Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 27/01/09


Primeira Mão - 27/01/09 - Gente de Opinião 
UM PASSO GIGANTESCO E CHEIO DE
ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE

 
Quando chega a um ponto em que muita gente não acredita mais nem tem esperança, a humanidade mostra que ainda temos chances, sim. No meio de todas as tragédias, as guerras, a exploração dos pobres pelos ricos, a falta de amor e a tendência à destruição, de vez em quando surge uma notícia que reanima, dá nova esperança, abre caminho para que as coisas boas se sobrepujam às ruins. É o caso concreto dos primeiros experimentos autorizados pela agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos para testes em humanos com células-tronco retiradas de embriões também humanos.  Pode começar aí uma nova era para a humanidade. Pessoas com males até agora incuráveis, com lesões irreversíveis na coluna, por exemplo, que estão condenadas a viver uma vida inteira em cadeira de rodas, quando não praticamente vegetando, têm agora uma nova chance, uma nova perspectiva. Superados os fanatismos religiosos e dada à ciência a chance de renovar a vida, o uso de células-tronco pode revolucionar todo o sistema de saúde mundo afora, beneficiando milhões de pessoas. Comemoremos, pois! 


 
170 MILHÕES
A Ceron vai investir, esse ano, mais de 170 milhões de reais para atender 29 mil propriedades rurais do Estado. A grana já está disponível e faz parte do programa Luz para Todos, do governo federal com participação do governo do Estado.


 
ESTREMECEU
O Luz para Todos já atendeu perto de 12 mil propriedades e chegou a causar um estremecimento de relações entre Ceron, Ministério das Minas e Energia e o Estado. É que as obras estavam lerdas demais e o Estado chiou.


 
MESMA LÍNGUA
O governador Cassol também reclamava que a participação do Estado – com 10% dos investimentos – era ignorada quando se falava no Luz para Todos. No decorrer de 2008, as coisas se ajustaram e ao que parece agora todos falam a mesma linguagem.


 
SEM POLÍTICA
Começou ontem a fiscalização da Prefeitura para acabar com a baderna das calçadas invadidas em Porto Velho. Para se precaver, o secretário Jair Ramires já avisou, de público: não adianta político vir defender esse ou aquele. A lei vai ser dura com todos que não a cumprirem.


 
ATÉ AGORA, NADA!
Não se sabe se pelo período de férias dos políticos ou se deu algum problema no percurso: até ontem, continuava indefinida a troca de comando do PSDB no Estado. Euclides Maciel estava a um passo de tomar o posto de Hamilton Casara há pelo menos duas semanas. Até agora, nada!


 
NA ASSEMBLÉIA
Terceiro colocado na eleição municipal passada, em Porto Velho, David Chiquilito está sem mandato. Mas é nome certo na disputa por uma cadeira à Assembléia Legislativa, em 2010. Ele começa a articular seu PC do B na Capital e várias cidades do Estado. Quer um partido fortalecido e com boa nominata para entrar na disputa por vaga na ALE.


 
VOLTAN DO
Empresário de sucesso, Carlinhos Camurça tem falado muito pouco em política. Mas a partir de fevereiro volta com tudo para a polícia. Vai ser candidato à Assembléia Legislativa em 2009. Depois de ser deputado federal e prefeito de Porto Velho por seis anos, Camurça retorna em 2010 para disputar uma eleição. A decisão já está tomada.
 


FILHOS DE PEIXE...

Dois nomes novos na política porto-velhense – Mariana Carvalho e Jean Oliveira – recém se elegeram para a Câmara Municipal e já são cotados para entrar na corrida pela Assembléia. Mariana é filha do ex-governador Aparício Carvalho e Jean, do ex-presidente da ALE, Carlão de Oliveira.


 
AMAZÔNICO


Deputado Ribamar Araújo, do PT, único representante rondoniense membro do Parlamento Amazônico, retorna de breve descanso e já começa a organizar grande reunião da entidade que será realizada na Assembléia provavelmente ainda neste primeiro semestre. Todas as Assembléias Legislativas da região estarão representadas.


 
CLIMA NO AR...

Dos novos prefeitos, Alex Testoni e Zé Rover já mostram a que vieram, em poucos dias de mandato. Em Ouro Preto e Vilhena, respectivamente, já se sente no ar um clima de otimismo com as duas administrações, mesmo que ambos tenham encontrados muitos problemas para resolver em um mês de mandato.


 
MULHERES


Nas primeiras semanas de 2009, aumentou muito a violência contra as mulheres no Estado. Pelo menos quatro delas foram assassinadas brutalmente. Onde anda a Lei Maria da Penha? 
  
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)