Sábado, 19 de junho de 2010 - 04h22
COMER E BEBER FORA TEM QUE COMEÇAR
A CUSTAR BEM MENOS, EM RONDÔNIA
Sabe aqueles preços absurdos que alguns restaurantes e bares cobram, alegando a alta carga de impostos? Pois agora o consumidor rondoniense precisa ficar atento, porque essa desculpa não vale mais. O governo do Estado, através de decisão do competente secretário José Genaro, concedeu um grande “refresco” para essas empresas, diminuindo significativamente a cobrança do ICMS. A carga deste imposto caiu de 17% para 3%, possibilitando inclusive que quem vive hoje na informalidade se legalize. A decisão já está valendo desde o dia 1º deste mês mas, o que surpreende é que não se soube de nenhum caso de diminuição no custo final dos gastos nestes locais, para o consumidor. É importante que o freqüentador dos restaurantes e bares comece a protestar. Se a carga tributária caiu tão significativamente, o desconto não tem que ser repassado ao consumidor? Ou ele continuará pagando os mesmos valores de antes, para que o dono do estabelecimento ganhe sozinho e tenha muito mais lucro?
É por isso que o cliente tem que fiscalizar, cobrar, exigir e, em não sendo atendido, ir comer e beber em outro lugar. Aquele mote antigo de que o bom é levar vantagem em tudo, conhecido também como a Lei de Gerson, não pode mais predominar. Quando a empresa, que muitas vezes chia com razão pela absurda carga de impostos, recebe benesses, têm que repassá-la ao consumidor. Se não o fizer, não merece a clientela que tem. Por isso, o porto-velhense deve ficar olho vivo para pagar menos quando sair para comer ou beber. Ou ambos.
HORA DOS ACORDOS
A Copa do Mundo ainda vai longe. Amanhã tem outra vez jogo da Seleção e ninguém quer saber de política nesse momento, a não ser a turma dos pré-candidatos. Como não têm público a ouvi-los enquanto a bola rola, todos aproveitam para tentar fechar acordos e alianças. Quando a Copa terminar, a campanha começa a mil. Em Rondônia e no país inteiro.
FESTA E HOSPITAL
Por falar em Copa e na nossa seleção, o pronto socorro do João Paulo II atendeu quase 120 pessoas no dia do primeiro jogo. A maioria vinda de colisões no trânsito. Uma delas morreu. A torcida enche a cara e depois sai no trânsito para comemorar. Não pode ter outro resultado. O João Paulo fica cheio. E vai ficar de novo, depois do jogo de amanhã.
NADA, AINDA!
Mais uma semana se fecha sem que os principais pré-candidatos ao governo tenham anunciado nomes para o fechamento de suas chapas. Parece que escolher um vice (ou conseguir um), tornou-se uma das mais difíceis missões à essa altura do campeonato. Ninguém até agora definiu nada e todas as pré-candidaturas vivem apenas de suposições, nesse quesito.
DIA D
É bom lembrar que o prazo para as convenções está correndo e o Dia D está chegando. Até o final do mês, os partidos precisam estar com as chapas formadas, as alianças fechadas e as candidaturas formalizadas. Quem ficar para trás acaba perdendo o trem da campanha. Portanto, o tempo passou a ser também um forte adversário.
FOME PERIGOSA
Mais um rolo dos grandes para o PT nacional. A greve de fome do deputado Domingos Dutra, que protesta contra a aliança do seu partido com o clã dos Sarney, no Maranhão, é daqueles pepinos que podem trazer sérios danos ao partido. O deputado diz que vai morrer de fome, se for o caso, se o PT mantiver a aliança. O resultado do protesto pode atingir o partido de Lula em cheio.
BESTAS HUMANAS
Animais, brutalizados e covardes e que não dão à vida alheia nenhum valor, travestidos de seres humanos, continuam praticando os mais hediondos crimes Brasil afora. Em São Paulo, na semana passada, foram três casos absurdos. Quando presas, estas bestas humanas terão tratamento diferenciado e amparo da lei, que continua firme e forte, incentivando o crime. Por pior que ele seja.
JUSTIÇA NA CADEIA
Outra questão, dessa vez local. Em menos de três dias, vários casos de pedofilia foram registrados por aqui. Num deles, um tarado atacou duas crianças num parque de diversões em Jacy-Paraná. Para esses criminosos, pelo menos, a lei da prisão lhes dará a punição exemplar. A questão é que, se dependerem da estrutura legal do país, em breve todos estarão soltos de novo, atacando criancinhas.
EXÉRCITO
Vindo de todos os quadrantes do Estado, uma verdadeiro exército de postulantes à Assembléia Legislativa só espera o final do mês e as convenções partidárias para se jogar de corpo e alma na campanha, tentando tomar uma das 24 cadeiras no legislativo estadual. Alguns poucos têm chances reais. A maioria só entra para participar. Porque voto que é bom...
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Time que só pensa em ter a melhor defesa do mundo pode ganhar um título mundial? O técnico Dunga, o sábio, acha que sim. Pobres de nós, torcedores.
Fonte: Sergio Pires.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno