se espalha e vem agora com o seu tipo mais mortal. Os mais de 20 mil casos suspeitos já detectados assustam toda a população. É hora de um mutirão geral, envolvendo governo, prefeituras e comunidades. Tem que ser já! 


TAMANHO FAMÍLIA

Vai dar um problemão. Tamanho família. Só 574 placas de mototáxis foram autorizadas pela Prefeitura. A baderna no serviço já tem mais de dois mil deles andando pelas ruas e quem não conseguir as placas vai chiar. Preparemo-nos para assistir aquelas cenas de violência que vimos muito recentemente, na Capital. 


ANO POLÍTICO


Como é ano político, ligeirinho vão aparecer leis, emendas, discursos pela liberação geral para os mototaxistas. Alguns, aliás, andam pelas ruas com motos que dão até medo só de olhar. Mas como a bagunça foi permitida até agora, impedi-los daqui para a frente é que será o trabalho mais difícil. Se não for impossível. 

PRIMEIRA MISSÃO

O prefeito de Ariquemes prepara-se para deixar o poder em abril para ser lançado oficialmente como candidato do PMDB ao Governo. Confúcio Moura terá antes uma árdua missão: convencer alguns companheiros de sigla a fecharem com ele e não acertarem parcerias com outros candidatos. Porque já tem gente se bandeando. 

“IMEXÍVEL”

Os petistas de Rondônia estão seguindo os passos dos seus colegas de outros estados: falam o mínimo possível no projeto-maluco idealizado pelo secretário de direitos humanos do governo, Paulo Vanucci e assinado pelo presidente Lula, que não o leu. Quanto menos mexer no tema, melhor para os governistas. 


FOGO AMIGO


O tiro pela culatra, dado por um membro secundário do governo, pode cair como uma bomba de nêutron em cima dos planos do Palácio do Planalto de eleger Dilma Roussef. A candidatura da competente ministra pode ter sido alvejada pelo chamado “fogo amigo”. Disparado por um “companheiro” que até antes, pouca gente havia ouvido falar. 


AGORA VAI!


Agora sim, falta pouco. Está tudo pronto para o plebiscito de 28 de fevereiro, o primeiro e decisivo passo para a futura emancipação da Ponta do Abunã. Dessa vez, pelo menos ao que tudo indica, não haverá surpresas jurídicas de última hora para transferir a votação. Agora vai! 


MANELÃO


Nem tudo é tristeza nesse janeiro que começou assustando todo o mundo. Fevereiro vem aí e com ele o trigésimo ano da Banda do Vai Quer Quer do Manelão. Vai ajudar a gente a esquecer um pouco a dureza do início de 2010. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)