Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/11/09



Primeira Mão - 20/11/09 - Gente de Opinião
A CONTA: 230 MILHÕES PARA OS BICHOS 
E 30 MILHÕES PARA SALVAR AS PESSOAS


O presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, voltou com toda a corda. Tão logo reassumiu, após poucos dias afastado para tratamento de saúde, já tomou várias decisões. Uma delas, a de assinar a autorização para início das obras do novo prédio do legislativo estadual. Mas Neodi também voltou falando duro, por exemplo na questão das obras das usinas e principalmente na de Jirau, que até provocou uma CPI na Assembléia. O presidente disse que os deputados sempre foram parceiros das gigantescas obras mas não entende como, numa contrapartida de mais de 300 milhões de reais, “230 milhões sejam para preservar macacos e antas e apenas 30 milhões para atender as necessidades das pessoas”. Ele diz que a Assembléia vai exigir que Jirau apresente a documentação necessária para continuar a obra e que preste contas de tudo o que foi acertado em termos de contrapartida. Não deixou por menos o comandante geral do parlamento rondoniense: encheu a bola da CPI, disse que ela é necessária e que a Assembléia está agindo com responsabilidade. “Temos que agir agora, enquanto é tempo, porque depois não tem mais como cobrar nada”. Voltou soltando o verbo e dando duro, o presidente da ALE.

SEM PALAVRA

Ainda relacionadas com as questões ambientais, Neodi Carlos cobrou, de novo, o cumprimento do acordo feito entre o governo federal e o Estado para resolver questão das centenas de famílias que vivem na área da Flona Bom Futuro. Lembrou que até hoje as perseguições continuam. 



NINGUÉM AVISOU


Na área, as ações da Força Nacional de Segurança e do Ibama, “estão tratando colonos como bandidos”, segundo denunciou de novo o presidente da ALE. Continuam agindo como se nada tivesse sido acertado entre o governo rondoniense e a União. Na cadeia de comando, a ordem para cumprir o que foi acordado não chegou à base. Ou seja, o caos continua normalmente, lá pelos lados da Flona... 



“SOY CONTRA”

A obra do novo prédio da Assembléia, comemorada por praticamente todos os deputados, não teve o aval de pelo menos um deles. No mesmo dia em que era assinada a autorização para início da construção, o novo-antigo deputado Silvernani Santos foi à imprensa dizer que é contra o investimento. 



VOZ DISCORDANTE

Até agora, ao que se sabe, é a única voz discordante neste quesito. Mas, do alto dos seus cinco mandatos de deputado e até uma quinzena como governador interino do Estado, Silvernani tem seu público. E ainda disse que vai falar contra o novo prédio da ALE em todo o Estado. 



ADOTOU


Quando o então deputado Chico Paraíba deixou a Assembléia para se tornar conselheiro do Tribunal de Contas, a comunidade de Presidente Médici temeu ficar sem um representante no parlamento. Não ficou. O deputado Jesualdo Pires (PSB), assumiu a responsabilidade e tem dado àquele município uma atenção muito especial. 



DINHIRO EM CAIXA

O vice-governador João Cahulla, durante gravação do programa Candelária Debate, da TV Candelária/Record, canal 11, que vai ao ar neste sábado, a partir das 9h da manhã, dá uma informação que vai, certamente, alegrar o funcionalismo. Tanto o salário de dezembro como o 13º serão pagos antes do dia 20 de dezembro. O comércio também vai comemorar a informação. 



FOI FÁCIL!

Hélio Vieira, correndo sozinho, foi reeleito com facilidade para mais um mandato à frente da OAB rondoniense. Dos 2.053 eleitores, apenas 294 votaram em branco ou anularam seus votos. Com nomes como Orestes Muniz e Ivan Machiavelli na sua chapa, Hélio uniu a categoria agora segue tranqüilo para novo mandato de mais três anos. 



ESBURACOU O PAC

Parece mentira, mas as obras do PAC, que deveriam ser motivo de grande comemoração do porto-velhense estão se transformando num enorme problema. É que a empreiteira que realiza as obras de canalização para levar água tratada à toda a cidade simplesmente não está cobrindo os buracos e nem recolocando o asfalto. 



COM RAZÃO

O contrato, que prevê que tudo seja deixado como estava antes da buraqueira não está sendo cumprido. Tanto autoridades estaduais como municipais, assim como a população, estão protestando. Com toda a razão. 



SÓ POLÍTICA


Central Sindical e CUT continuam brigando feio pelo comando de sindicatos locais. Na área da construção civil, que é a entidade classista mais importante do momento, pelos milhares de trabalhadores das usinas, o pau está quebrando feio. Como pano de fundo, que ninguém se engane, nenhum interesse dos trabalhadores. Apenas política. E partidária. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)