Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/02/09



Primeira Mão - 17/02/09 - Gente de Opinião

NAS TRAGÉDIAS, PUNIÇÃO SÓ PARA
AS VÍTIMAS E OS SEUS FAMILIARES


O desrespeito com a vida humana, com suas famílias e com o País pode ser detectado de inúmeras maneiras. Uma delas, em particular, choca, assusta e traz desesperança. Os acidentes aéreos acontecidos no Brasil – os dois últimos, com aviões de grande porte, que vitimaram mais de 300 pessoas são provas incontestáveis – nunca têm culpados, os processos nunca terminam, as indenizações são pífias, a Justiça protege quem ficou e deixa sepultados, quase no esquecimento, quem morreu. Logo depois das tragédias, ainda na comoção que elas causam, ouve-se discursos, promessas de que os culpados pagarão, as empresas juram que farão tudo para amenizar o sofrimento das famílias. Na vida real, passado algum tempo, o que se vê é o de sempre: só conversa, processos intermináveis, denúncias do Ministério Público que nunca terminam em sentenças. Fica só a dor dos familiares, a perda total, a descrença. Na semana passada, quando caiu um avião menor, na Amazônia, que se supõe estivesse ssuperlotado – e onde 18 vítimas fatais eram da mesma família - tudo se repetiu. Promessas de investigação séria, de condenação dos culpados, de tratamento adequado à tragédia. Sabe-se, infelizmente, que nada disso acontecerá. Os que perderam seus entes queridos nos acidentes da TAM e da Gol sabem exatamente o que se está falando.

OITO MIL

Mais um nome daqueles de peso, com grandes possibilidades de chegar lá entra na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa. Ninguém menos que Fernando Prado, o presidente municipal do PMDB em Porto Velho. Do alto dos mais de oito mil votos recebidos quando disputou uma cadeira à Câmara Federal, Prado é nome quente entre os que concorrerão à Assembléia em 2010.

PETECA NO ALTO

Por falar em Assembléia, hoje recomeçam os trabalhos normais do legislativo estadual. Os deputados iniciam o terceiro ano de seu atual mandato em alta, respeitados pela comunidade e com a nova visão positiva sobre eles consolidada. Não podem deixar a peteca cair....

VAI COMEÇAR!

A primeira grande batalha política na ALE será a disputa por pelo menos dois cargos importantes na mesa: a segunda vice-presidência e a segunda secretaria. Há pelo menos meia dúzia de candidatos aos cargos e a batalha vai ser das mais quentes.

MUITO CEDO?

Não há mais como negar. A campanha presidencial já começou e, para surpresa geral, antes mesmo do carnaval. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, está em campanha aberta, com o aval, apoio e toda a estrutura de governo à sua disposição, colocados pelo presidente Lula.

NO PÁREO

Dilma não consegue mais disfarçar e de vez em quando acaba falando como candidata mesmo. Mas não é só ela. O PSDB também já tem seu candidato em campanha, embora com menos repercussão na mídia. José Serra só pensa no Planalto, mesmo que ainda tenha que superar a briga com Aécio Neves.

E POR AQUI...

Como a campanha eleitoral já começou na mídia, para a Presidência, por aqui o barco deve seguir no mesmo rumo. Em breve teremos candidaturas postas e trabalhando para 2010. Mesmo faltando ainda tanto tempo para a corrida ao voto.

CABELOS BRANCOS

A violência das chuvas nesse inverno amazônico que estamos vivendo está deixando o recém empossado secretário municipal de obras, Marcelo Fernandes, de cabelos brancos, poucas semanas após ser ungido ao posto. O aguaceiro tem destruído ruas, causado sérios estragos e quase todos os dias. A Semob de Porto Velho não está dando conta de tantos problemas.

SEM CARINHO

O governador Ivo Cassol decidiu não esperar pela Prefeitura de Rolim, sua cidade, e ele mesmo, acompanhado do filho Ivo Júnior e do deputado Luiz Cláudio, deram um jeito no matagal defronte a casa da família Cassol, com enxadadas para todos os lados. Foi uma maneira de criticar o adversário Tião Serraia. Cassol não costuma acariciar adversários.

SOBREVIDA

Dos 16 assassinatos cometidos em Porto Velho até o último final de semana, 12 ocorreram na zona leste. Uma área complicada, superpovoada e sem infraestrutura, sem lazer ou qualquer outro atrativo para os jovens, tem se tornado uma espécie de caminho do inferno. Lá não se vive. Se sobrevive à violência.

OS SEM ROUPA

Incrível a cartilha distribuída pela Prefeitura de Alto Paraíso durante a corrida de jericos, no domingo. Entre os pedidos, dois chamaram a atenção: que os turistas não andassem nus pela cidade e nem praticassem atos obscenos em vias públicas. Mesmo assim, houve quem não obedecesse..

Fonte:Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)