Terça-feira, 26 de janeiro de 2010 - 07h17
CENSURA: UMA VITÓRIA DOS DITADORES,
UMA DERROTA DE TODA A SOCIEDADE
Na Venezuela, o presidente Hugo Chávez conquistou mais uma grande vitória pessoal mas, sem dúvida, uma enorme derrota para a democracia e as liberdades: ele comemora o fechamento de uma das maiores emissoras de TVs, contrária ao seu governo. O ressurgimento de governos totalitários, que antes de qualquer coisa atacam as liberdades e buscam na censura à imprensa a melhor forma de controle da opinião pública é uma doença que, imaginávamos, estivesse extirpada da nossa América Latina. Mas ela está voltando com força. Na Venezuela, na Bolívia, no Equador e até na Argentina, onde houve uma das mais terríveis ditaduras dos anos de chumbo e que deveria ter aprendido a lição.
Aqui no Brasil, ao menos por enquanto, é o presidente Lula quem ainda está segurando alguns proeminentes membros do seu governo e do seu partido que trabalham, de todas as formas possíveis, para transformar a censura em algo legal, mascarando-a em propostos, projetos, decretos. Logo o PT, um símbolo da luta pela liberdade de imprensa, geral e irrestrita. E que agora tem que passar a vergonha de ver nas televisões e jornais, anúncios de entidades que defendem as liberdades, pedindo que a sociedade não aceite a volta da censura que anda sendo proposta dentro deste governo. Fiquemos pois, de olho. Os poderosos do momento se esquecem do passado e querem uma imprensa servil. E querem uma democracia só para eles. Não podemos aceitar isso passivamente.
RECOMEÇANDO
A vida política recomeça aos poucos, no Estado. Nesta terça, deputados estaduais voltam ao plenário para sessão suplementar. A reunião será à tarde, quando os deputados voltam de suas férias para a primeira votação do ano. A reunião foi convocada pelo Palácio Presidente Vargas mas não há informação sobre a pauta.
TEMOR DE OUTUBRO
No legislativo estadual, a partir de agora, a grande preocupação da maioria dos deputados é buscar a reeleição. Mesmo nas férias, praticamente todos eles andaram visitando suas bases, reunindo-se com cabos eleitorais e procurando voto. Muitos temem não conseguir voltar em 2011.
CORRIDA ÀS VELAS
O que está acontecendo com o abastecimento de energia elétrica em Porto Velho? No sábado, vários áreas da cidade ficaram de novo sem energia e na escuridão. No bairro São João Bosco, por exemplo, a energia sumiu por mais de duas horas. É uma das áreas do centro que mais seguidamente tem que recorrer às velas.
JUSTIÇA E SONHO
Há magistrados que, em muitas situações, acham que vivem num país sério, onde as leis funcionam. Por exemplo: eles dão sentenças determinando que maridos e companheiros violentos fiquem a distância de suas mulheres e parceiras, a quem agridem sempre. É claro que a sentença sonhadora não funciona.
CADEIA E CONVITE
Quando um juiz toma uma decisão dessas nos Estados Unidos, por exemplo, o agressor que chegar perto da sua vítima vai para a cadeia em meia hora. Aqui no Brasil, tal decisão baseada na premissa que as coisas por aqui funcionam, é o mesmo que emitir um convite ao criminoso para que ataque de novo.
VIDA REAL
É claro que os magistrados não gostam de ouvir ou ler essas coisas. Mas há muitos deles que lavam as mãos e não decidem dentro da realidade. Partem da idéia idealista de que tudo fora de suas salas funciona como está escrito no papel. Mas, na verdade, sabem bem como é a vida real no Brasil.
PORQUE AUMENTA
Só para completar o assunto. Mesmo com a Lei Maria da Penha, o número de agressões a mulheres aumentou 25% no país no ano passado. A culpa disso tudo é a legislação que nunca á cumprida, a absurda impunidade e a falta de polícia para combater também este tipo de delito.
CAINDO DO CÉU
Um final de semana com menos chuva mas assim mesmo os riscos de enchente em algumas regiões de Rondônia não diminuíram. O Sivam prevê mais chuva pesada para os próximos dias e até o final do inverno amazônico. Não está sendo moleza a situação principalmente dos ribeirinhos.
TODOS A FAVOR
O mês de fevereiro será diferente no Estado, com uma eleição também atípica na maior cidade rondoniense. Todo o eleitorado de Porto Velho está convocado para votar no plebiscito que pode determinar a emancipação dos distritos da Ponta do Abunã. A diferença das eleições comuns é que todos os políticos estão falando a mesma língua.
EXPLICAÇÃO ÓBVIA
Não se ouviu uma só opinião contrária à emancipação. É fácil entender. Os candidatos na eleição de outubro não querem correr o risco de perder qualquer votinho na área de Abunã. Então, todos estão do mesmo lado, apoiando o plebiscito e a emancipação.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno