Sexta-feira, 15 de maio de 2009 - 06h48
HISTÓRIA REPETIDA: OS PIONEIROS
SEUS DESCENDENTES SÃO OS ALVOS
A história se repete. Nos anos 70, incentivados pelos programas do governo federal, colonos começaram a chegar à região de Porto Murtinho, já na região de São Francisco do Guaporé. Na época, devidamente não só autorizados mas “empurrados” pelos projetos do governo na época, centenas de famílias começaram a trabalhar na terra, plantando e a transformando na “sua” terra. Décadas depois, os mesmos pioneiros que ainda vivem e seus descentes, passam a ser vistos e tratados pelo próprio governo (não importa se mudaram os personagens, porque governo é governo, seja agora ou seja no passado) como bandidos, invasores de terras indígenas. E sem direito à defesa. Com uma canetada, algum burocrata convenceu o Ministério do Meio Ambiente que todos os não brancos têm que sair de uma enorme área em Porto Murtinho para que ela seja devolvida aos índios. E quem está lá, quem trabalhou e até morreu enfrentando a floresta, seus perigos e doenças, esses não têm mais valor algum e ainda correm o risco de serem presos. Esse filme temos visto em várias regiões do país. Em Roraima foi assim; na Reserva Bom Futuro está sendo assim e, agora, tudo se desenha para que a história se repita em Porto Murtinho, conforme denunciou na Assembléia o deputado Lebrão, do PTN. Os governantes de hoje se vingam dos ditadores do passado. Mas quem sofre todo o peso da vingança são os pobres colonos, os pioneiros e seus descendentes.
QUEBROU O PAU
Que não se convide para a mesma mesa o chefe da Casa Civil do governo, o ex-senador Odacir Soares e o deputado estadual do PV, Miguel Sena. Os dois estão em rota de colisão. Odacir proíbe que Sena seja ouvido nas rádios de sua propriedade. E Sena interveio na Assembléia para que as emissoras não recebam mais nenhum tostão de publicidade. Fechou o tempo.
TRIO
Miguel Sena, aliás, começou a ocupar importante espaço na questão da mídia que a Assembléia distribui para veículos de comunicação. Ele, Valter Araújo e o deputado Jesualdo Pires ficaram com a missão de coordenar e comandar a complexa e sensível área.
NO INTERIOR
Por falar em Jesualdo, o deputado continua trabalhando duro. Tem realizado uma série de importantes reuniões com comunidades do interior do Estado, discutindo com elas os problemas e as alternativas de solução que passam pela Assembléia. Jesualdo continua, como sempre esteve desde o começo da atual legislatura, entre os parlamentares mais destacados.
NÃO É COINCIDÊNCIA
Adversários davam como favas contadas a cassação do governador do Amapá, Waldez Góes, acusado de abuso de poder político na eleição de 2006. Pois o TSE analisou o caso com isenção e não acatou as denúncias. Qualquer semelhança com outros casos pode não ser mera coincidência.
BODE
Depois de longo tempo sob pressão e denúncias dos tucanos, os petistas finalmente encontraram um bode expiatório para dar o troco. Denúncias cabeludas envolvendo a governadora gaúcha Yeda Crussius,do PSDB, caíram como uma luva para a “vendetta” do PT.
FOGO LENTO
Enquanto os petistas querem transformar o caso em escândalo nacional, o alto comando tucano parece que lavou as mãos e vai deixar a governadora se virar sozinha. Ninguém do PSDB quer aparecer se solidarizando com ela. Yeda está sendo cozida em fogo lento.
DISTRITOS
A questão da transposição dos distritos, que sairiam da aba das Prefeituras e passariam para o comando do Estado, proposta pelo deputado Tiziu Jidalias, lotou a Assembléia na quarta-feira. Representantes de várias comunidades interioranas acorreram para discutir o assunto. O caso pode pegar fogo nos próximos meses. Clique e veja vídeo no Opinião TV.
OBSTÁCULOS
Não há uma regra nacional para as carreatas que abrem exposições agropecuárias. Por isso, em cada Estado ou cada cidade todo mundo se mete, dá palpite, cria obstáculos ou libera tudo. Não é diferente em Porto Velho. Cada vez que a grande Expovel se aproxima, o assunto volta à baila.
JÁ PARA AJUDAR...
Outra vez querem atrapalhar a festa, impedindo que a cavalgada se torne também uma grande carreata, evento que abre a feira e dá idéia da grandeza que ela vai ser. É o assunto de todos anos. Na verdade, para ajudar um evento desse porte a ter sucesso, tem meia dúzia. Já para complicar...
OUTRO PERIGO
Nem malária, nem dengue, nem gripe suína. O que estaria assustando mesmo as autoridades sanitárias do Estado, nos últimos tempos, seria um grande crescimento no número de casos de Aids no Estado. Não há confirmação oficial para o assunto que já transpirou e realmente preocupa muito.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe