Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 06h26
UM VOTO SOLITÁRIO QUE VALERÁ
PELOS 190 MILHÕES DE BRASILEIROS
Uma das mais importantes questões que podem assegurar no Brasil pelo menos um pouco menos de sujeira em eleições depende de apenas uma pessoa. Um único brasileiro, entre os mais de 190 milhões que somos, segundo o último censo. E ele nem começou a trabalhar ainda. O nome dele é Luiz Fux - na foto acima- , respeitadíssimo nos meios jurídicos nacionais e recém indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar vaga aberta há quase um ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Será dele a responsabilidade de decidir se o movimento nacional em favor da Lei Ficha Limpa vai valer alguma coisa ou não. Será dele o voto que definirá se, ao contrário do que determina a Constituição, a Ficha Limpa terá poderes sobre a eleição passada ou não. No TSE, o caso ainda está pendente porque exatamente a metade dos ministros tem uma posição e a outra metade tem outra completamente diferente. Só Luiz Fux terá o superpoder de decidir, sozinho, para que lado penderá a balança da Justiça.
Em função da confusa posição dos ministros, o assunto continua causando danos sérios, mesmo vários meses depois de fechadas as urnas. Em Rondônia, por exemplo, na própria Assembleia Legislativa não se sabe exatamente quem fica e quem sai em pelo menos duas cadeiras.
E isso se repete BNrasil afora. Os votos de milhões de brasileiros podem não valer nada. O voto poderoso, agora, único, é de Luiz Lux. Ele é o cara.
HÁ ALGUMA VERDADE?
Se tiver um pingo de verdade, boataria que corre pela Capital pode se tornar uma bomba. Conhecido personagem estaria sendo denunciado por crime de pedofilia e algumas coisas mais graves. O caso estaria correndo em segredo de Justiça, mas é tema de conversas de gente que diz que o assunto é dos mais terríveis. Esperamos para ver no que vai dar.
OUTRO CAPÍTULO
Nesta quarta, está previsto mais um capítulo da novela sem fim da transposição. O governo promete apresentar nova minuta de projeto à bancada federal e sindicalistas rondonienses. Será mais uma tentativa de empurrar com a barriga? Aposentados e pensionistas estão mesmo fora do processo. E pode piorar ainda mais.
BOAS NOVAS
Além de aumento salarial – ao menos para os efetivos – servidores da Assembleia poderão receber mais notícias boas nos próximos dias. O presidente Valter Araújo está estudando algumas medidas. Uma delas: a possível reativação do restaurante no legislativo estadual, fechado há longo tempo.
PARCERIA PROPOSTA
Em seu blog, o governador Confúcio Moura elogia a ação das OSCIPS (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). E publicamente propõe parcerias. Incluiu na idéia que as OSCIPS poderiam cuidar, por exemplo, dos Shopping Cidadão no Estado. Sem não forem como as ONGs, quem sabe as tais OSCIPS não possam ser mesmo úteis?
ESTÃO PERDENDO
Por falar em ONGs, elas continuam pressionando de todas as formas para que não seja aprovado o novo Código Florestal Brasileiro. Toda a semana, plantam notícias na imprensa, denunciando que, se aprovado, o Código trará prejuízos ambientais. Não é verdade, é claro. No Congresso, já haveria consenso para aprovar a nova lei como ela está. Sem as emendas das ONGs.
A VOLTA DO ITR
A volta do Instituto de Terras de Rondônia (ITR) continua sendo motivo de preocupação do governo Confúcio. O assunto, ao menos até ontem, estava parado na Assembleia Legislativa. Os governistas tentam convencer os deputados da importância da recriação do instituto.
QUASE 100 MIL
A tentativa é de começar a resolver, via ITR, a situação de quase 100 mil pequenas propriedades rurais que continuam sem documentação, causando grandes prejuízos aos produtores. Eles não têm acesso a financiamentos e apoio oficial, porque, na realidade, não são considerados donos da terra.
CINTOS APERTADOS
O governo federal começa a reconhecer claramente que há um grande risco da volta da inflação. A presidente Dilma Rousseff já determinou estudos e medidas práticas para impedir que o monstro ganhe corpo novamente. Esperemos, pois, um aperto forte no nosso cinto, depois de anos de gastança.
RISCO DE PEIA
Briga feia entre petistas deve continuar nas próximas semanas. Se continuar dividido em alas, o partido em Rondônia corre o risco de repetir, nas eleições municipais, o que aconteceu em nível estadual. Ou seja, pode levar peia nas principais Prefeituras que irá disputar em 2012.
EM ALERTA
As chuvas não param. Em Porto Velho e Ji-Paraná, populações ribeirinhas já correm risco. E a tendência é que o inverno amazônico deste ano tenha muito mais chuva. A defesa civil destas duas e de outras cidades rondonienses já está em alerta.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno