Domingo, 31 de maio de 2009 - 07h00
UMA VIATURA POLICIAL, GAROTAS E
BEBIDA QUASE CRIAM UMA TRAGÉDIA
O fato aconteceu recentemente, é grave, quase virou tragédia e precisa ser investigado com toda a transparência pelo comando da polícia civil. Um policial e outro amigo dele, levavam duas garotas para casa, já perto do amanhecer, utilizando uma viatura que deveria estar a serviço. Na avenida Rafael Vaz e Silva, bairro Liberdade, haviam alguns jovens brincando e conversando. Um deles mora no local. Houve uma piadinha em direção a uma das garotas e um dos dois homens da viatura policial, que as testemunhas alegam que estava embriagado, não gostou. Não houve identificação e nem voz de prisão – o que seria o certo, se algum delito tivesse sido cometido – e o amigo do policial partiu para a briga. O valentão apanhou dos garotos. Seu parceiro, esse sim policial civil, fez que ia sair do local, andou alguns metros, atravessou o carro na rua e voltou-se, disparando cinco tiros em direção aos jovens. Um bala atingiu o rosto de um deles, que só por milagre não morreu. Os outros, por sorte, saíram ilesos. A bala ficou alojada no corpo do rapaz e não pode ser retirada sob risco de torná-lo paraplégico. A Sesdec, que tem agido com rigor nesses casos, não pode deixar esse crime passar em branco. É importante que o policial seja identificado e punido. E que responda também com ordem de quem anda com uma viatura de trabalho levando meninas para casa, na madrugada. A foto da coluna de hoje é apenas ilustrativa. Nada tem a ver com o caso que foi real e está registrado.
ARQUIINIMIGOS
A tentativa de afastamento do governador Ivo Cassol por 90 dias, foi articulada por seu aequiinimigo, o procurador federal Reginaldo Pereira Andrade. Ele tem tentado de todas as formas tirar Cassol do poder. E o governador já foi até ao Judiciário denunciar Reginaldo por perseguição. A briga é antiga e ainda vai longe.
CAIXA PRETA
Finalmente pode ser que a CPI das ONGs agora traga alguma luz de verdade. Com um cochilo do governo, foi substituído o relator, Inácio Arruda, do PC do B e colocado em seu lugar o oposicionista Artur Virgílio. O caso das ONGs é emblemático e o governo não quer saber de abrir a caixa preta que envolve milhões de reais de dinheiro público destinados a estas organizações.
PONTA DA VERDADE
AS ONGs, que deveriam ser não governamentais, na verdade só sobrevivem com dinheiro público. Nunca ganharam tanto antes do atual governo e a grande maioria não presta contas de nada. A CPI nunca avançou porque sempre foi dominada por governistas. Agora, nas mãos da oposição, pode ser que se saiba pelo menos uma ponta de verdade.
CEM MIL
É sempre bom lembrar que só na Amazônia existem mais de 100 mil (isso mesmo, não é exagero!) ONGs atuando, a maioria delas comandadas por estrangeiros. Praticamente todas ou recebem dinheiro do governo brasileiro ou de governos de outros países. Nada é “não governamental”, portanto.
SÓ MUDANDO
Medida Provisória em discussão no Congresso, se aprovada com as alterações propostas por representantes da região Amazônica, resolverá o problema fundiário. Se for mantido o texto original, muito poucos produtores rurais terão algum benefício. O assunto está para ser definido em breve.
TÚNEL DO TEMPO
Estamos de volta aos tempos da pistolagem. Nessa semana, mais um homem foi morto em plena luz do dia, perto do centro da Capital, no bairro Areal. Os criminosos, dois motoqueiros, executaram a vítima a queima-roupa. Quem imaginou que crimes bárbaros como esses tivessem ficado no passado, nos tempos do garimpo, se enganou.
NADA SÉRIO
Já andam pululando pesquisas por aí. Nada sério, por enquanto, até porque nelas não se vê, por exemplo, o nome do virtual candidato do governador Cassol, João Cahulla. Mas elas começam a indicar que alguns nomes, como Expedito Júnior, Neodi Carlos, Confúcio Moura, Roberto Sobrinho e Eduardo Valverde estão bem na foto. Só que, lembremo-nos, é cedo demais.
SAÚDE
Onze deputados estaduais de Rondônia participaram, esta semana, do encontro da União Nacional dos Legislativos Estaduais, a Unale. O principal tema debatido no evento, realizado em Belém do Pará, foi a questão da saúde pública. Tema aliás proposto pela Assembléia Legislativa rondoniense.
ANO PERDIDO
Em Brasília a campanha eleitoral também já foi antecipada. Cada ação do governo, cada discurso do presidente Lula ou de Congressitas, cada projeto, cada CPI proposta – seja ela séria ou não – visam unicamente 2010. Ou seja, daqui para a frente e até outubro do ano que vem, será um período muito pouco produtivo para o País. Já para os políticos....
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe