Sábado, 29 de novembro de 2008 - 06h35
FAZER BOAS LEIS ATÉ QUE É FÁCIL.
O DIFÍCIL É FISCALIZAR E CUMPRIR
Um projeto polêmico tramita nas comissões internas da Assembléia Legislativa. A idéia é do deputado Alexandre Brito. Se tornado lei, será proibido o fumo em estabelecimentos comerciais, todos os órgãos públicos, ônibus e táxis. Os restaurantes serão obrigados a criar áreas específicas para fumantes. Médico, o parlamentar defende a proibição do fumo em todos os locais possíveis, alegando, por exemplo, que o cigarro é o culpado por pelo menos 50 tipos de doenças.
É um assunto complicado, esse do fumo. De um lado é incontestável o que ele causa de mal não só a quem tem o vício mas também aos que o cercam. De outro, está o direito do fumante em escolher a forma como quer morrer. Mas o fumante passivo também adoece e é por aí que as leis se pegam. O assunto está andando na Assembléia e a tendência é que ele seja aprovado. O problema, como em tudo nesse país, será a fiscalização e a punição a quem não cumprir o que a lei manda. Criar leis boas até que se cria. Fazer cumpri-las, aí já é um outro assunto, mais complicado do que fumar em todos os lugares, inclusive fechados, por exemplo.
FORA DA REALIDADE
Segundo o Conselho Nacional de Justiça, apenas 160 pessoas têm seus telefones grampeados em Rondônia devidamente autorizados pelo Judiciário. É mais que óbvio que esse número não retrata nem de perto a realidade.
MUITO MAIS
Os grampos não autorizados proliferam e há quem diga que esse número é pelo menos 50 vezes maior. Se alguém falar que pode haver até oito mil telefones sob escuta – a grande maioria ilegal – poderá estar perto da realidade.
DUAS VERSÕES
Hoje, qualquer pessoa que use o celular está sempre preocupada. A Justiça diz que há somente seis mil e poucos aparelhos sob escuta autorizada. Mas o Senado diz que esse número pode chegar a mais de 400 mil em todo o País.
MP NA JOGADA
O caso da hidrelétrica de Jirau começa a complicar. O Ministério Público vai fundo na questão e não quer permitir que a usina seja construída fora do que foi projetada, a menos que os estudos do novo local – a 12 quilômetros de distância do original – comecem do zero.
PURA BOBAGEM
De vez em quando alguém fala ou divulga um absurdo, meia dúzia acredita, a história se multiplica e acaba sendo espalhada como verdade. A bobagem de que o presidente Lula poderia decidir ser candidato a senador por Rondônia é uma dessas coisas que não se entende se onde saiu.
MALUQUICE
Como essas históricas atraem conversas – e quem adora boato não perde uma chance de comentar – de vez em quando aparecem alguns crédulos, daqueles que crêem em tudo mesmo, para achar que uma candidatura de Lula por Rondônia não seria uma coisa maluca. Mas, é claro que é absurdo total.
BOATARIA
Quando se anunciou, essa semana, a apreensão de mais de 300 quilos de maconha trazidos de avião e apreendida no aeroclube de Porto Velho, a boataria novamente correu solta. Telefonemas correram de um lado a outro, informando que autoridades estariam envolvidas no crime. Tudo papo furado, de gente que não tem o que fazer.
FALTOU FALAR
O que pouca gente falou – e deveria ter feito – foi sobre o grande trabalho de investigação dos policiais do Denarc. Trabalhando duro durante mais de seis meses, a equipe conseguiu levantar todas as informações da quadrilha que trazia droga por aviões. E prendeu todos os envolvidos.
DOIS CAMPEÕES
São paulinos e colorados andam que é só sorrisos. Os torcedores do São Paulo e do Internacional de Porto Alegre estão prestes a se tornar os dois únicos campeões neste final de ano. O São Paulo do Brasileirão e o Inter da Copa Sul Americana.
COLORADOS
Liderada pelo advogado Amadeu Machado, a torcida colorada de Porto Velho se prepara para a festa na próxima quarta-feira, quando seu time pode ganhar mais um título inédito, caso vença de novo o Estudiantes da Argentina.
É POSITIVO
O IBGE anuncia que a população brasileira vem crescendo hoje muito abaixo do que o previsto no início da década. E que em 2050 teremos 40 milhões de brasileiros a menos do que se poderia esperar se o crescimento continuasse igual ao da década passada. Enfim, uma boa notícia. Teremos menos gente inclusive entre os pobres e miseráveis
Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr