Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/01/09


Primeira Mão - 21/01/09 - Gente de Opinião 

O SONHO DE STÉDILE E DO MST É
UM GOVERNO À ESQUERDA DE LULA

O MST completou 25 anos de existência e seu comandante-geral, Pedro Stédile, diz que o grande sonho do movimento é eleger no Brasil um governo bem mais à esquerda de Lula. Stédile prefere não comentar que o número de assentados no país caiu muito e que seu movimento tem perdido a força, até porque parte da sociedade, que admirava a luta do MST por justiça social, acabou enchendo o saco pelas invasões a torto e a direito, inclusive com destruição do patrimônio público, em ações políticos que nada tinham a ver com a luta pela terra. No início do ano passado, o MST tinha cadastradas cerca de 65.500 famílias prontas para invasões no País. Hoje, esse número caiu para menor de 50 mil. O movimento liderado pelo maluco-beleza Stédile está decadente mas ainda vive, sob seus líderes, momentos de delírios. À esquerda de Lula? No Brasil, só quando o Sargento Garcia prender o Zorro.

 

OBRAS, OBRAS!

O governador Ivo Cassol retorna das curtas férias amanhã. Chega com agenda cheia e várias decisões a serem tomadas. Na pauta principal, muitas obras que estão em andamento no Estado e que ele quer ver concluídas o mais rápido possível. Incluindo o novo CPA.

 

ÓBVIO ULULANTE

Cassol também recomeça suas atividades com alto astral. Pesquisa feita na região central do Estado, mostram o óbvio: ele e Raupp são, disparados, os preferidos para as duas vagas ao Senado. Na mesma pesquisa, destacaram-se o prefeito Alex Testoni e o deputado Jesualdo Pires. Também óbvio.

 

DIFERENTES

Uma confusão envolvendo o nome e a base territorial de dois sindicatos – ambos da construção civil – se repetiu nos últimos dias. O Sinduscon  municipal, de Porto Velho, entrou na Justiça contra as obras de água e esgoto do PAC na Capital. Este sindicato é presidido por Marcos Pires.

 

É OUTRO

Já o outro Sinduscon, o estadual, bem mais antigo e que abrange todo o Estado, é presidido pelo empresário Chagas Neto. Esse sindicato não tem nada a ver com a ação contra as obras do PAC, segundo sua diretoria.

 

HELICÓPTERO

O Coronel Evilázio Sena, secretário de segurança, anuncia a chegada do primeiro helicóptero para ajudar no combate ao crime e fiscalização de fronteira. Neste ano ainda, virá outro. A coisa está acertada e pilotos do Estado já estão em Brasília fazendo treinamento.

 

FRONTEIRA

Armas pesadas e drogas em profusão continuam entrando em Rondônia e Acre pela fronteira da Bolívia. Como a Polícia Federal não tem efetivo suficiente para fiscalizar os mais de 1.300 quilômetros de fronteira, as equipes de segurança do Estado vão entrar na jogada.

 

PARCERIA

É por essa participação, numa parceria governo federal e Estado, que Rondônia começa a receber muitos novos equipamentos – os helicópteros inclusive – para atuação de suas polícias. Tudo também para ajudar no policiamento de fronteira.

 

PREVENÇÃO

O acidente ocorrido domingo no prédio da Igreja Renascer precisa servir como alerta para todos. Reunindo pequenas multidões, os chamados templos evangélicos precisam ser revisados, em todo o país, inclusive em Rondônia, para que acidentes assim não se repitam.

 

LIXÃO

Mais chuva, mas alagamentos. E fica claro que o lixo jogado nas ruas, em Porto Velho, é um dos principais culpados pela falta de escoamento do aguaceiro que tem caído dos céus. Ou seja, é a própria população que joga o lixo que acaba voltando para dentro de suas casas.

 

NA TV

A presidenciável Dilma Roussef começou, essa semana, mais uma tentativa de tornar-se mais conhecida no país. Já está percorrendo as emissoras de TV e os principais programas de entrevistas em rede nacional. De rosto e penteado renovados, Dilma começa agora a corrida pela sucessão do Presidente Lula. 

 

DIFÍCIL

Piada boa, que vale tanto para o homem como para a mulher. Num casal que está junto há muito tempo, é fácil passar o outro para trás. Difícil é passar um ou outro para a frente...

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

          Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

          Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

          A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

          De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)