Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/03/09


Primeira Mão - 20/03/09 - Gente de Opinião 
EXCLUSIVO: JOSÉ ANÍBAL DIZ QUE O
PSDB EM RONDÔNIA NÃO VAI MUDAR

 
Depois  de várias tentativas, a coluna conseguiu ontem contato direto com o secretário-geral do PSDB nacional, deputado José Aníbal. A questão de Rondônia foi a tônica da conversa. Para surpresa geral , Zé Aníbal disse que não há planos para mudança no comando dos tucanos no Estado. Pelo menos por enquanto.  Um dos principais comandantes do partido, o deputado rondoniense de nascimento – é de Guajará Mirim – disse que Hamilton Casara permanece à frente do PSDB e que o partido quer sim ampliar sua presença no mundo político do Estado, agregando lideranças. Para isso, disse ele, já teria orientado Casara a dialogar com todos os grupos que estão ou querem estar no PSDB. “O que existe aí é muita fofoca e desinformação”, destacou. Outra deeclaração importante passada com exclusividade à coluna pelo secretário-geral tucano: ele virá em abril – a data ainda não está definida – para visitar Rondônia. O principal mote da viagem será encontrar-se com os tucanos de todas as plumagens, colocar água fria na fervura e sair daqui com a certeza de que o partido estará unido para 2010. Zé Aníbal fez questão de elogiar o Estado, dizendo que Rondônia hoje é um destaque especial no contexto do País e que considera muito importante que seu partido esteja forte para enfrentar as eleições do ano que vem, até porque virá com candidatura própria, como a principal sigla de oposição ao atual governo. “E vamos precisar muito de Rondônia”, concluiu.
 
 
 
CAFÉ
Nas últimas décadas, com produção sempre crescente, o café era a cultura perene mais difundida em Rondônia, compondo uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. De modo geral, o cultivo do café robusta em Rondônia é feito em pequenas glebas, com baixo nível tecnológico e mão de obra familiar.
 
PREOCUPANTE
No início da década, o Estado chegou a produzir quase 2,5 milhões de sacas. Pois toda essa riqueza econômica pode estar em risco, segundo o deputado petista Professor Dantas. Num pronunciamento preocupante, feito por ele na Assembléia, a situação da produção cafeeira de Rondônia foi colocada como em perigo.
 
PEDINDO APOIO
Dantas pediu apoio a todos os órgãos federais e estaduais e até para faculdades, para que ajudem a encontrar solução para os problemas que estão acontecendo, com a diminuição da produção e até problemas de cultivo, já que o café está florescendo inclusive em épocas erradas. Se as informações do parlamentar estiverem certas, importante fatia da produção agrícola do Estado pode ser afetada.
 
ORDEM DE CIMA
E não é que a ponte fantasma, que há um século só existia no papel, finalmente está prestes a sair? A ligação entre Brasil e Bolívia, via Guajará-Mirim, terá um investimento superior a 200 milhões e as obras devem começar no início de 2010. A ordem para pagar a dívida com os bolivianos veio de cima: do próprio presidente Lula.
 
DOIS SONHOS
Quem anda sorrindo de orelha a orelha é o ex-deputado federal Miguel de Souza, hoje numa das importantes diretorias do Dnit nacional. A ponte internacional sempre foi defendida por Miguel. E ninguém acreditava, como não havia crédito no sonho de termos ligação com o Pacífico. As duas obras vão ser realizadas.
 
SEM PIZZA
Finalmente, uma CPI que não vai terminar em pizza. A do Leite, criada e comandada pelo deputado Jesualdo Pires já conseguiu vários avanços, destacando-se a criação do Conseleite. Agora, prorrogada por mais 30 dias, a CPI parte para suas conclusões, com resultados até aqui muito positivos.
 
SETE MIL
O TRE rondoniense cancelou mais de sete mil títulos eleitorais só nesse ano. Problemão para os que não regularizaram sua situação e não ficaram quites com a Justiça Eleitoral. O que será que aconteceu com essa gente toda? Será que muitos desistiram de votar, desesperançados com muitos dos nossos políticos? Ainda não se sabe.
 
CORRERIA
No segundo semestre, começa a correria dos deputados estaduais em busca da reeleição. Acelerada. Com tantas concorrentes – ex-prefeitos, ex e atuais vereadores, líderes comunitários e empresariais – os atuais ocupantes da ALE não querem ficar para trás.
 
MENOR
A esperança dos parlamentares é que, com o trabalho duro que vêm realizando, com a mudança da imagem do legislativo estadual, que agora até devolve 60 milhões de reais aos cofres públicos, a comunidade rondoniense reconheça a melhoria. Para que em 2010 haja uma renovação bem menor do que aconteceu na última eleição.
 
JUSTIÇA TARDIA
Quase 30 anos depois, a Justiça condenou suspeitos de envolvimento na morte do advogado Agenor de Carvalho a pagar mais de 1 milhão de reais à família. O caso ainda está em aberto. Assim como o assassinato do senador Olavo Pires, ocorrido há 19 anos, cujos autores já confessaram o crime mas até agora ninguém foi condenado.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)