Domingo, 10 de julho de 2011 - 09h03
O POVÃO ESTÁ SE LIXANDO PARA AS BRIGAS
DOS POLÍTICOS. E TEM SUA OPINIÃO PRÓPRIA
O povão está preocupado com as disputas políticas, com os entreveros partidários, com o que comentam as elites? Embora os políticos insistam em debater, todos os dias do ano, todos os anos, assuntos que só a eles interessam (política, partidos, eleição, tempo de mandato, nomes que vão concorrer, etc...), o povão mesmo, a massa dos brasileiros, pouco tem a ver com isso. A não ser no curto tempo em que as campanhas eleitorais gratuitas ficam no ar, o que o cidadão comum quer é tratar da sua vida, ter alguma segurança, pagar suas contas, cuidar da sua família. Política parece ser assunto para alienígenas. Mais uma vez é o que se constata. E aqui perto de nós. Embora esteja sendo alvo de duras críticas de adversários e até companheiros de partido, o prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, está longe se ser refugado pela população. Na hora da verdade, é isso que se constata. Pesquisa realizada no mês de junho, pelo Instituto Previsão, dá conta que a aprovação do seu governo chega a 65,88%. Do total de entrevistados, 7,94% consideraram sua administração ótima; 34,11% disseram que ela é boa e outros 23,83% disseram ser regular. O percentual que considera o governo municipal ruim ou péssimo chega a menos de 17%.
É por isso que a gente tem que se informar bem, tanto em nível local quanto estadual ou nacional, antes de formar opinião e não vê-la induzida por minorias. Quanto se coloca uma equipe de pesquisa de opinião pública nas ruas, seguindo métodos científicos, os resultados podem ser muito diferentes do que alardeiam os que vivem da política ou os apaixonado, tanto os pró quanto os contra. É nas ruas, é na voz sempre silenciosa do povão, da plebe rude, que se pode ter uma ideia mais próxima da realidade. Para quem não vive e respira política, é sempre bom saber que para alguns o Brasil é um, mas para a maioria ele pode ser bem diferente.
BEM NA FOTO
Nos próximos dias, a coluna vai divulgar mais números e percentuais sobre a pesquisa realizada na Capital. Inclusive sobre a quantas andam a aceitação de alguns dos muitos nomes que andam sendo citados como futuros candidatos à Prefeitura, em 2012. Vão aparecer surpresas...
OUTRO POSTULANTE
Jean Oliveira, do PSDB, foi vereador, elegeu-se deputado e agora tem sido instado por amigos e correligionários a disputar a Prefeitura de Porto Velho. Ele ainda não se pronunciou publicamente sobre o tema, mas sabe-se que o jovem parlamentar tem gostado de ouvir que teria boas chances na disputa pelo comando da maior cidade do Estado. É mais um entre a mais de uma dezena e meia de possíveis postulantes ao cargo.
TIZIU SOB FOGO
Sem mandato, o ex-deputado de Ariquemes, Tiziu Jidalias, passou a ser alvo de denúncias vindas de entidades que o querem ver longe da disputa da Prefeitura da sua cidade. Tiziu emitiu nota negando as acusações a ele feitas e avisa que vai à Justiça para exigir reparação pelas calúnias, segundo ele, que lhe estão sendo assacadas. Em Ariquemes, é nome fortíssimo para a sucessão municipal.
BRITO VEM AÍ!
Depois do recesso na Assembleia, é praticamente certo que haverá pelo menos uma cara nova entre os integrantes do parlamento estadual. Brito do Incra deve assumir pelo menos alguns meses. Neodi Carlos, o ex-presidente da ALE, vai de licenciar. Se não houver mudança de planos nas próximas semanas, o bem votado Brito do Incra estreia na primeira sessão de agosto.
QUASE 25 MIL
Começa uma fase importante, nos próximos dias, para tornar realidade a transposição de milhares de servidores públicos de Rondônia para a folha de pagamento da União. Israel Borges, presidente da Comissão Intersindical que trata do assunto, organiza uma equipe que vai analisar os casos. São quase 25 mil processos a serem vistos, um a um.
FICA ONDE ESTÁ
Um dos envolvidos na luta pela transposição, o deputado federal Mauro Nazif, que é médico, não quer ir para o quadro da União. Como servidor do Estado, o salário dele é quase o dobro do que ganha um médico federal. Como o caso de Nazif, existem outras centenas que vão preferir ficar onde estão.
TROCA DE CANAL
Como a coluna antecipou há dias atrás, o apresentador Domingues Júnior, depois de quase uma década como principal nome da Rede TV em Rondônia, troca de casa. Foi contratado pela TV Candelária/Rede Record. Vai atuar tanto na Candelária quanto na Rede News Rondônia, emissoras comandadas por Everton Leoni, hoje à frente do maior grupo de comunicação do Estado.
MATADOR À SOLTA
A polícia cassa um assassino cruel que estuprou e matou uma menina de 15 anos, esta semana, em Porto Velho. Quando for pego – e o será, porque nesses casos os policiais mostram toda a sua eficiência – o bandidão pode sair com “pena alternativa”, até que seja julgado. Mais uma vergonha a que os brasileiros do bem têm que suportar.
PERGUNTINHA
Depois de Alfredo Nascimento, qual o próximo escândalo envolvendo alguma figura do primeiro time do governo federal?