Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/12/09



Primeira Mão - 25/12/09 - Gente de Opinião
PARA A HUMAN RIGTHS, APENAS
ALGUMAS MORTES DEVEM SER PUNIDAS

A violência, o crime, a tortura, o massacre de seres humanos têm que ser denunciados. Não há palavras que sirvam para demonstrar o quanto as pessoas de bem se horrorizam com qualquer tipo de maldade contra outras pessoas. Mas, para algumas instituições, como por exemplo a Human Rights Watch, há algumas mortes que precisam ser denunciadas e outras não.Em seu relatório anual, a organização internacional que monitora violações aos direitos humanos fez denúncias contra Rondônia, destacando “sinais de tortura” em presídio e dizendo, de forma irresponsável, que “mais de 100 detentos foram assassinados no presídio Urso Branco, desde 2002”. Em todo o relatório, sempre ávido em defender os direitos de assassinos, matadores de crianças, chefes e membros do crime organizado, torturadores da sociedade brasileira, nem uma linha ( é importante repetir: NEM UMA LINHA) em defesa de qualquer uma das centenas de vítimas dos criminosos. E nada, absolutamente nada, por exemplo, de cobrar esclarecimentos sobre o brutal massacre de 29 garimpeiros, mortos a golpes de borduna e tiros de carabina dentro da Reserva Roosevelt, em abril de 2004. Ou seja, exige-se que as mortes (mesmo com o número absurdo apresentado pela entidade) de presos sejam esclarecidas e os envolvidos punidos. 

Não é surpresa que zero, nada, absolutamente nenhuma cobrança seja feita para que se esclareçam tantos assassinatos brutais cometidos contra pessoas de bem e nunca, jamais, haja cobrança de justiça para os assassinos dos garimpeiros. Que direitos humanos, afinal, defende essa gente? 

OUTRO CLIMA

Nos últimos dias, deu gosto de ver o centro de Porto Velho cheio de policiais, controlando tudo, cuidando da população, andando para cima e para baixo. Uma sensação de segurança que há muito não se via. O porto-velhense sonha com o dia em que tais ações sejam comuns, todos os dias. 


NAS RUAS

O mesmo tem que acontecer em relação ao trânsito. É incrível que tantos acidentes estejam acontecendo, que tantos malucos em caminhões, carros e motos andem como querem pelas ruas, sem que um só policial esteja vigiando, parando os motoristas doidos, multando. Não há controle algum sobre o trânsito irresponsável de Porto Velho. 


VOLTA AO QUE ERA


No ano passado, o ano letivo começou em março, depois de um projeto do deputado Tiziu Jidalias ser aprovado na Assembléia. A mudança não foi positiva, na avaliação do próprio governo e do parlamentar. Por isso, Tiziu voltou ao assunto e com novo projeto definiu o 2 de fevereiro para que as aulas comecem em 2010. Tudo volta ao que era antes, para quase 280 mil estudantes do Estado. 


ESTÁ PIORANDO


Cresce o número de casos de dengue em Rondônia e em Porto Velho a situação é ainda mais preocupante. A Prefeitura está trabalhando duro, aumentando o fumacê e o Governo estadual pede parceria da população para acabar com os focos de criação do mosquito que transmite a doença. O pior de tudo é que os servidores da saúde municipal decidiram entrar em greve. Coitado do porto-velhense. 

SÓ LULA SALVA

Não fosse a posição intransigente do presidente Lula em defesa da liberdade, do amplo direito de opinião e de uma imprensa totalmente livre, como aliás manda a Constituição, a tal Conferência Nacional de Comunicação (composta por sindicalistas, onguistas e outros guistas e nenhuma empresa séria do setor), já teria decidido pela implantação da censura à imprensa brasileira. É o que dizem todos os veículos sérios do país. 


FAZ FALTA


O ex-senador Expedito Júnior anda pelo Estado ainda faturando sua boa atuação no parlamento. O caso dos mototaxistas, o trabalho na questão da PEC da Transposição e a batalha pelo fim da dívida do Beron rendem dividendos por onde ele passa. Está fazendo falta no Senado, o lépido político rondoniense. 


PRECATÓRIOS


A questão dos precatórios é muito complexa. Todos os governos detestam falar em pagá-los. Em Rondônia, contudo, uma parceria do Governo com o Tribunal Regional do Trabalho garantiu pagamentos de precatórios à base de 400 mil reais por mês desde 2003. São quase cinco milhões por ano. O convênio foi renovado para 2010. 


OS DOIS LADOS


O bom trabalho da Polícia Federal brasileira fica claro num amplo relatório com números importantes sobre a ação da instituição, uma das mais respeitadas do País. Só um dado: foram 4.534 prisões este ano contra 3.969 em 2008, um crescimento de mais de 14%. Este o dado bom. O que é ruim é que se sabe que a grande maioria dos presos está por aí, de novo, todos livres. 


REPETIÇÃO

O Natal já foi. Falta agora Ano Novo, férias, muita festa e muito carnaval. Daí sim, lá por março é que 2010 começa de verdade, no Brasil. Como todos os anos. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)