Sexta-feira, 24 de abril de 2009 - 06h43
BOM FUTURO: PRODUTORES NÃO ACEITAM PERDER O SEU GADO
A coisa vai ficar preta na Floresta Nacional Bom Futuro. Como aliás essa coluna previu há mais de um mês, quando se questionou se os produtores que vivem no local há anos, alguns há décadas, aceitariam passivamente que mais de 40 mil cabeças de gado que suaram para criar fossem retiradas assim, na moleza. Os produtores já decidiram que não aceitarão a entrada da Força Tarefa, que será enviada depois de uma decisão unilateral do Ministério do Meio Ambiente, para retirar o gado à força, se necessário. O deputado federal Ernandes Amorim, do PTB, lidera movimento contra a ação e ainda anuncia que tem apoio do governador Ivo Cassol, de deputados estaduais, de prefeitos da região e outras autoridades. As mais de cinco mil famílias que vivem na área querem a presença do ministro Carlos Minc para reunir-se com eles, nesse sábado, buscando uma alternativa que preserve o meio-ambiente mas não os trate como marginais. Até porque a Flona Bom Futuro foi criada depois de centenas de famílias já estavam na área. Enquanto a questão da floresta continua sendo decidida desde gabinetes em Brasília, por aqui a coisa na vida real é outra. Pode haver sérios problemas quando a Força Nacional, fortemente armada, entrar na área para tentar tirar a força milhares de animais que são a base do sustento de milhares de pessoas. Esperemos que o bom senso, ao menos dessa vez, prevaleça!
SUBINDO
Está subindo o tom do debate político. Nesta semana, tanto o governador Ivo Cassol quanto o senador Expedito Júnior criticaram duramente a senadora Fátima Cleide e a bancada do PT Foi durante périplo da comitiva governamental pelo interior do Estado.
CHAPÉU ALHEIO
Cassol contrariou informações de que os petistas tinham conseguido recursos para o Hospital de Cacoal. Afirmou que os 30 milhões de reais foram obtidos pelo governo do Estado. E disse não aceitar que alguns membros do PT queiram fazer mesuras com o chapéu alheio. A coisa está esquentando.
DILMA LÁ
A batalha com o PT, no Estado, vai ser acirrada. Mas em nível nacional, Cassol continua mantendo os elogios que fez repetidas vezes à ministra Chefe da Casa Cicil, Dilma Roussef, candidato petista à Presidência. A cor local e a eleição de 2010 no Estado influem os caminhos do confronto entre governistas e petistas.
TEATRO
É importante registrar a inauguração do Teatro Banzeiros, realizado pela Prefeitura Municipal. Mesmo destinado a pequenos públicos, o novo Teatro é um avanço na vida cultural porto-velhense. Agora, vamos ficar esperando pelo Teatro estadual, que, finalmente, está andando.
CPA A MIL
Outra obra importante que vai de vento em popa é a da construção do Centro Político e Administrativo, o CPA, sonho que Cassol torna realidade quando não se acreditava que sairia tão cedo. Quem passa pelo local, na Esplanada das Secretarias, a cada dia vê o CPA avançar. Está adiantado em relação ao cronograma original.
TRABALHANDO
O deputado Valter Araújo, do PTB, tem se destacado na Assembléia. É do grupo de parlamentares que atua em várias frentes, como Jesualdo Pires, Ribamar Araújo, Miguel Sena, o presidente Neodi Carlos e tantos outros. Valter agora se volta também para problemas mais sérios da Capital.
OBRA URGENTE
Sua proposta para que seja asfaltado o acesso à Balsa é bem vinda. A situação da estrada que dá acesso ao local da travessia do rio Madeira, próximo ao Porto Graneleiro, está a exigir solução imediata. As condições do trecho que vai do Porto à Balsa são péssimas.
ESCUDOS
Os sem terra do Pará, armados até os dentes com armas de grosso calibre e algumas exclusivas para uso das Forças Armadas, usaram jornalistas como escudo num confronto com seguranças de uma fazenda que tentavam invadir. Até que melhorou. Antes eles estava usando mulheres e crianças na linha de frente...
OUTRO PAÍS
Decisão judicial de reintegração de posse passou a ser brincadeira. Os sem terra ignoram as medidas da Justiça e continuam fazendo o que bem entendem. A lei vale para fazendeiros e empresários. Para o MST e sua turma não. Para eles, tudo é permitido.
SÃO NOVE
João Cahulla? Noedi Carlos? Expedito Júnior? Marinha Raupp? Confúcio Moura? Roberto Sobrinho? Fátima Cleide? Eduardo Valverde? Acir Gurgacz? Se a eleição para o governo fosse hoje, em qual destes pré-candidatos você votaria? No meio deles, estão pelo menos quatro que vão para a disputa nas urnas, no ano que vem.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe