Quarta-feira, 18 de março de 2009 - 06h53
OS PODEROSOS CONTINUAM SOB O
MANTO PROTETOR DO CONGRESSO
Não se poderia esperar coisa diferente! O Senado conseguiu distorcer totalmente projeto de lei que pretendia acabar de vez com a prisão especial aos portadores de diplomas. Grande responsável pela impunidade que grassa entre os poderosos que cometem crimes, ao fazer a proposta de mudança da lei atual houve até um pequeno suspiro de ânimo no brasileiro comum, porque imaginávamos que a queda deste infame benefício chegaria, mesmo que tardio. Mas foi só sonho. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado propôs realmente mudar a lei, mas apenas para os comuns mortais. Governadores, senadores, deputados federais e estaduais, ministros, juízes e promotores públicos – além de militares – continuam imunes à prisão comum. Quem tem diploma universitário e que até agora, quando preso, ia sempre para a tal “prisão especial”, poderá perder o benefício, desde que não esteja na extensa lista de “autoridades”. Castelos não declarados, horas extras pagas irregularmente, denúncias aos borbotões nunca esclarecidas: nada muda a posição dos parlamentares, que agora, quando têm a chance de melhorar sua imagem, pisam na bola de novo. O brasileiro parece andar na rua com roupa e cara de palhaço. No Congresso, ninguém está preocupado com o que o povo pensa. De um jeito ou outro lá, eles – e suas turmas - continuarão imunes a tudo.
ARRAIAL
Alívio geral no meio dos grupos folclóricos: o presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, bateu o martelo ontem. Só vai mandar começar as obras do novo prédio da ALE, na área próxima à Esplanada das Secretarias, depois da festa do Arraial Flor do Maracujá. O Arraial será realizado no mesmo local pelo 27º ano.
OPÇÕES
Faltando menos três meses e meio para a festa, havia grandes dúvidas se a área ainda seria do Arraial. Chegaram a ser cogitados outros locais, como o parque de exposições da Expovel e o estádio Aluízio Ferreira. Mas, com a decisão de Neodi, o problema do local para o Flor do Maracujá se transfere para 2010.
OLHA ELES AÍ!
Lá vem eles! IBAMA, Força Nacional de Segurança – com Polícia Federal e pessoal do Exército fortemente armado – estão atuando no Estado e em toda a Amazônia, combatendo o desmatamento. Compensações para as perdas dos produtores e alternativas de rendas para quem não pode mais trabalhador na terra, nem pensar.
NOVOS RUMOS
Antigo peemedebista, o ex-senador Amir Lando quer trocar de barco, depois de quase duas décadas. Estaria negociando seu ingresso no PSDB, dependendo do que ocorrer com o partido em nível regional. Amir é candidato em 2010, provavelmente à Câmara Federal. No PMDB estadual não tem mais espaço para ele, segundo sua própria conclusão.
ABANDONO
Irresponsabilidade total. Donos de dezenas de terrenos em pontos nobres de Porto Velho, localizados em esquinas, estão deixando que o mato tome conta de tudo. Além dos locais serem ótimos para centenas de animais e insetos, ainda impedem a visão dos motoristas que andam naquela área.
ACIDENTES
Em alguns pontos, o mato já está tomando conta das ruas. Sem enxergar se vem ou não outro carro pelas esquinas escondidas pelo matagal, os motoristas correm riscos e já aconteceram vários acidentes. Está na hora do Código de Postura ser aplicado com rigor.
PINDAÍBA
Para ajudar pequenos municípios que, em função da crise e da queda da arrecadação, estão na pindaíba, o senador Valdir Raupp apresentou uma idéia original. A proposta, citada durante encontro no Tribunal de Contas, é que o governo federal abra mão da contrapartida dos municípios em convênios para essas comunidades. Já seria um alívio.
NA TURQUIA
Pelo menos até domingo, a senadora Fátima Cleide, do PT, não pensa na sua candidatura ao governo do Estado. Ela está em Istambul, participando do 5º Congresso Mundial da Água. É a única representante de Rondônia. A região está também presente com senadores de outros estados.
A TURMA DOS “SEM”
Os que se autodenominam “atingidos por barragens” continuam protestando. Querem vantagens. Agora, tem que se organizar também os “sem grana por causa da crise”, os “sem bala para atirar em fazendeiros”, os “sem dentes para comer rapadura”, os “sem voto para chegar ao poder”. E muito mais gente.
E OS OUTROS?
Seria bom também o Congresso organizar passeatas com “os sem vergonha pelo que fazem ao Brasil”, os “sem castelos para não declarar no imposto de renda”, os “sem caráter para responder a Jarbas Vasconcelos” e muitos, mas muitos outros grupos.
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr