Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/12/08


Primeira Mão - 17/12/08 - Gente de Opinião 

QUE MUNDO CÃO É ESSE EM  QUE ATÉ DONATIVOS SÃO ROUBADOS?

Em que mundo estamos vivendo? O que está acontecendo com nossos sentimentos de humanidade, de respeito ao próximo, de valorização da vida? Todos os dias assistimos a cenas de violência que nos chocam e colocam os seres humanos abaixo da crueldade de animais – pois esses só matam para se alimentar – deixando-nos impressionados com a maldade que pode ser praticada por pessoas comuns. A última, a de chocar, a de arrepiar os cabelos não veio de bandidos, assassinos, criminosos. Veio de onde menos se poderia esperar: de gente aparentemente de bem, de voluntários e até de soldados do Exército que estavam ajudando os flagelados de Santa Catarina. Várias denúncias foram feitas e alguns flagrantes também, de parte dessa gente roubando – simplesmente roubando – donativos que deveriam chegar aos milhares que ficaram desabrigados, muitos sem absolutamente nada, na tragédia catarinense. Alguns dos roubos de produtos mais caros foram flagrados por câmeras de TV e fotos (como a que ilustra essa coluna) e divulgados. A autoria de tantos outros não foi descoberta. É o contraste da solidariedade de milhões de brasileiros tocados pela trágica situação dos nossos irmãos com a falta de humanidade de alguns. Para onde anda caminhando parte da raça humana?

PRIORIDADE DELES
A crise está batendo à nossa porta. Não se consegue colocar corrupto na cadeia. A violência nunca foi tão grande e as leis para combatê-la nunca foram tão espúrias. Mas o que faz nossa Câmara Federal? Que prioridade tem o Congresso? Nada mais nada menos do que o aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais do país.

DEBOCHE
É quase um deboche. Qualquer pesquisa feita ou por fazer, vai apontar que a grande maioria da população não quer nem ouvir falar em aumento de vereadores. Pelo contrário. A opinião pública gostaria de ver mesmo é as Câmaras encolhendo e custando muito menos que custam.

BEM FEITO!
Mas para os políticos, eleitos por esse mesmo povão que detesta esse tipo de coisa, a grande prioridade, o maior problema brasileiro, a grande questão é aumentar em quase 7.500 o número atual de vereadores. Bem feito para o eleitor que não sabe escolher seus representantes. Agora não adianta protestar.

FALANDO GROSSO
O governador Ivo Cassol andou pelo interior no último final de semana e falou grosso. Baixou a lenha em adversários e fez críticas inclusive em relação à duplicação da ponte do rio Machado, em Ji-Paraná, cujas obras transformaram o trânsito na BR 364 num verdadeiro inferno.

COMEÇANDO....
Mas não foram só discursos de protesto que o governador fez. Cassol andou novamente por várias comunidades, entregando obras e benfeitorias. O homem não pára de percorrer cada canto do Estado, como se tivesse começando seu primeiro mandato agora.

LÁ VAI A GRANA!
Mais um achaque ao bolso dos brasileiros. A partir de janeiro, todos os carros novos terão que usar um novo lacre de segurança. Os carros usados terão que fazer a troca do lacre até final de 2011. É claro que só uma empresa no país inteiro está autorizada a fornecer o equipamento. Que hoje custa 10 reais mas que já chega ao mercado custando umas cinco vezes mais.

BÊBADOS
Aliás, sobre trânsito e carros, já se observa pelo aumento das ocorrências policiais que essa época do ano é pródiga em exageros no volante. Pessoas que bebem e saem pela cidade e BR 364 têm ignorado a Lei Seca. A Polícia Rodoviária e a Polícia Militar garantem que não darão trégua a esses irresponsáveis.

ENDIVIDADOS
Deputados e senadores – foram 83 no total e 13 que perderam as eleições passadas - anunciam prejuízos superiores a 2 milhões e 200 mil reais. Apresentaram aos tribunais eleitorais contas em que juram que gastaram muito mais que arrecadaram. E agora não têm como pagar as dívidas. É mole ou quer mais?

DURA MISSÃO
O presidente Lula terá uma dura missão até meados de 2010: tornar mais conhecida sua candidata à Presidência, Dilma Roussef. Pesquisa nacional divulgada essa semana pela CNT/ Sensus, aponta que quase 48% dos brasileiros simplesmente não sabem que é a ministra. A aceitação da candidatura, portanto, não será tarefa fácil.

NAS RUAS
A campanha política que só deveria começar daqui um ano e meio já está nas ruas. Pelo menos na maioria das cidades de Rondônia. A concorrida pelo Palácio Presidente Vargas já mobiliza lideranças de todos os tamanhos. Vai ser uma longa, longuíssima disputa.
 
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

          Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

          Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

          A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

          De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)