Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/02/09


 
Primeira Mão - 24/02/09 - Gente de Opinião
OUTRA VEZ QUEREM NOS CONDENAR À
SITUAÇÃO DE ATRASO E DE ABANDONO

Há quem queira nos condenar ao atraso e ao abandono. Os motivos são obscuros e os interesses em jogo imensos. Muitas ONGs, por exemplo, não querem permitir que a Amazônia cresça e se desenvolva – mesmo que se busque uma convivência harmônica entre a preservação e o progresso – porque em muitos casos essas organizações defendem interesses internacionais que nada têm a ver com o Brasil. Um caso sintomático está acontecendo em relação às obras da BR 319 (foto), ligando Porto Velho a Manaus. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, luta com todas as forças para que a ligação por terra entre as duas capitais seja concretizada. Já outro ministro, Carlos Minc, foi convencido principalmente por ONGs internacionais que a abertura da estrada significará a destruição de quase 40% da floresta numa extensão, em linha reta, de mais de 900 quilômetros. De onde tiraram esses percentuais e que estudos fizeram ninguém sabe. A verdade é que uma obra de tanta grandeza e importância para toda a região pode empacar eternamente. Porque é sempre bom lembrar: quem manda na Amazônia não é o governo e nem o povo brasileiro. As ordens emanam mesmo das ONGs. Então, estamos mesmo perdidos.

É PRIORIDADE

Confúcio Moura disse à Folha  que não é  candidato. E não é mesmo. Mas só porque não pode falar publicamente, ainda, sobre o assunto. A  disputa pelo Palácio Presidente Vargas está entre seus planos prioritários. Sobre isso, não resta qualquer dúvida.

 

DOIS OBSTÁCULOS

Os únicos percalços no caminho de Confúcio são, pela ordem, a aliança com o PT e a deputada federal Marinha Raupp. Se o PMDB lançar nome próprio e Marinha não for candidata, o nome será o dele, Confúcio, prefeito reeleito de Ariquemes. 

 

AINDA HÁ ESPERANÇA

O caso da morte do empresário Electo Azevedo  continua aberto. O assassino já foi condenado a 24 anos de cadeia. Seus companheiros no crime haviam sido absolvidos num primeiro julgamento, que agora foi anulado. Começa tudo de novo. Pode ser que agora se faça Justiça.

 

DRIBLE

O presidente Lula deu um drible no senador  Valdir Raupp, no final do ano passado. Garantiu ao senador do PMDB que viria a Porto Velho durante o mês de janeiro. Depois, mudou a agenda e, é claro, não apareceu.

 

SERÁ QUE VEM?

Agora, Lula garantiu ao deputado federal Lindomar Garçon que estará na Capital rondoniense dia 12 de março, para inaugurar as obras de duplicação da BR 364, de Candeias até a Unir. Será que dessa vez vem mesmo?

 

BYE BYE

Durante todo o seu primeiro mandato, Lula jamais colocou seus pés em Porto Velho. Veio apenas uma vez, num encontro de trabalhadores rurais no interior e bye bye. Agora, garante que vem inclusive para ver de perto o início das obras das hidrelétricas do rio Madeira.

 

LÁ VEM ELA!

A tiracolo, o presidente vai trazer a ministra Dilma Roussef. Ela mesmo, sua candidata à Presidência em 2010. Outros ministros próximos ao Presidente também virão, inclusive o homem do colete, o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.

 

NOVOS PLANOS

O vice-governador João Cahulla começa a mudar seus hábitos. Antes quase avesso à aparições públicas – preferia a atuação nos bastidores, onde sempre teve grande eficiência – Cahulla agora é pré-candidato ao Governo do Estado. E já começa a se tornar uma figura de destaque em eventos por Rondônia afora.

 

SÓ DEPOIS

Preocupado com as chuvas que têm castigado duramente sua cidade e com muitas obras que não podem ser tocadas nesse período de inverno amazônico, o prefeito Roberto Sobrinho se concentrou nesse tema. Candidatura para 2010 não está fazendo parte da sua agenda. Pelo menos por enquanto.

 

NA ARMADILHA

Otário e formiga tem em todo o lugar. Parece que há uma convenção de otários, brasileiros e estrangeiros, que desinformados sobre a guerra civil no Rio de Janeiro e o comando da cidade nas mãos do crime organizado, ainda vão para lá no carnaval. Centenas foram assaltados, roubados, surrados. Otário e ainda desinformado é demais!

 

ALTO ESTILO

E o grande Manelão despediu-se da Banda do Vai Quem Quer em alto estilo: botou mais de cem mil pessoas na rua, sábado passado. Não há qualquer outro evento em Rondônia que reúna tanta gente num só local como a Banda do Manelão. Ele merece!  

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

          Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

          Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

          A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

          De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)