Terça-feira, 3 de julho de 2018 - 14h25
Os comerciantes de Porto Velho dizem que, de fato, as vendas aumentaram com os jogos da Seleção Brasileira na atual da Copa do Mundo. As informações batem com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio-CNC de que a Copa do Mundo deve movimentar as vendas, no país inteiro, mais R$ 1 bilhão, um crescimento de 8% em relação a Copa de 2014. Em Rondônia, o crescimento é estimado em cerca de R$ 8 milhões. As vendas de televisores cresceram cerca de 45%, estima o Departamento Econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, e uma sondagem detectou que aumentou muito a procura de camisas nos últimos dias que antecederam as oitavas de final.
A melhoria das vendas, em especial nos supermercados, cadeias de lojas e distribuidoras de bebidas são efeitos do aumento de pessoas que se juntam para assistir à Copa, seja em casa ou em lugares públicos, muitos dos quais exibem telões. Isto também se reflete no crescimento da intenção de consumo, medida pela Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Porto Velho, elaborado pela Fecomércio/RO em conjunto com a CNC, que, em junho, ficou, no mês de junho, em 94 pontos, o maior nível do ano, tendo um aumento de 3,6% ao subir de 90,8 pontos de maio, o que configura uma intenção de consumo 8,4 % acima da média nacional. O presidente da Fecomércio/RO, Raniery Coelho, comemorou os resultado afirmando que “Depois da greve dos caminhoneiros, é muito bom verificar que o consumo está aumentando com as vendas da Copa do Mundo. Esperamos que, com a seleção avançando, as pessoas fiquem motivadas e animadas, o que deve gerar uma expectativa muito boa para o restante do ano”.
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