Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 - 06h59
NÃO SERIA JUSTO DESTACAR A NOVA
ASSEMBLÉIA EM NÍVEL NACIONAL?
Se a Assembléia Legislativa transformou-se num grande problema há poucos anos atrás, colocando Rondônia num patamar muito negativo perante o País, é mais que justo que se destaque a radical mudança que ocorreu nos últimos tempos. Se poderia enumerar uma série de transformações. Mas se nos fixarmos apenas nos cerca de 60 milhões de reais que o legislativo economizou em apenas dois anos, já se pode dizer que, ao invés de transformar-se num tema azedo, como em passado recente, apenas esse importante fator da economia e da devolução de tanto dinheiro não gasto aos cofres do Estado já mereceria aplausos da sociedade. Mais que isso, até. Assim como já servimos de mau exemplo e fomos punidos por isso perante a opinião pública nacional, agora a nova Assembléia rondoniense bem que poderia receber o destaque que merece por sua nova postura. Que parlamento estadual do País economizou 60 milhões de reais em dois anos e os devolveu aos cofres do Estado, para que fossem investidos em saúde, educação, segurança e outros setores? A Assembléia deu a volta por cima. Merece, por isso, os aplausos da sociedade, tanto quanto foi criticada, no passado, pelos erros que cometeu.
OUTROS VALORES
Os deputados federais e senadores voltam ao trabalho dia 1º e qual será a grande preocupação deles? Alguma coisa a ver com a crise financeira internacional, com o desemprego que está crescendo, com a situação da segurança pública brasileira? Nada disso... O que haverá, na verdade, é uma total inversão de valores.
PRIORIDADE
O primeiro grande desafio dos nossos congressistas será aguentar a pressão de vereadores de todo o país, que se encontrarão em Brasília para pressionar para a aprovação da criação de mais 7.400 vagas para as Câmaras Municipais. Êta Brasil, o país que tem que agüentar essas coisas!
CARA DE PAU
Já se fala que até 10 mil pessoas do país inteiro vão invadir Brasília, exigindo a aprovação da lei que aumenta de 51.748 para 59.791 o número de vereadores. Um dos líderes do movimento afirmou que a proposição “democratiza as Câmaras e resgata a representatividade popular”. Não é muita cara de pau?
BRIGA PELO PODER
No Congresso, hoje pode haver decisão. O ex-presidente José Sarney tem mais chances mas o petista Tião Viana ainda sonha com comando o Senado. Por fora, ainda pode correr o atual presidente, Garibaldi Alves. A briga é grande e o PMDB quer tomar conta tanto do Senado quanto da Câmara Federal.
ADVERSÁRIO DE PESO
O senador Valdir Raupp anda quieto, somente trabalhando nos bastidores. Nessa confusão toda pelo comando do Congresso, tem gente de olho no cargo dele, de líder do partido. Raupp trabalha para se manter na função mas está difícil. Seu adversário é o “namorador” Renan Calheiros.
ATRÁS DA GRANA
O governador Ivo Cassol está em Brasília, correndo atrás de dinheiro da União. Foi para a Capital Federal ontem e está percorrendo vários ministérios e hoje sua agenda prevê um encontro com o presidente Lula. Rondônia precisa de mais e mais investimentos, que caibam nessa sua fase especial de crescimento. Por isso, as constantes idas de Cassol ao encontro de ministros.
E O SERRA?
Por falar em ministros, o governador rondoniense elogiou muito Dilma Roussef, que será a candidata do PT à Presidência em 2010, ao que tudo indica. O problema é se Cassol voltar ao ninho tucano, arquiadversário dos petistas. E que terá José Serra como candidato.
TRISTE ÍNDICE
Em menos de 30 dias deste janeiro, a polícia de Porto Velho já registrou doze assassinatos. São cinco a mais do que o janeiro passado. Mais de 62% de crescimento nos índices de mortes violentas. Onde vamos parar, desse jeito?
PAREDÃO
O caso do gato Billy, que recebeu 20 reais durante cinco meses, do programa Bolsa Família, na cidade de João Antonio, no Matro Grosso do Sul, envergonhou o país. Se fosse na China, o dono do gato, Eurico Siqueira da Rosa, coordenador local do programa do governo, estaria no paredão. Aqui, nada acontecerá com esse ladrão do dinheiro público. A não ser virar motivo de piada.
DIVISÃO
Parece mas não é. A grande vitória de Evo Morales, que vai implantar uma nova Constituição à Bolívia, pode acabar dividindo o país. Lideranças de algumas regiões bolivianas anunciam que podem propor até a desobediência civil. A vida dos nossos vizinhos não está fácil.
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor