Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 16/05/09


Primeira Mão - 16/05/09 - Gente de Opinião
 
CASSOL E CAHULLA ARTICULAM
PARA COMANDAR FRENTE POLÍTICA

A questão já está definida. Faltam apenas detalhes. O governador Ivo Cassol, afastado do PPS, anuncia em breve seu ingresso no PP, liderado no Estado pelo ex-deputado federal e líder evangélico Agnaldo Muniz. Tudo já foi acertado e o ingresso de Cassol, com todo o seu poderio eleitoral foi avalizado pelo comando nacional da sigla, que tem à frente o senador Francisco Dorneles (foto). O que está faltando ainda para fechar o cerco aos grandes partidos é a definição do PSDB, que quer que João Cahulla assine fiche e dispute o governo do Estado como tucano mas que até agora não anunciou oficialmente essa decisão, embora ela já esteja tomada em Brasília. Em torno desses dois grupos – com Cassol e Cahulla como nomes de proa – se formaria uma grande frente política, envolvendo pelo menos outros oito siglas consideradas nanicas. Se isso se concretizar – e a tendência é que realmente ocorra – a turma governista estará ainda mais fortalecida para 2010; ficará tão forte quanto uma eventual repetição da aliança PT-PMDB e, ainda por cima, dará um golpe mortal nas pretensões do DEM, PDT, PSB e outros menos cotados que estavam e estão ainda armando uma outra frente, unindo-se para disputar as eleições do ano que vem. Cassol e seus aliados conversam na surdina. Mas em breve as decisões devem sair às ruas.

 

IMPRESSIONADOS

Uma fonte importante do PSDB comentou que dois emissários do partido que vieram ao Estado recentemente – deputados federais de alta plumagem no tucanato nacional – voltaram impressionados com a popularidade e as ações do governador Ivo Cassol. E teriam definido os caminhos para uma parceria com Cassol, via Cahulla, para a próxima eleição.

 

NOVO TUCANO

Outra informação também vinda de dentro do diretório do PSDB: o deputado estadual Alexandre Brito, hoje no PTC, participou de uma reunião tucana e informou que não só pretende entrar no partido como disputar a próxima eleição para a Prefeitura de Porto Velho. Como nome dos tucanos.

 

CONFIRMOU

Informação que essa coluna publicava há mais de um ano foi oficializada: o empresário Acir Gurgacz será o candidato do PDT ao Governo em 2010. Acir e sua turma tentam fechar um pacote com DEM, PSB e PSDB. No caso dos tucanos está difícil. Mas os outros dois partidos já teriam dado o OK. 

 

NÃO É, MAS...

O presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos, disse ao repórter Richard Morante, da TV Candelária/Record, que não é pré-candidato ao Governo do Estado. Afirmou que nesse momento só pensa em dar continuidade à boa administração na ALE e que ainda está pensando se concorrerá à reeleição. O experiente Richard  achou que Neodi ainda pode mudar de idéia.

 

ESCADA

Toda a comunidade tem que elogiar e aplaudir a medida da Prefeitura porto-velhense em contratar detentos de bom comportamento e que querem mesmo se reintegrar à sociedade, para atuar em seus quadros. Um exemplo excelente, que mostra que a oportunidade pode ser a escada para que pessoas que cometeram algum erro tenham como retornar ao convívio de todos com respeito e cidadania.

 

JÁ OS OUTROS...

Já para aquelas canalhas incuráveis, que mesmo presos comandam o crime de dentro da cadeia, que só pensam em destruir, matar e que perderam o respeito por tudo e por todos, que alimentam o crime organizado, deveria haver tratamento inverso: trancafiados 24 horas, incomunicáveis, com penas longas, sem direito a benefícios. Deveriam ser tratados como animais que são.

 

DE OLHO

Os deputados Euclides Maciel e Maurinho Silva, ambos do PSDB, estão de olho no Detran. Alguma coisa há que deixou a dupla tucana na Assembléia irritada com o órgão. A ponto dos dois assinarem documento pedindo uma série de informações sobre servidores do Detran.

 

ELOGIOS

Carlos Biazzi, escolhido por seus companheiros em eleição direta e indicado pelo governador Ivo Cassol, teve seu nome aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa para o cargo de defensor público-geral do Estado. A votação foi por unanimidade e Biazi ainda teve o direito de ouvir vários discursos elogiosos a ele, de parte de um grupo de parlamentares.

 

SUMIRAM

Não foi por falta de aviso. Apesar da insistência do Iperon em chamar todos os seus beneficiários para recadastramentos, 1.400 deles simplesmente não apareceram. Todos terão seus salários de maio bloqueados. Agora, o Iperon também quer saber se, dentro desse número de sumidos, há casos de irregularidades que só um amplo recadastramento pode detectar.

Fonte: Sergio Pires
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores

Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores

          Claro que não foram apenas as 44.900 pessoas “informadas” pelo doentio sistema de contagem da USP, que consegue ver multidões nas pífias m

Abril das invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

Abril das invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

 Pelo menos dois representantes de Rondônia no Congresso (o senador Marcos Rogério e o deputado federal Lúcio Mosquini) se insurgiram contra o Abril

Cassol e Acir prontos para disputar as eleições de 2026. Donadon e Capixaba também serão beneficiados

Cassol e Acir prontos para disputar as eleições de 2026. Donadon e Capixaba também serão beneficiados

Falta muito pouco. É questão apenas de agenda e a situação de vários políticos Brasil afora, alguns deles em Rondônia, começa a mudar, ainda este an

Elias Rezende, parceiro de primeira hora, é nomeado por Marcos Rocha seu novo chefe da Casa Civil

Elias Rezende, parceiro de primeira hora, é nomeado por Marcos Rocha seu novo chefe da Casa Civil

Ele foi motorista. Lutava até para conseguir até gasolina, porque não havia recursos para os deslocamentos. Foi animador de palanque. Arriscou-se at

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)