Sexta-feira, 20 de março de 2009 - 06h23
EXCLUSIVO: JOSÉ ANÍBAL DIZ QUE O
PSDB EM RONDÔNIA NÃO VAI MUDAR
Depois de várias tentativas, a coluna conseguiu ontem contato direto com o secretário-geral do PSDB nacional, deputado José Aníbal. A questão de Rondônia foi a tônica da conversa. Para surpresa geral , Zé Aníbal disse que não há planos para mudança no comando dos tucanos no Estado. Pelo menos por enquanto. Um dos principais comandantes do partido, o deputado rondoniense de nascimento – é de Guajará Mirim – disse que Hamilton Casara permanece à frente do PSDB e que o partido quer sim ampliar sua presença no mundo político do Estado, agregando lideranças. Para isso, disse ele, já teria orientado Casara a dialogar com todos os grupos que estão ou querem estar no PSDB. “O que existe aí é muita fofoca e desinformação”, destacou. Outra deeclaração importante passada com exclusividade à coluna pelo secretário-geral tucano: ele virá em abril – a data ainda não está definida – para visitar Rondônia. O principal mote da viagem será encontrar-se com os tucanos de todas as plumagens, colocar água fria na fervura e sair daqui com a certeza de que o partido estará unido para 2010. Zé Aníbal fez questão de elogiar o Estado, dizendo que Rondônia hoje é um destaque especial no contexto do País e que considera muito importante que seu partido esteja forte para enfrentar as eleições do ano que vem, até porque virá com candidatura própria, como a principal sigla de oposição ao atual governo. “E vamos precisar muito de Rondônia”, concluiu.
CAFÉ
Nas últimas décadas, com produção sempre crescente, o café era a cultura perene mais difundida em Rondônia, compondo uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. De modo geral, o cultivo do café robusta em Rondônia é feito em pequenas glebas, com baixo nível tecnológico e mão de obra familiar.
PREOCUPANTE
No início da década, o Estado chegou a produzir quase 2,5 milhões de sacas. Pois toda essa riqueza econômica pode estar em risco, segundo o deputado petista Professor Dantas. Num pronunciamento preocupante, feito por ele na Assembléia, a situação da produção cafeeira de Rondônia foi colocada como em perigo.
PEDINDO APOIO
Dantas pediu apoio a todos os órgãos federais e estaduais e até para faculdades, para que ajudem a encontrar solução para os problemas que estão acontecendo, com a diminuição da produção e até problemas de cultivo, já que o café está florescendo inclusive em épocas erradas. Se as informações do parlamentar estiverem certas, importante fatia da produção agrícola do Estado pode ser afetada.
ORDEM DE CIMA
E não é que a ponte fantasma, que há um século só existia no papel, finalmente está prestes a sair? A ligação entre Brasil e Bolívia, via Guajará-Mirim, terá um investimento superior a 200 milhões e as obras devem começar no início de 2010. A ordem para pagar a dívida com os bolivianos veio de cima: do próprio presidente Lula.
DOIS SONHOS
Quem anda sorrindo de orelha a orelha é o ex-deputado federal Miguel de Souza, hoje numa das importantes diretorias do Dnit nacional. A ponte internacional sempre foi defendida por Miguel. E ninguém acreditava, como não havia crédito no sonho de termos ligação com o Pacífico. As duas obras vão ser realizadas.
SEM PIZZA
Finalmente, uma CPI que não vai terminar em pizza. A do Leite, criada e comandada pelo deputado Jesualdo Pires já conseguiu vários avanços, destacando-se a criação do Conseleite. Agora, prorrogada por mais 30 dias, a CPI parte para suas conclusões, com resultados até aqui muito positivos.
SETE MIL
O TRE rondoniense cancelou mais de sete mil títulos eleitorais só nesse ano. Problemão para os que não regularizaram sua situação e não ficaram quites com a Justiça Eleitoral. O que será que aconteceu com essa gente toda? Será que muitos desistiram de votar, desesperançados com muitos dos nossos políticos? Ainda não se sabe.
CORRERIA
No segundo semestre, começa a correria dos deputados estaduais em busca da reeleição. Acelerada. Com tantas concorrentes – ex-prefeitos, ex e atuais vereadores, líderes comunitários e empresariais – os atuais ocupantes da ALE não querem ficar para trás.
MENOR
A esperança dos parlamentares é que, com o trabalho duro que vêm realizando, com a mudança da imagem do legislativo estadual, que agora até devolve 60 milhões de reais aos cofres públicos, a comunidade rondoniense reconheça a melhoria. Para que em 2010 haja uma renovação bem menor do que aconteceu na última eleição.
JUSTIÇA TARDIA
Quase 30 anos depois, a Justiça condenou suspeitos de envolvimento na morte do advogado Agenor de Carvalho a pagar mais de 1 milhão de reais à família. O caso ainda está em aberto. Assim como o assassinato do senador Olavo Pires, ocorrido há 19 anos, cujos autores já confessaram o crime mas até agora ninguém foi condenado.
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor