Quarta-feira, 25 de março de 2009 - 05h35
O CALENDÁRIO ESTÁ VOANDO. 2010
JÁ CHEGOU BEM ANTES DO ESPERADO
O calendário está adiantado e 2010 já chegou. Há quem se engane, imaginando que a eleição para o governo do estado só começa a movimentar o mundo político a partir do ano que vem. Nada disso! Os nomes dos pré-candidatos já estão nas ruas. Hoje, um ano e sete meses antes da disputa eleitoral, pelo menos quatro nomes já estão entre os que querem a cadeira do governador Cassol. São eles: o vice João Cahulla, a senadora do PT, Fátima Cleide; o deputado federal Eduardo Valverde, também do PT e o empresário Acir Gurgacz, do PDT. E ainda não se pode esquecer que os petistas podem apresentar, como surpresa, a indicação do prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, na hora em que a coisa for mesmo definida. Outros nomes começam a ser comentados e podem ser somar, em breve, a esse primeiro grupo. Como os da deputada federal Marinha Raupp e do prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura. A verdade verdadeira é que já não se fale em outra coisa, desde agora. A sucessão estadual já co
A QUEM INTERESSA?
O Brasil criou um sistema de eleições que é a cara da classe política. A cada dois anos vamos às urnas. Termina uma eleição e começa outra. E isso interessa a quem, a não ser aos políticos e aos candidatos? Não está na hora de termos eleições mais espaçadas para que, entre elas, se possa pensar no Brasil?
CALVÁRIO
Vai recomeçar um verdadeiro calvário para os pequenos municípios brasileiros, que nos últimos anos tinham conseguido pelo menos pagar suas folhas de servidores. Com a “marolinha” da crise, a previsão de queda de até 30% no Fundo de Participação dos Municípios vai atingir como um raio pelo menos 80% das comunidades brasileiras.
APAVORADO
Aqui em Rondônia, a queda do FPM pode ser avassaladora para algumas cidades de pequeno porte, que dependem em muito – ainda – do dinheiro de Brasília para conseguirem sobreviver. O presidente da Associação dos Municípios do estado, a Arom, o prefeito Laerte Gomes, anda apavorado com a previsão de crise.
ROLO GRANDE
Informações são checadas, contas bancárias andam sendo vasculhadas. Tem gato na tuba. Nos próximos dias, pode explodir mais um daqueles rolos grandes no meio da política regional. É questão de dias.
QUIETOS
O crime organizado continua fazendo o que quer no Brasil. Alguém ouviu aí algum deputado, senador ou ministro falando em mudanças na lei, em penas muito mais duras, em combate em todas as frentes contra os bandidos? Não ouviu porque ninguém falou.
TERCEIRO PLANO
Nenhum dos 22 mil funcionários do Congresso, alguns com salários de marajás, também não ouviu qualquer ação dura e à altura contra o crime organizado. Só discurso, papo furado e falta de ação. Por lá, os graves problemas nacionais estão em terceiro plano. Mateus, Mateus, primeiro os meus!
SÓ SUSTO
O jornalista e hoje homem de televisão Daltro di Franco deu um susto em seus familiares e amigos essa semana. Sofreu um mal súbito e acabou no hospital. Felizmente, foi só um susto. Nos próximos dias já volta à ativa.
SÓ RINDO, MESMO!
A reserva Roosevelt, cheia de diamantes – aquela mesma em que ninguém entra ou sai sem autorização da Polícia Federal (rsrsrsrs), voltou ao noticiário esta semana. Uma centena de garimpeiros que estava lá dentro, pegando as pedras preciosas, foi retirada da área. Há sonhadores que dizem que a Roosevelt é só dos índios. Só pode ser brincadeira.
AO BRASIL NÃO
Enquanto a União não decide, ou seja, não anda e nem desocupa a estrada, fazendo de conta que não existe contrabando na Reserva Roosevelt e deixando nossas riquezas serem roubadas todos os dias, os malandros que se associam aos caciques estão bamburrando. Diamantes só pode enriquecer estrangeiro. Brasileiro é proibido.
VENDETTA
A vingança é um prato que se come frio. O deputado Ernandes Amorim, do PTB rondoniense, andava desancando contra o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc em discursos na tribuna. Por coincidência (???) Amorim acabou denunciado por crime ambiental. Em duas fazendas que ele nega serem suas.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno