Domingo, 22 de fevereiro de 2009 - 06h26
UMA RUPTURA INESPERADA: JORNAL
DOS GURGACZ ATACA VALDIR RAUPP
O carnaval corre solto e a confusão é geral. Os fatos se sucedem e até surpresas aparecem, como um duro ataque do jornal de propriedade da família do presidente regional do PDT, Acir Gurgacz contra o até há pouco aliado e amigo senador Valdir Raupp (foto). Não há ainda informações seguras sobre os motivos da “pauleira” contra Raupp. Até porque o senador estava, em Brasília, defendendo importantes interesses da família Gurgacz junto ao governo federal. Há comentários, fofocas e até ilações (o fato do PDT estar fora dos planos futuros do PMDB numa eventual coalização estadual para 2010 seria um dos motivos?), mas nada se sabe, ainda, do porque da ruptura. Podem haver até outros ingredientes sobre os quais ainda não se pode falar, mas a verdade é que o comandante do PDT, ao atacar Raupp, está também comprando briga com os aliados do PMDB, a começar pelo PT de Roberto Sobrinho, Fátima Cleide e companhia. A verdade é que Gurgacz é, sem dúvida, candidato ao governo do Estado em 2010. Está sozinho, por enquanto. E, ao que parece, está fechando as portas ao diálogo com o PMDB. A começar pelo seu mais importante líder. Porque? Ainda não se sabe.
OTIMISMO
O senador Expedito Júnior anda comemorando com relação a dois temas de grande importância para Rondônia. Segundo ele, tanto o projeto da transposição dos servidores do ex-território como a da dívida do extinto Beron podem andar este ano. Otimismo é o que não falta ao senador do PR.
APOIO VITAL
Na realidade os dois assuntos avançaram mesmo. No caso da transposição, o apoio do presidente do Senado, José Sarney é vital para que o projeto saia da gaveta. Até porque Sarney quer resolver assunto semelhante – já conseguiu dos servidores estaduais e agora quer resolver o dos municipais do Amapá – e prometeu todo o aval à causa rondoniense.
VANTAGENS
É sempre bom registrar que, caso saia mesmo a transposição, cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e os cofres do Estado pouparão algo em torno de 30 milhões de reais ao dinheiro de hoje.
PERÍCIA
No caso do Beron, há também possibilidades concretas de que o caso seja definitivamente resolvido. O ministro Ricardo Levandoswski determinou uma nova perícia nas contas, que ficará pronta em 90 dias, se o prazo determinado for cumprido.
ESTÁ PAGA
O próprio ministro já teria afirmado que a conta de Rondônia para com o Beron já está paga. Só falta a informação final do perito para que outros 12 milhões de reais por mês parem de sangrar os cofres rondonienses.
EXPLICANDO
A explicação do deputado Neri Firigolo sobre a posição do seu partido no caso da eleição da Mesa Diretora não teve foi nenhuma Brastemp mas pelo menos serviu para amenizar um pouco o clima ruim que ficou. Tudo isso depois que os petistas – o próprio Firigolo e o Professor Dantas – negaram-se a votar em seu companheiro de partido, Ribamar Araújo, para segundo secretário.
RACHÃO
A verdade é que a bancada do PT na Assembléia está bem dividida. Ribamar é independente em relação ao seu partido. Firigolo segue a cartilha, linha por linha. O professor Dantas prefere não ser contra nem a favor, muito antes pelo contrário. Ou seja, são três cabeças com três sentenças diferentes.
É A CAMPANHA!
Faltando ainda um ano e meio para as eleições de 2010, o clima já começa a esquentar entre os grupos políticos rivais do Estado. O tom dos debates já está subindo. E vai piorar cada vez mais, até se chegar mais perto da votação. O que está acontecendo é só o começo.
SÃO TODOS
A oposição anda chiando porque Dilma Roussef já estaria em campanha, levada para lá e para cá pelo presidente Lula. A verdade é que tanto ela quanto José Serra, Aécio Neves e outros menos cotados já estão, todos, em campanha aberta. O resto é conversa prá boi dormir.
TEM EXPLICAÇÃO?
Como o STF consegue explicar uma decisão que permite a criminosos, assassinos cruéis, bandidos de todos os naipes ficarem livres até serem julgados em última instância? Nessa semana, em Porto Velho, o padrasto de uma menina de nove anos a matou friamente. Será julgado e condenado. Mas vai poder recorrer livre, como se fosse uma pessoa de bem. Não dá vontade de chorar?
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor