Quinta-feira, 29 de janeiro de 2009 - 06h51
INDENIZAÇÕES A QUEM NÃO MERECE:
SENADOR COLOCA MÃO NO ABELHEIRO
O senador rondoniense Expedito Júnior (foto), do PR, gosta de colocar a mão no abelheiro. E o tem feito muitas vezes com razão. Como no caso de indenizações a perseguidos pelo regime militar, que abundam no atual governo e que, em muitos casos, premiam gente que teve pouco, muito pouco ou nenhum envolvimento ou dano durante o governo militar. Expedito quer que os anistiados políticos que acionaram a União por danos morais e materiais tenham suas indenizações calculadas de forma a reduzir os altos valores recebidos até agora e evitar o que ele chama de enriquecimento sem causa. Há casos claros de injustiças, perseguições e tortura praticados contra adversários do antigo regime. Mas, de uma hora para outra, as indenizações partiram para o varejo, enchendo os bolsos de gente que só posou como herói décadas depois dos fatos acontecidos. O descritério, as decisões apenas sob o prisma político e ideológico e a facilidade com que muita gente encheu o bolso com indenizações imerecidas fizeram com que o senador rondoniense decidisse organizar a baderna. O projeto encaminhado por ele já está em discussão nas comissões internas da Casa.
CANDIDATO
Mexem-se as peças dos figurantes no tabuleiro da política regional. Quem já anda falando como candidato em 2010 é Confúcio Moura, prefeito de Ariquemes. Recém reeleito para um segundo mandato em sua cidade, ele está de olhos voltados para o Palácio Presidente Vargas e começa a direcionar suas baterias nessa direção.
SÓ BASTIDORES
A turma do governador Cassol ainda está quieta. Nos bastidores, há agito e conversas sem fim. Alguma decisão mesmo, só sai lá por meados de março do ano que vem. Depois que Cassol avaliar todo o quadro e decidir quem vai apoiar para sua própria sucessão.
NA BRIGA
O ex-senador Amir Lando está voltando. Depois do Senado e do Ministério da Previdência, anos depois do sucesso quando foi um dos responsáveis pela cassação do então Presidente Collor e após duas fracassadas tentativas de se eleger, Lando vem com tudo em 2010. Quer voltar ao Congresso Nacional.
MOTES DE PALANQUE
Lando diz que dois temas devem fazer a base de sua futura campanha: as questões ambientais e a total falta de regularização fundiária em Rondônia. Amir Lando vai levar essas duas lutas para o campo de batalha eleitoral. Só não decidiu ainda a que cargo vai concorrer.
NO COMANDO
Eduardo Valverde continua coordenador da bancada federal de Rondônia. Ao menos por mais alguns dias. No início de fevereiro o assunto será decidido. Valverde gostaria de ver a senadora Fátima Cleide ou o deputado Anselmo de Jesus, ambos do PT, em seu lugar. Não é o que os não petistas sonham...
DOIS BRAÇOS
O deputado federal Ernandes Amorim passa por duas cirurgias, hoje. Vai “consertar” os dois braços que quebrou ao cair de um andaime num frigorífico de Ariquemes. Teve sorte o parlamentar, porque não sofreu outros ferimentos mais graves, mesmo tendo despencado de uma altura de quase quatro metros.
COPA DO MUNDO
O Fórum Social Mundial, que se realiza esse ano em Belém, no Pará, é Copa do Mundo para petistas, principalmente. Hordas deles, de todo o país, participam do evento. De Rondônia há uma grande turma participando. A começar pela senadora Fátima Cleide.
JÁ HOJE....
É lá que o pessoal da (ainda existe?) esquerda se esbalda. Até o porra-louca João Pedro Stédile, do MST – que ninguém mais agüenta – é tratado como autoridade. Tomara que pelo menos alguma coisa boa saia desse Fórum, que quando era realizado no sul, tinha grande representatividade. Já hoje....
QUIETOS
Pelo menos por enquanto não se tem notícia de que vereadores e suplentes, além daqueles que ficaram perto de assumir em Porto Velho irão também a Brasília pressionar a Câmara a votar o aumento no número de vagas dos legislativos municipais. Tomara que os edis da Capital não façam seus eleitores passar por esse vexame.
RECORDE MUNDIAL
Otários que continuam usando o cheque especial estão ferrados mesmo. A taxa de juros está batendo nos 175 percentuais ao ano, um recorde dos recordes. Usar cheque especial é burrice e a melhor forma de enriquecer cada vez mais os já bilionários bancos. Vade retro!
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br
Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do
USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?
Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do
Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol
Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita