Sábado, 17 de janeiro de 2009 - 07h12
DE QUEM É A CULPA PELAS
CONSTANTES ALAGAÇÕES?
A foto do talentoso Bolotha explica pelo menos em parte o que está acontecendo na avenida Jorge Teixeira – extensão da BR 319 – quando chove forte em Porto Velho. Vários trechos dela ficam totalmente alagados, com a água e a sujeita invadindo prédios, lojas, casas. O flagrante mostra claramente o que está acontecendo: os bueiros não dão vazão à chuvarada porque, em sua maioria, estão entupidos com lixo, o mesmo lixo que as pessoas jogam na rua, desrespeitando qualquer regra de higiene e de cidadania. Cada vez que se critica, briga, protesta contra as alagações - e elas têm se tornando constante naquela área da Capital – geralmente o alvo é a Prefeitura. Ela tem parte da culpa. Mas não toda. Muitos culpados andam em suas carros e jogam nas ruas o lixo que deveriam colocar no lugar certo: no lixo. Quando se observa a foto, que mostra apenas um pequeno trecho alagado, vê-se, em primeiro plano, uma realidade que deveria envergonhar aqueles que tratam sua cidade como, certamente, tratam suas casas: como um depósito de lixo.
SUCESSO MERECIDO
A TIM está crescendo em toda a região norte mas especialmente em Rondônia. Nessa semana, inaugurou uma loja enorme, de bom gosto e de fácil acesso a seus clientes no Porto Velho Shopping. Fernando Marquez, o comandante geral e toda a sua equipe merecem o sucesso. Conquistado, aliás, com competência e muito trabalho.
PASSOU PERTO
O presidente Lula não conseguiu um furo na agenda para vir a Porto Velho, conforme tinha prometido ao senador Valdir Raupp. Mesmo passando pela região, porque quinta foi à Bolívia e depois à Venezuela, o Presidente preferiu deixar a capital rondoniense para outra data. Quem sabe em março?
COORDENADOR
A decisão sobre quem será o novo coordenador da bancada rondoniense no Congresso continua parada. Os deputados e senadores estão curtindo férias e só começam a tratar do assunto lá pela segunda quinzena. Por enquanto, Eduardo Valverde, do PT, continua no posto.
BABAÇÃO
Imaginava-se que com o pessoal do PT no poder, algumas coisas seriam diferentes. Não são. As cenas de puxa-saquisimo, babação, palavras melosas e elogios exagerados, bem típicas dos tradicionais políticos brasileiros se repetiram essa semana.
MISS UNIVERSO
Ministros, líderes do governo, membros das bancadas aliadas tiveram só um assunto: exagerar nos elogios à nova cara da ministra Dilma Roussef. Uma coisa cômica, pelo exagero, como se Dilma, com a plástica que fez, tivesse se transformado na Miss Universo.
PENA
É uma pena que essa gente ache que cirurgia plástica ganha eleição e não valorize todas as grandes virtudes da dona Dilma, candidata à sucessão já escolhida pelo presidente Lula.
COM QUEM FICA?
No final do mês, recomeçam as atividades partidárias com mais força, depois do rápido recesso do final de ano. O PSDB anda se movimentando, com Hamilton Casara tentando manter o comando com a turma que apóia o deputado Euclides Maciel tentando colocá-lo no posto.
DUAS ALAS
Casara anda percorrendo o Estado, reunindo diretórios e levando a mensagem de que está mais firme que nunca no comando dos tucanos. Mas a turma de Maciel está negociando com o comando nacional, em Brasília. E há quem diga que a troca de comando no PSDB será irreversível.
PRÓXIMO PASSO
O próximo passo foi definido pelo Partido dos Trabalhadores. Os petistas se reúnem diz 31 – um sábado – em Ji-Paraná. O presidente Tácito Pereira está convocando todos os vereadores para a reunião que vai tratar do presente e do futuro do partido.
TRIO NA ÁREA
O trio de líderes que sonham com o governo em 2010 estará presente. Roberto Sobrinho volta das férias e vai direto para Ji-Paraná. Fátima Cleide e Eduardo Valverde também participarão. A sucessão estadual, ao menos nos bastidores, estará em pauta.
PIORANDO
Janeiro recém chegou à metade e o número de crimes de mortes em Porto Velho já é igual a todo o primeiro mês do ano passado. A coisa está ficando cada vez mais feia. Estamos indo para aquele mesmo caminho que transformou a capital rondoniense como uma das mais violentas do país.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor