Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/03/09


 
QUANTO PIOR MELHOR: É O
INCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA
 
Há uma forte corrente no Brasil que defende,vive e sobrevive do inchaço da máquina pública. E que clama por mais, mais, mais e mais cargos para abrigar apaniguados, amigos e eleitores nos chamados cargos em comissão, os mais bem pagos e que servem como fortalecimento das bases políticas dos detentores dos passageiros cargos, ali colocados pelo voto da população. Não importa os danos que isso represente aos cofres da Nação e ao Brasil como país, o interesse dessa corrente  – que infelizmente está se transformando em maioria – é abrigar cada vez mais gente, sob as asas da grana alheia, ou seja, do dinheiro do contribuinte. O que ocorre é que, inchada, vivendo um momento de crise financeira que atinge todo o mundo, as arrecadações federal,estaduais e municipais despencam. Num quadro como esse, não há dinheiro para pagar todo o mundo. Ao mesmo tempo, os sindicatos das categorias dos servidores não querem nem saber: exigem aumentos, mesmo que saibam que os cofres estão raspados. É nessa confusão toda que está se transformando o serviço público nacional. Abarrotado de altos salários para os que estão mais próximos do poder; pressionado por quem quer ganhar mais, não interessa de onde saia a grana e, pior que isso, com, com a visão distorcida de que é aumentando uma máquina ineficaz e muitas vezes corrupta, que conseguiremos chegar ao Primeiro Mundo. Ledo engano.


É SERRA!
O tucano José Aníbal, ao afirmar ontem à coluna que o PSDB se transformará no principal partido de oposição ao governo, obviamente se referia ao governo federal e ao PT. Os tucanos virão de José Serra para a Presidência. Já está definido. Qualquer outro nome – incluindo Aécio Neves – será apenas jogo de cena.


 
TRÊS BI
Três bilhões de reais ao ano. Esse é o custo do Senado brasileiro para os bolsos dos pobres brasileiros, cada vez mais endividados, enfrentando um período de crise internacional e ainda pagando cada vez mais impostos para manter mordomias e vantagens de uma casta que circunda o poder.


 
SUPERHIPER
A cada quatro meses, toda a megasuperhiperestrutura do Senado custa aos cofres públicos 1 bilhão de reais. Com salários de magnatas, com apaniguados ganhando pequenas fortunas, com gastos incontroláveis.


 
CONTRA O PAÍS
É esse o poder que tem a missão – junto com a Câmara Federal – de salvaguardar a democracia do país, aprovar leis para melhorar a vida dos brasileiros, fiscalizar as ações do governo. Imagine-se se não tivesse essas responsabilidades!


 
200 MILHÕES
Não param de chegar novas boas notícias para Rondônia, em termos de investimentos. Agora é a obra da ponte internacional, ligando Guajará Mirim a Guayara, no lado boliviano, que receberá mais de 200 milhões de reais. É uma grana sem precedentes na história das duas cidades, tanto a brasileira quanto a da vizinha Bolívia.


 
ESTADO AFORA
O vice-governador João Cahulla está seguindo os passos do seu companheiro e amigo Ivo Cassol. Cahulla tem percorrido várias regiões do Estado, visitando comunidades, falando sobre ações do governo e participando ativamente da administração. Torna-se, cada vez mais, personagem importante para 2010.


 
43 ANOS
Na próxima terça-feira, dia 23, o PMDB comemora 43 anos de criação. Teve em sua história algumas das mais importantes personalidades da vida pública brasileira, nesse período. Em Porto Velho, a data será lembrada. O presidente do diretório municipal da Capital, Fernando Prado, não vai deixar a data passar em branco.


 
ALGUÉM ACREDITA?
Nota divulgada pela Liga dos Camponeses Pobres – apócrifa, como todas, já que não há ninguém que se responabiliza legalmente pela entidade – diz, em determinado trecho: “Não possuímos grupo armado e não temos nenhum tipo de aliança com madeireiros”. Certamente deve ser uma piada. Alguém acredita nessa gente?


 
PREOCUPANTE

Mais um estudo internacional que assusta. Ele aponta que 42% da destruição de todas as florestas do mundo são da região amazônica. O volume mundial de derrubadas representa que uma área do tamanho de São Paulo é destruída a cada semana. Ou seja, a coisa está ficando feia mesmo, caso tais estudos resumam mesmo que parte da realidade


 
PERIGO
Há uma visível preocupação dos órgãos da saúde pública – principalmente a do Estado – em relação às três mortes por dengue hemorrágica registradas em Ariquemes. O secretário Milton Moreira determinou prioridade total para combater o problema naquela cidade. O prefeito Confúcio Moura também.

Fonte - Sergio Pires - www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)