Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 07h19
DEFESA DAS MULHERES NÃO PASSA
DE PROPAGANDA E CONVERSA MOLE
Cada vez que assistimos a algum tipo de violência, a alguma tragédia, a algum crime brutal é que, infelizmente, constatamos o quanto está distante o mundo dos discursos da vida real. A proteção às mulheres tem sido anunciada como prioridade pelo governo, pelas autoridades policiais, pelo Judiciário. É programa de governo e, diz-se, da sociedade. Como sempre, faltou combinar com os trogloditas, com os brutamontes, com os machistas que abundam em todos os cantos do Brasil. Tudo isso regado à ineficiência dos órgãos policiais, aos desinteresse que é comum no serviço público e aos meandros sem fim de leis que protegem criminosos e que abundam no Brasil e no Judiciário. O crime frio e absurdo praticado por um psicopata, atirando várias vezes (foto) contra uma mulher indefesa e matando-a na hora, em Minas, foi mostrado em todos os telejornais. As imagens são inacreditáveis e a pobre vítima é apenas mais uma entre as centenas que todos os dias são mortas, apanham ou são tratadas quase como animais por maridos, namorados e amantes que as martirizam. No Rio Grande do Sul, um caso semelhante está prestes a se tornar outra tragédia. Depois de apanhar dez vezes do ex-namorado, sempre com brutalidade, uma mulher não sabe mais a quem recorrer para não ser morta. Como em Minas, nem a polícia e nem a Justiça mandam o covarde para a cadeia.
No caso de Minas, depois de oito denúncias à polícia, a mulher morta sentia-se pelo menos um pouco segura. A Justiça tinha mandado o ex-marido ficar longe dela. Ele nunca cumpriu a decisão judicial e nunca foi sequer detido por isso. Discurso e campanha publicitária cara em defesa das mulheres é uma coisa. Salvá-las na vida real, como se vê, é outra, muito diferente.
JÁ TEM DINHEIRO
Não poderia ser melhor a notícia, antecipada esta semana pelo deputado Lindomar Garçon, de que finalmente vai sair o edital para a concorrência que contratará a empresa responsável pela construção da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa. A grana, quase 211 milhões de reais, já está disponível. Dessa vez, finalmente, a ponte longe demais tem tudo para virar realidade.
VIROU PIADA
A obra da ponte virou piada quando foi anunciada com pompa e circunstância pelo então deputado Moreira Mendes. Quando o PT e Lula assumiram o poder, há quase oito anos, a grana da ponte foi transferida para outras obras, de interesse dos petistas. Desde lá, a obra se tornou uma ponta fantasma. Agora vai?
DIVISÃO
Não é tão pacífica, na região da Ponta do Abunã, a decisão de votar sim, pela emancipação, no plebiscito do dia 28 de fevereiro. Há muita gente do distrito de Nova Califórnia que estaria contra a emancipação porque não quer se unir a Extrema e muito menos imaginar que a sede da futura Prefeitura seja nesta área. É impressionante.
PICUINHAS
Depois de quase duas décadas de luta para conseguir o plebiscito, primeiro e decisivo para a emancipação, picuinhas de um ou outro podem prejudicar todo o esforço da grande maioria dos moradores da região. Em Nova Califórnia, se vê várias casas pintadas com o “não”, ou seja, contra a emancipação.
PITT BULL
Não é possível que nenhuma autoridade tome providências contra quem não tem qualquer respeito pelos outros. No Espaço Alternativo, onde centenas de pessoas vão caminhar todos os finais de tarde, donos de cães – alguns perigosos – continuam andando com os animais como se fossem os únicos donos do pedaço.
CASO RARO
O deputado estadual Ribamar Araújo, em alguns lugares que vai, parece celebridade. Tem sido muito elogiado e cumprimentado por ser o único político rondoniense que não responde a nenhum processo. Ele virou até notícia nacional. Afinal, neste meio, é raríssimo o caso de alguém que não tem qualquer pendência com a Justiça.
INJUSTIÇA
O risco, nesse caso, é a relação divulgada pela ONG Transparência Brasil cometer injustiças. Sem distinguir casos realmente sérios de pequenezas e até processos sem qualquer chance de vingar, a instituição valoriza quem nada deve mas pode ser algoz contra muitos que respondem a questões insignificantes. Mas o Ribamar não tem nada com isso. E curte o momento.
RESPOSTA RÁPIDA
Assim dá gosto de ver! Menos de dois dias depois das denúncias de envolvimento de policiais militares em crimes na região de Jacy-Paraná, as equipes da área de segurança do Estado prenderam cinco suspeitos. Várias mortes estão sendo investigadas e as investigações podem confirmar a participação do grupo preso.
PMS NO CRIME
A Secretaria de Segurança – tanto através da polícia civil como da própria Polícia Militar – não esperou para da r uma pronta resposta à sociedade. Dos cinco presos, três são policiais militares. Eles são suspeitos de espalhar o terror no distrito. A resposta imediata da polícia foi a melhor notícia dos últimos dias.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M