Sábado, 10 de março de 2007 - 19h01
Imagem é essencial. Propaganda também e ainda mais bem feita. Não há exemplo recente maior do que a campanha feita pela África, presidida por Nizan Guanaes, para a popularização e construção da imagem da nova marca da empresa Mantecorp. A companhia, quase completamente desconhecida do grande público, de repente, extremamente conhecida. Graças ao quê? A uma propaganda de qualidade. Graças a uma idéia simples como a de utilizar a atriz Fernanda Montenegro no comercial de apresentação da marca Mantecorp. Fernanda, uma grande dama dos palcos e da televisão, ressalta só ser conhecida pelo nome artístico, mas possui um nome verdadeiro, Arlete Pinheiro Monteiro Torres, o qual ninguém nunca ouviu falar; daí pega o gancho para explicar, didaticamente, que os "nomes artísticos" da Mantecorp são Coristina, Polaramine, Calminex, Coppertone etc., sublinhando a importância para os brasileiros em saber a origem desses produtos nos quais depositam tanta confiança. O efeito alcançado foi fantástico. E tudo a partir de uma idéia simples e inteligente bem elaborada.
Na verdade o que é imprescindível na imagem e na propaganda é que corresponda à sua realidade e projete, de fato, o que se tem para oferecer com qualidade. A propaganda é ótima para imagem, porém os serviços bem feitos são melhores ainda. Basta pensar em quantas vezes, por causa de um cliente bem atendido, outras pessoas vieram indicadas para a sua loja. Com certeza uma boa parte de seus clientes descobriu sua empresa por meio de terceiros. Na gestão do negócio, é um fator essencial que se saiba fazer com que os clientes recomendem seus serviços e produtos. Os potenciais compradores provindos de indicações são valiosos porque não apresentam a resistência inicial dos convencionais. Eles já não receiam quanto à qualidade de sua empresa e de seus produtos, porque confiam naquilo que a sua loja oferece, facilitando os passos da venda.
Como ninguém é único em seu mercado é necessário melhorar a imagem de seu negócio para atrair mais recomendações. Neste sentido, além de manter um marketing constante, indico três maneiras simples de melhorar sua imagem.
A primeira delas é o atendimento de sua equipe. No fundo, se você quer conquistar clientes, tem que fazer de sua equipe uma aliada desta conquista. Fazer com que sua vitória não seja somente sua, mas também de seus colaboradores. E, lembre-se, o cliente somente volta ou recomenda dependendo do tratamento que recebeu na compra em sua loja. Assim treinar a equipe, certificar-se de que os passos de atendimento são seguidos, criar um ambiente que estimule os vendedores a criar uma clientela pessoal é vital para o sucesso deles e do negócio. A segunda maneira está conectada a qualidade do produto ou serviço que você oferece. Você não é o fabricante, mas se o produto ruim saiu de sua loja o cliente vai lhe atribuir à culpa. È preciso ser um bom comprador e escolher bem os seus fornecedores. E, em último lugar, cultive o que, tecnicamente, chamam de marketing de relacionamento. Apesar do nome pomposo, de cursos e de recomendações para uso de formas sofisticadas o marketing de relacionamento se trata de manter um cadastro atualizado, de saber o que está vendendo, ou não, de conhecer e investir nos clientes e na comunidade em que sua loja está. È manter um cadastro permanente com os aniversários dos clientes e, de alguma forma, cumprimentá-los, criar eventos, participar de ações de responsabilidade social e recreativa, de forma que seja criada uma aura de simpatia para o seu negócio. Não precisam ser ações tão visíveis, mas ajudar instituições ou pessoas se possível mobilizando a comunidade ou sua equipe ajuda a melhorar a imagem de seu negócio. São coisas, no entanto que devem ser feitas com cuidado. Lembre-se que uma boa imagem rende, mas uma imagem negativa causa muitos prejuízos.
começar com ações simples, como a arrecadação de alimentos para comunidades pobres, doação de cestas básicas ou, se for possível, estimulando na sua equipe a prática de ações sociais.
Atendendo bem, oferecendo bons produtos e serviços e com práticas de responsabilidade social, sua reputação e imagem melhorarão. Por conseguinte, a simpatia das pessoas aumentará e você deverá ter retorno em vendas, particularmente as indicadas. Experimente!
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