Quinta-feira, 26 de março de 2009 - 05h57
CRESCE O EMPREGO EM RONDÔNIA,
MESMO NESSES TEMPOS DE CRISE
O momento é de dificuldades econômicas e, por isso mesmo, torna-se ainda mais importante o destaque que Rondônia está tendo na questão do emprego. Enquanto outras regiões do país anunciam diariamente problemas com a empregabilidade, com mais demissões que admissões, nosso Estado se destacada não só entre os da região norte mas também em nível nacional. O crescimento de 4,23% no nível de emprego nos últimos doze meses, o que representou cerca de sete mil postos de trabalho a mais, bem resume o bom momento em que vivemos nessa terra, mesmo com todos os perigos que nos rondam pela crise econômica internacional. Só para se ter idéia da diferença de Rondônia para a maioria das demais unidades da federação, em fevereiro o emprego aqui cresceu quase 1% enquanto em vários regiões se registrou decréscimo no número de trabalhadores. Hidrelétricas, obras do PAC, incentivo do governo estadual à qualificação de mão de obra para todos os setores, construção civil em alta e principalmente apoio total à agroindústria são quesitos importantes na melhoria do quadro econômico. Há grandes desafios ainda. Mas Rondônia os está enfrentando com números bastante positivos, pelo menos até agora.
DEPENDE DE LULA
Se amplia a pressão sobre o Congresso para que a PEC da Transposição seja votada ainda neste ano. Esta semana, líderes de vários sindicatos foram a Brasília, pedir apoio à bancada federal e ao Congresso. As lideranças rondonienses estão sonhando com o apoio formal do presidente Lula à proposta. Se ele der o aval, a coisa anda a mil por hora. Se não der...
APOIO A JERÔNIMO
O jornalista e milionário Roberto Kuppé se impressionou com a situação de quase penúria em que vive o ex-governador rondoniense Jerônimo Santana. Kuppé criou um blog para quem quiser, que participe do esforço para ajudar o ex-poderoso político da Estado, que hoje vive numa cadeira de rodas e sobrevivendo com uma magra pensão.
ABANDONADO
Cada vez que se fala na situação de Jerônimo Santana, fica claro que o poder pode ser um troféu atingido por poucos mas, ao deixá-lo, o poderoso torna-se um simples mortal. Geralmente esquecido, traído por “amigos” do passado e amargurado por ser deixado de lado principalmente por tanta gente que ele ajudou quando estava por cima. É assim a vida pública...
OLHA QUEM FALA!
Sensacional o senador Renan Calheiros vir a público e dizer que o seu colega Tião Viana, do PT, não tem ética, porque criticou algumas das muitas irregularidades do Senado, que envergonham o país. Quando Renan Calheiros critica alguém por falta de ética, se tem certeza de que alguma coisa anda muito errado neste país.
MISSÕES
Na Assembléia, depois da eleição de Edson Martins, do PMDB, que foi escolhido como novo ouvidor, foi a vez do deputado Valter Araújo (PTB), ser escolhido por unanimidade para manter-se como corregedor-geral. Os dois já estão trabalhando duro.
NA BR?
Está se aproximando novamente a temporada do carnaval fora de época. Não se sabe ainda se a festa será realizada, de novo, na BR 319, que no trecho que passa pela área onde os blocos desfilam, também se chama avenida Jorge Teixeira. É caso raro no Brasil uma BR ser interrompida para qualquer tipo de evento. Aqui ainda pode.
RASTILHO
Aquela bomba que está armada e com o rastilho da pólvora já chegando perto do petardo é assunto tratado a portas fechadas. Ainda. Aguarda-se para breve o estouro do caso, que já teria chegado ao Ministério Público e à Justiça. Aguardemos, pois.
AÇÕES ISOLADAS
A violência crescente na zona leste de Porto Velho, onde se registraram mais de duas dezenas de assassinatos nos primeiros dois meses e meio do ano, pode ser amenizada com ações esportivas, sociais e culturais. Mesmo com grande dificuldade, há entidades comunitárias que já estão conseguindo tirar das ruas dezenas de crianças e jovens.
FORA DAS RUAS
Uma dessas entidades, a Associação Broto do Açaí, comandada por Sidney Mendonça. Ainda com apoio oficial resumindo-se a algumas parcerias com a Prefeitura, a entidade comunitária já colhe resultados muito bons. Envolve crianças e jovens em várias atividades, tirando-as dos riscos da violência.
SEM APOIO
É uma pena que instituições como essas não recebam de autoridades e muito menos do poder público como um todo, o apoio imprescindível, que poderia reforçá-las e torná-las quase como um centro de blindagem contra a marginalização na periferia. Está na hora desse quadro mudar.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr