Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 05h31
LIVRAR A CARA DAS “MULAS” DO TRÁFICO SERIA
DAR CARTA BRANCA PARA OS GRANDES CHEFÕES
Pedro Abramovay era considerado um novo talento na área do combate às drogas. No governo Dilma Rousseff, teria papel importante neste contexto. Mas, antes mesmo de assumir a nova função, teve que cair fora, porque disse besteira e iria fazer besteira, apaixonado por um tema que na sociedade brasileira tem cada vez mais adeptos: a defesa dos criminosos. Abromovay queria que os pequenos traficantes, aqueles chamados mulas, contratados para transportar pequenas quantidades de drogas, tivessem suas penas muito amenizadas. Foi exatamente na contramão do que exige a sociedade brasileira, neste momento em que as drogas são a essência de toda a trágica violência que assola o país.Caiu fora. Ainda bem. Porque se permanecesse na função, iria parecer que o governo brasileiro estaria abrindo as pernas para o tráfico. Porque não penalizar o laranja, os mulas, seria como que dar carta branca aos grandes traficantes para aliciar exércitos de transportadores de cocaína, maconha, crack e outros quetais. Seria dizer aos criminosos que eles, os chefões, ficariam imunes desde que utilizassem apenas os “pequenos” para o transporte do material da morte.
Abramovay, infelizmente, não é voz isolada. Dentro e fora do governo; dentro da OAB; em centenas de ONGs; no Congresso Nacional; nas Assembleias Legislativas país afora, existem muitos como eles, sempre preocupados com os direitos humanos dos bandidos e com empecilhos contra penas duras para o crime. A maioria o faz por ideologia, uma ideologia geralmente panaca, ingênua. Mas há os que sabem muito bem o que estão fazendo, ao defender a bandidagem. Os ingênuos acabam a serviço dos sócios do crime. E, juntos, uns por pureza de pensamento e outros por associação ao crime, impedem o mais rigoroso combate à violência que o país precisa demonstrar. Já foi tarde o Abramnovay. E tomara que outros como ele também saiam da vida pública.
SÓ SETE DIAS
Estamos a apenas sete dias do mais importante evento político do Estado depois da eleição que colocou Confúcio Moura no governo. Nesta próxima terça, dia 1 de fevereiro, assumem os deputados da nova legislatura e já escolhem seu novo presidente. Se não houver uma daquelas surpresas que só não são impensáveis na política, Valter Araújo será o novo comandante da ALE.
REAÇÃO RÁPIDA
Por justiça, tem que se registrar a rápida solução do caso das drogas roubadas de dentro do Denarc no final do ano passado. A prisão da escrivã Raimunda Nonata Souza, seu filho e outros parentes, esclareceu o assunto. Espera-se agora que o Judiciário atue com toda a firmeza, colocando atrás das grades por longo tempo todos os envolvidos.
CASOS DE EXCEÇÃO
A questão da pensão a ex-governadores começa a ser contestada em todo o país. Aqui em Rondônia também. A OAB está se movimentando, porque considera a pensão ilegal e imoral. Tem parte de razão. Há casos, contudo, em que se não fosse a pensão recebida, ex-governantes estariam morrendo à míngua. Rondônia tem um exemplo claro disso.
CADEIRA DE RODAS
O ex-governador Jerônimo Santana, acometido de várias doenças e que está praticamente paralisado numa cadeira de rodas, não teria como sobreviver não fosse a pensão de ex-governador. A OAB está coberta de razão quando quer acabar com mordominas e exageros, mas não pode tratar todos os casos como iguais. Sob pena de grande injustiça.
OUTRAS QUESTÕES
É importante que a OAB nacional e a subseção local amplie também seu leque de protestos, contra, por exemplo, pagamentos de subsídios para moradia de autoridades de todos os calibres, nos três poderes. Deputados, magistrados, representantes do Ministério Público e do Executivo têm essa benesse. Que é no mínimo exagerada e imoral. Então, a hora de agir é agora.
PASSOU PERTO
Na Assembléia Legislativa do Estado, a questão da aposentadoria dos deputados por pouco não se tornou mais um gasto absurdo para os cofres do Estado. Na época, um pequeno grupo de parlamentares, liderados pelo hoje deputado federal Mauro Nazif, não permitiu que o acinte fosse cometido. Mas bateu na trave.
120 DIAS
“O Hospital de Cacoal, que é grande e bonito, está ainda subutiizado, mas, que queremos dentro de 120dias dar carga completa a ele. Inclusive, o Batista, que é adjunto da saúde, está de plantão dentro deste hospital para fazê-lo funcionar plenamente”. Notícia dada por Confúcio Moura no seu blog. Em maio, o grande hospital deve começar a atender a pleno vapor.
VIADUTOS
Mesmo na temporada de chuvas, a Prefeitura da Capital continua tocando várias obras. Algumas delas, contudo, só quando o verão começar. É o caso dos viadutos, que segundo o secretário Israel Xavier, serão tocados a todo o vapor quando a chuva passar. Todos eles. Já é uma boa nova para a cidade onde o trânsito exige soluções rápidas.
FECHADÍSSIMO
Ao contrário do que se ouvia nos bastidores, o senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, continua fechadíssimo com Confúcio Moura. Deu entrevistas e assinou artigo dizendo que a aliança está cada vez mais forte. PMDB e PDT, que ganharam o governo, não têm rusgas por cargos. Já os outros partidos da aliança...
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno