Domingo, 18 de janeiro de 2009 - 07h23
PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA
RECEBERÁ PRESOS DO URSO BRANCO
Até que enfim, um sintoma de bom senso. Depois de concluído – e há mais de um ano abandonado – o presídio federal construído em Porto Velho, a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, em direção a Guajará Mirim, finalmente começará a ter utilidade. Graças à iniciativa da Secretaria de Segurança rondoniense, foi feito um acordo com a Secretaria Nacional de Assuntos Penitenciários para que o presídio tenha alguma utilidade e não se transforme, definitivamente, em mais um, elefante branco. O Estado vai entrar com homens e equipamentos, na vigilância e administração do novo presídio, que até hoje não recebeu nenhum preso. Com o acordo, metade das cerca de 400 vagas da unidade, destinada à segurança máxima, será destinada a presos que estão hoje superlotando o Urso Branco, por exemplo. A decisão já está tomada e o presídio começa a funcionar dentro de algumas semanas. A Polícia Militar vai ter a responsabilidade de cuidar da parte externa do novo presídio, enquanto os agentes penitenciários que atuarão dentro dele serão federais. Neste contexto, é importante dizer que o secretário de Segurança, Evilásio Sena, tem conseguido boas parcerias com o governo federal. O caso do presídio de segurança máxima é apenas uma dessas conquistas.
BOM E RUIM
Os últimos dias, aliás, foram de boas e más notícias para a polícia rondoniense. No lado bom a moeda, destacaram dois casos com repercussão nacional. O primeiro, da menina Ana Clara, de menos de dois anos, que sumiu na mata em Ariquemes e foi encontrada depois de cinco dias sumida. A criança foi localizada por policiais do COE apenas duas horas depois de iniciada a procura por eles.
ÉPOCA
O sucesso do trabalho das equipes da segurança pública mereceu elogios de todos. A ação foi inclusive matéria de destaque na revista Época, de circulação nacional e ligada ao grupo da Globo, além de ser tratada em todos os principais telejornais do país.
PARTO
O outro registro positivo foi o da participação de dois PMs, o Sargento Alexandre e o soldado De Souza na ajuda a um parto realizado dentro da viatura da dupla. Um bebê do sexo masculino veio ao mundo pelas mãos da própria mãe na viatura com os PMs ajudando dentro do que puderam. Viraram também, todos, do bebê à mãe e aos policiais, notícia nacional.
EXAGERO?
O lado ruim da moeda ocorreu numa ação que ainda está sendo investigada, ocorrida no bairro Arigolândia, esta semana. Dois bandidos assaltavam uma casa, a PM chegou e houve troca de tiros. Um dos bandidos morreu mas sua vítima também. Questiona-se se os policiais não deveriam ter negociado e salvado a vítima, antes de atirar. O assunto ainda está sendo alvo de discussões.
NOVO LOCAL
Ainda no primeiro semestre, devem começar as obras do novo prédio da Assembléia Legislativa, na área onde há anos se realiza o Arraial Flor do Maracujá. Ou seja, já em 2009 a grande festa cultural, chamada de maior arraial da região norte, terá que mudar de lugar. Não se sabe onde, ainda, ela será realizado.
BUMDÓDROMO
Ao invés de investir num novo estádio de futebol, o governo rondoniense poderia começar pelas obras de um bumbódromo, que concentraria também outros eventos semelhantes. Esse tipo de festa popular, que reúne milhares e milhares de pessoas, merece muito mais investimentos de que um novo estádio para meia dúzia.
SEM DESCANSO
O deputado Ribamar Araújo, do PT, não refuga serviço. Mesmo no recesso da Assembléia, ele interrompeu as férias para participar de encontro em Belém do Parlamento Amazônico. E já conseguiu com que a importante entidade da região agendasse uma reunião, neste ano, para Porto Velho.
CADEIA NELES!
O que se temia está acontecendo. Agora, os bandidos andam invadindo casas, em plena luz do dia, fortemente armados e aterrorizando moradores. Já aconteceram pelo menos três casos nos últimos dias. Cadeia neles!
DOZE A UM
Mais quase cinco mil inscritos que estão aptos a disputar apenas 396 vagas para o concurso do Idaron, que será realiza no início de março. São mais de doze candidatos para cada vaga. Os que forem aprovados podem ter chamados ainda este ano.
MUITA GENTE
Ontem encerrou também o período de inscrição para o concurso de bombeiros. Para a Polícia Militar também o prazo já foi. O positivo nisso tudo é que o Estado vai contratar mais de 1.500 pessoas só nesse ano.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor