Terça-feira, 17 de março de 2009 - 06h20
FINALMENTE SAIRÁ A CONCORRÊNCIA PARA O TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
Em breve, acontece uma concorrência pública que vai mexer com uma área nevrálgica, cheia de problemas e grandes interesses financeiros. Trata-se, nada menos, do lançamento do edital, em abril, para a concorrência para novas empresas de transporte coletiva em linhas intermunicipais. É esse um dos temas mais polêmicos, na medida em que há mais décadas a atividade é realizada apenas pelo grupo Eucatur e, depois, por algumas outras poucas concorrentes, a maioria delas funcionando sem toda a documentação exigida e sem ter como disputar as maiores fatias do mercado com o tamanho do grupo líder do setor. O diretor geral do DER, Jacques Albagli, comandará a execução dos preparativos legais para a concorrência, inclusive depois de cumprir todas as orientações exigidas pelo Ministério Público, que há muito vinha cobrando a regularização do setor. Desde que Rondônia foi transformada em Estado não houve qualquer regulamentação para o transporte público intermunicipal, que se transformou, em algumas localidades, num festival de irregularidades cometidas por algumas empresas. Agora, a coisa vai ser ordenada. Finalmente.
PONTAPÉ INICIAL
A disputa política que se avizinha no Estado será duríssima. Os grupos estão se preparando, costurando alianças, preparando barricadas e esquentando os tamborins para a disputa de 2010. Pelo menos quatro candidaturas ao governo do Estado já estão praticamente postas. A guerra vai começar.
NOVELA DAS OITO
Está se transformando numa verdadeira novela a questão do PSDB rondoniense. Depois de mais de quatro meses de idas e vindas, de muita conversa, de brigas internas duríssimas, de ataques e contra-ataques....nada aconteceu. Não se sabe quais serão os próximos capítulos.
MUDOU
Hamilton Casara, hoje isolado entre os líderes do partido, continua firme no comando da sigla. Reuniões em Brasília e São Paulo não decidiram nada. Mesmo depois que o tucano do alto comando, o rondoniense José Aníbal, que estava ao lado de Casara, teria mudado de opinião.
ATRÁS DE EMPREGO
Não há números oficiais ainda – embora alguns que estejam sendo comentados sejam bastante exagerados – mas a verdade é que todos os dias chegam novas famílias, principalmente vindas do centro-sul do país, para morar em Porto Velho. Todos atrás de empregos nas hidrelétricas do Madeira.
INCHANDO
Há quem diga que só nos últimos meses, algo em torno de quatro mil família já teriam chegado ao Estado de Rondônia, muitas delas se instalando na Capital. Não há levantamento oficial mas, se houver só um pouco de verdade nessa história, imagine-se como Porto Velho vai inchar nos próximos meses.
PERDA
Rondônia perdeu, no final de semana, dona Helena Coimbra Erse. Aos 83 anos, a matriarca da família Erse – mãe do falecido ex-prefeito Chiquilito e avó do líder do PC do B, David Chiquilito – era uma das pioneiras no Estado e sua vida, por si só, resumia grande parte da história desta terra. Grande perda.
BASTIDORES
Contestando informações da coluna, leitor diz que convivência entre o governador Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho não foi nada pacífica, durante a presença do presidente Lula. A coluna informou sobre o que foi visto em público e não nos bastidores, onde algumas histórias só surgiram dois dias depois de Lula ter visitado o Estado.
É OUTRO CHAPÉU
O morto-vivo ditador de Cuba, Fidel Castro, apareceu em fotos pelo mundo todo com um chapéu de palha. O governador Cassol, que gosta de distribuir chapéus a autoridades – como o fez esta semana com o presidente Lula – não tem nada a ver com o presente ao mais antigo ditador do mundo. O de Fidel foi dado pelo presidente de Honduras.
CENAS DE HORROR
Vídeo apresentado no final de semana pela Rede Record, em que um pistoleiro dá três tiros à queima roupa num comerciante de Ji-Paraná, é mais uma prova concreta do nível de violência a que chegamos. O comerciante sobreviveu ao ataque, o mandante foi preso mas o pistoleiro, que já teria executado dezenas de pessoas, está livre, leve e solto. (Clique e veja vídeo da TV Candelária)
INCOERÊNCIA
A turma de petistas e representantes do PC do B e do PSOL – incluindo a senadora rondoniense Fátima Cleide – foi ao ministro apelar para que Cesare Batista não seja enviado para cumprir sua pena Na Itália. Uma enorme incoerência que ignora a Justiça de um país livre. Pior ainda: como se não houvesse assuntos internos, nesse país, que mereceriam, aí sim, várias audiências com o ministro da Justiça.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do
USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?
Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do
Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol
Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita