Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 29/04/09


Primeira Mão - 29/04/09 - Gente de Opinião 
A IDEOLOGIA DA INVASÃO ESTÁ
SENDO IMPOSTA PELA FORÇA

A democracia e as leis só valem para alguns. Um exemplo típico disso é o de um brasileiro que está proibido de trabalhar e desistiu da luta, apenas porque ousou enfrentar o MST, que ele chama de “braço armado da guerrilha”. O promotor gaúcho Gilberto Thums (foto) não suportou as pressões vindas do próprio MST, do governo federal e da Igreja Católica, depois de ter denunciado o tal “movimento social” e conseguido com que a Justiça acabasse com algumas ilegalidades, como o de dar aula ideológica à crianças do movimento dentro de acampamentos. Mas o pior de tudo – e é isso que deixa a gente de cabelos arrepiados – é que o decente promotor Thums está sendo perseguido por ninguém menos que seus próprios colegas, tanto do Ministério  do Rio Grande do Sul como do Conselho Nacional do Ministério Público. Alegam abertamente seus companheiros de profissão que Thums não deve combater esses grupos sociais, que apenas estariam lutando por seus direitos. Ameaçado de todas as formas – inclusive teria sofrido um atentado recentemente – Gilberto Thums jogou a toalha. Não vai mais denunciar as invasões, a falta total de respeito às leis brasileiras, a cooptação de gente armada para invadir fazendas e nem impedir que crianças tenham aulas de guerrilha em escolas dentro dos acampamentos. É esse o Brasil que estamos vivendo. Até o Conselho Nacional dos Promotores apóia invasões, conflitos agrários e tudo aquilo que as pessoas de bem sabem que o MST e outros grupos armados estão fazendo país afora. O promotor Gilberto perdeu a guerra da decência. Talvez tente outra profissão, menos perigosa, do que de ousar mexer com gente tão poderosa.

 

VAI MUDAR?

A surpreendente doença da ministra Dilma Roussef pode obrigar o presidente Lula a mudar toda sua estratégia para 2010. Se o problema de saúde da ministra, um câncer que pode ser tratado mas é extremamente perigoso, não for superado, Lula terá que partir para o Plano B.

 

NÃO TEM

O problema é que, ao menos até agora, não tem Plano B. O PT não tem nenhum nome de peso, sem restrições e com chances concretas de vencer além de Dilma, que estava sendo preparada há muito tempo. Será que uma alternativa seria tentar um terceiro mandato? Esperamos.

 

PEDRAS ROLAM

Já aqui no Estado, as pedras continuam rolando e ainda não se acomodaram. Do lado governista já sobram nomes com chances. Na oposição, o PMDB anuncia que vem de Confúcio Moura mas a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, diz que também quer disputar, assim como o deputado Natan Donadon.

 

TERCEIRA VIA

Aí é que pode entrar a famosa terceira via. Embora continue afirmando que não pensa em disputar o governo, o nome da deputado Marinha Raupp pode aparecer na última hora, como de conciliação dentro do partido. Isso se o PMDB mantiver mesmo sua intenção de candidatura própria.

 

BOM SENSO

O governador Ivo Cassol e um grupo de deputados estaduais estão propondo uma saída de bom senso para a questão da reserva Rio Pardo, perto de Buritis. O Estado daria uma nova área ao governo federal e as famílias – algumas na reserva há quase 20 anos 0 poderiam permanecer.

 

CONFRONTO

É uma solução óbvia e boa para todos os lados. Mas não se sabe se o Ministério do Meio Ambiente e suas parceiras, as ONGs internacionais, não vão preferir o confronto. Afinal, o ministro Minc precisa ter discurso....

 

RENOVAÇÃO

Deputados federais e estaduais começam a se preparar para defender seus mandatos no ano que vem. O número de pré-candidatos, gente de todos os recantos do Estado – principalmente à Assembléia - é enorme. Os atuais parlamentares querem dar duro até outubro de 2010 para  provarem ao eleitor que merecem a reeleição. Quantos conseguirão?

 

CÂMARA

Para a Câmara Federal a história não será diferente. Forma-se, em todo o Estado, uma pequena multidão de pré-candidatos, querendo tomar as oito vagas destinadas a Rondônia. Nossa atual bancada tem mais um ano e meio para marcar sua passagem no Congresso e conseguir a reeleição. O que será muito duro, pelo menos em alguns casos.

 

TEM DONO

Já em relação ao Senado, a tendência é das três vagas, uma fique com o governador Ivo Cassol e a outra, com grandes chances também, para o atual senador Valdir Raupp. A disputa, ferrenha, será pela vaga que hoje é de Fátima Cleide e que pode ficar fora da disputa. Ela quer tentar, de novo, o governo.

 

MELHORANDO

Nesta quinta-feira, solenidade na Prefeitura vai marcar a entrega de mais 14 ônibus zero quilômetro que serão incorporados à frota do transporte coletivo na Capital. Todos já são adaptados para cadeirantes. Até o final do ano, novos 40 novos ônibus ampliarão a frota porto-velhense.

 

FENÔMENO

Se estiver machucado, se engessar uma das pernas, se aumentar mais uns dez quilos, ainda assim Ronaldo Fenômeno continuará sendo o melhor jogador em atividade no Brasil. Não há termos de comparação com a quase totalidade dos demais, que não chegam nem aos tornozelos dele. Quem conhece futebol sabe o que se está falando.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)