Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009 - 06h48
UMA LAMENTÁVEL COMPARAÇÃO COM
CENAS QUE NÃO DEVERIAM SE REPETIR
Cenas incríveis da violência contra os judeus na Segunda Guerra – quando seis milhões deles foram brutalmente assassinados – confrontadas com que os judeus de hoje fizeram com os palestinos da Faixa de Gaza circulam na internet, como a que ilustra essa coluna. São incríveis as semelhanças dos poderosos armados contra civis inocentes. Infelizmente, é a tônica da humanidade, que tende a sempre repetir seus erros. Antes, o holocausto era contra os judeus. Hoje, o risco é da repetição das mesmas cenas de terror, agora promovidas pelos israelenses. A força bruta dos nazistas, a teoria da pureza racial, o belicismo de Hitler foi um momento que o mundo jamais vai esquecer. E deveria ter aprendido a lição.
Agora, as vítimas de ontem – sob novos argumentos, como a luta contra o terrorismo do Hamas, que é realmente um grupo radical e também tem grande culpa no que está acontecendo no Oriente Médio – são os partidários da brutalidade de hoje. Parece que a raça humana não tem cura, mesmo.
VOLTANDO À CASA
O caso do PSDB no Estado está dando panos prá manga. Ouve-se que a turma do governador Ivo Cassol – ele, João Cahúla, Expedito Júnior e mais um grande grupo de aliados – estaria com um pé dentro do ninho tucano. Faltariam apenas pequenos detalhes para que tudo desse certo.
EXIGÊNCIAS
A verdade é que os detalhes pendentes não são tão pequenos assim. Quem conhece o assunto a fundo garante que o governador rondoniense aceitaria voltar ao PSDB para apoiar José Serra à presidência mas, para isso, teria algumas exigências.
NOVO COMANDO
Uma delas refere-se diretamente ao comando regional da sigla. Cassol quer ver seu amigo e aliado, o deputado Euclides Maciel, como o novo presidente do diretório regional. Ouve-se que ele não aceitaria a manutenção do atual grupo de mandatários, que tem à frente Hamilton Casara.
MAIS CURTO
O assunto já esteve prestes a ser decidido na semana passada. Houve novas conversas e, pelo menos até ontem, um pequeno retrocesso nas negociações. Mas a turma de Serra está fazendo o possível para ter de volta um PSDB poderoso em Rondônia. E o caminho mais curto para isso seria via Cassol, sabem os comandantes nacionais tucanos.
JOGADAÇA
Por falar em Serra, ele conseguiu dar um nó na adversidade interna do seu partido, ao trazer para seu governo o agora ex-adversário Geraldo Alkmin. Foi uma jogada interessante no jogo político que prepara a disputa pela cadeira do presidente Lula, em 2010.
VAI BEM
Não se pode ignorar o bom trabalho que fez o vice-prefeito de Porto Velho, Emerson Castro, em poucos dias como prefeito interino. Enfrentou dificuldades, engrossou quando teve que fazê-lo e dialogou para contornar problemas e pequenas crises. Já disse a que veio.
PORTAS ABERTAS
Já o prefeito titular, Roberto Sobrinho, interrompeu suas férias ontem para correr a Brasília atrás de recursos para a capital. Junto com ele, entre outros partidários e parceiros, Odair Cordeiro, um dos petistas que têm mais portas abertas entre a turma de Lula. A começar pelo próprio Presidente.
LARANJAS
Em Rondônia, se repetem histórias tristes quase todos os dias, quando a polícia pega algum laranja, ávido por ganhar dinheiro fácil, tentando transportar drogas. No geral são pessoas comuns, a grande maioria sequer com ficha criminal, que se arriscam para pegar um dinheirinho. Estão indo todos para a cadeia e pegando penas pesadas.
CHANTAGEM
Não se pode negar que a crise existe. Mas há setores produtivos que partiram para a chantagem pura e simples contra o governo, anunciando demissões em massa e exigindo mais e mais para estancar a saída de trabalhadores. Está na hora de se ter um pingo de patriotismo. Mas, ao que parece, isso não há.
O PAU COMEU
As obras da BR 319 podem ser usadas como um caso simbólico. Até dentro do governo Lula há uma forte divisão sobre se a 319 deve ou não ser asfaltada em sua ligação entre Porto Velho e Manaus. O pau está comendo entre ministros, uns a favor e outros contra a obra. Lula não se posicionou ainda.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr